29 de agosto de 2012

Fabricantes reduzirão o sal de margarinas e temperos

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) assinaram nesta terça-feira, 28 de agosto, um acordo para redução dos teores de sódio de temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. A expectativa é que, com a mudança nas formulações, 8.788 toneladas de sódio sejam retiradas do mercado até 2020. A medida é considera importante para prevenir doenças associadas ao consumo excessivo do sal, como hipertensão e problemas cardiovasculares.

A mudança começa a ser colocada em prática no próximo ano. A redução mais significativa ocorrerá no setor de margarina vegetal. O compromisso é colocar no mercado, já a partir do próximo ano, o produto com 19% a menos de sódio. Pelo plano, em 2015, o teor máximo de mg de sódio a cada 100 gramas será de 715. Atualmente, é de 1.660.

Os cereais terão uma redução de 7,5% no primeiro ano. O teor de sódio do produto, em 2015, deverá ser 15% menor do que o encontrado atualmente no mercado brasileiro. Os caldos líquidos terão uma redução de 3,5% ao ano. O tempero em pasta, de 3,5% ao ano até chegar a 6,5% em 2015. Para tempero de arroz, a meta é retirar 1,3% do sódio anualmente e os demais temperos, 4,3% ao ano.

Esta é a terceira fase do acordo firmado entre Ministério da Saúde e a ABIA. Nas fases anteriores, foi acertada a redução dos teores de sódio de macarrões instantâneos, bisnagas, pão de forma, pão francês, mistura para bolos, salgadinhos de milho, batata frita, biscoitos e maionese. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o foco, nesta terceira etapa, é reduzir a quantidade de sal consumido por adultos. Os temperos são usados tanto em casa quanto em restaurantes de locais de trabalho e comerciais.

Fonte : Estadão.com.br


…leia mais

22 de agosto de 2012

Momentos únicos









…leia mais

21 de agosto de 2012

As forças do Salmão na musculação



Por ser rica em creatina, a carne do salmão pode ser grande aliada para otimização dos treinos. 

Isso porque, a substância é capaz de impulsionar o nível de hidratação dos músculos e acentuar o ganho de massa magra. O peixe ainda atua como preventivo do sistema cardiovascular, evitando infartos, entupimento de artérias, já que reduz a pressão arterial e diminui a retenção de líquidos. 

Especialistas recomendam um consumo de pelo menos duas porções do alimento por semana. De acordo com Melanie Whatmore, gerente da marca Salmón de Chile, fruto da parceria ProChile – Direção e Promoção de Exportadores, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile, é essencial para a alimentação de qualquer atleta.

Além de saboroso e grande aliado das dietas, por possuir apenas 1g de gordura saturada a cada 100g do peixe, o salmão ainda atua na modificação favorável na composição corporal.


…leia mais

20 de agosto de 2012

Brasileiros são furtados em shoppings de Miami


A viagem que era para ser de diversão na Disney, em Orlando, e de compras em Miami, tem virado uma tremenda dor de cabeça para dezenas de turistas brasileiros.

Desde janeiro do ano passado, o Consulado do Brasil em Miami já registrou 173 casos de furtos a brasileiros. Cruzando as informações do consulado com as da polícia local, conclui-se que, entre janeiro e abril deste ano, os casos de brasileiros furtados representaram 5% do total de furtos na cidade de Miami.

Para efeito de comparação, na cidade de São Paulo, conforme a Delegacia de Atendimento aos Turistas, nenhuma nacionalidade representa nem 1% do total de furtos ocorridos na cidade.

Shoppings e outlets são os principais locais onde os ladrões têm agido nas duas cidades turísticas do Sul dos Estados Unidos. Os dois juntos são responsáveis por 65 dos 173 furtos no período.

"Já fiz essa viagem outras vezes e sempre me senti seguro. Nunca imaginei que seria assaltado lá", afirma o empresário Fábio Franco, 50.

Ele teve uma bolsa com seu equipamento fotográfico e documentos levados de dentro do carro alugado que estava estacionado numa loja.

A médica Patrícia Gullo, 41, foi outra vítima. "Estava em uma loja da Nike com meu filho e meu marido quando uma mulher me distraiu e uma pessoa levou minha bolsa que estava no carrinho."

A suspeita da polícia dos EUA é que os ladrões recebam informações sobre as vítimas de funcionários de hotéis, de agências de viagem e de locadoras de veículos.

O alto número de brasileiros que frequenta a Flórida, Estado onde estão as cidades de Miami e Orlando, também tem relação com a alta quantidade de vítimas. No último ano, conforme agências de viagens, cerca de 55 mil brasileiros viajaram para lá.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o número de vítimas pode ser maior porque só registram as ocorrências as pessoas que tiveram documentos furtados.

"O problema é que nos EUA a vítima precisa participar do julgamento dos ladrões se eles forem presos, isso inibe os brasileiros de denunciarem", diz o deputado Padre Ton (PT-RO), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Em outubro, a comissão deverá se reunir com representantes do governo americano para solicitar um atendimento diferenciado aos turistas brasileiros.




Leia mais sobre o mundo de Walt Disney World no Blog Eu Amo a Disney

…leia mais

14 de agosto de 2012

Musculação voltada ao tratamento de doenças crônicas


Musculação é indicada para tratar obesidade, porém, eficiência na prevenção ou recuperação de doenças crônicas ou degenerativas ainda gera surpresa. 

Ultimamente, um dos assuntos pelos quais os profissionais de educação física têm demonstrado maior interesse é em relação à prática do exercício físico voltado à saúde, mais especificamente ao tratamento da obesidade.

Esse interesse pelo tema não é fruto da mera curiosidade e sim um indicador de que mais e mais alunos com sobrepeso estão ingressando nas academias.

Mario Charro, professor e coordenador do curso de pós graduação em musculação e condicionamento físico da FMU e Univ. Gama Filho, é com frequência convidado a dar cursos e palestras sobre a prescrição de treinos de força muscular voltados ao emagrecimento, a gestantes, a cardiopatas ou a hipertensos.

Pergunto se a explicação para o aumento do número de alunos obesos nas academias seria a maior consciência das pessoas em relação aos benefícios da atividade física para a saúde. “Também”, responde Charro. “Aliado a isso, porém, está o fato de que o número de obesos no país vem aumentando bastante. Dados do IBGE indicam que, de 1974 para cá, houve efetivamente uma evolução da população obesa ou com sobrepeso no Brasil”. 

Nas academias, muita coisa evoluiu também. Antigamente, a musculação só era indicada para os casos de aumento da massa muscular ou para atender a objetivos estéticos.

Hoje, os benefícios do treino de força na perda de peso também já são conhecidos, embora muita gente não compreenda perfeitamente os mecanismos que regem a sua atuação. É preciso ter em mente os fatores ligados ao processo de emagrecimento: taxa metabólica de repouso, gasto calórico da atividade, carga e intensidade do treino...

Por outro lado, se enquanto a indicação da musculação para tratamento da obesidade já começa a ser amplamente aceita, a eficiência do treino de força na prevenção ou recuperação de doenças crônicas ou degenerativas ainda gera surpresa.

No INCOR, já há algum tempo tem-se prescrito o treino de força para o tratamento de pacientes com histórico de hipertensão, diabetes e cardiopatias, inclusive pacientes com câncer e aids, com grandes resultados.

Para quem tenta apontar qual programa de treinamento – baseado na força muscular ou exercício aeróbico - proporciona maiores benefícios ao corpo, Charro adianta que o ideal é uma combinação das duas atividades, compondo um treino que melhor atenda aos objetivos do aluno. 

É preciso atentar para não montar um programa de treinamento concorrente, pois os benefícios de uma atividade podem acabar comprometendo os benefícios da outra.

A recomendação é fazer uma combinação de modo a priorizar a área onde reside a preocupação maior do aluno. Ex: se a intenção do aluno é melhorar a condição cardiorrespiratória ou neuromuscular, é importante iniciar o programa com o treino de força, deixando a atividade aeróbica para depois. Já se o objetivo é a perda de peso, tanto faz começar pelo treino de força ou pelo aeróbico, os benefícios serão os mesmos.



…leia mais

8 de agosto de 2012

Celebridades engraçadinhas

Martin Schoeller é um fotógrafo que tem excelente popularidade e profissionalismo o que permite fazer ensaios, como o parcialmente mostrado neste post, que mostram famosos pagando micos ou, ao menos, em situações engraçadas e poses exageradas. O mais incrível é que os famosos fazem fila para serem fotografados por ele "de grátis". 













…leia mais

6 de agosto de 2012

TAM muda regras de bagagem.


Péssima notícia para quem costuma ir para os Estados Unidos fazer compras.




A TAM comunicou em seu site que, a partir de 10 de agosto de 2012, começa a trabalhar com novas franquias para o despacho de bagagens em voos internacionais. Viajantes originários da América do Norte poderão despachar até dois volumes de até 23 quilos cada ao voar em classe econômica, e até três volumes de até 23 quilos cada ao voar em classe executiva ou primeira classe. Anteriormente a essa data, a empresa permitia volumes de até 32 quilos cada.
Veja as informações direto no site da TAM - clique aqui

Esta decisão gerou uma revolta muito grande em alguns passageiros. Inclusive foi criado um site para recolher assinaturas em uma petição que será enviada a própria TAM. 
Para assinar a petição contra a medida da TAM, clique aqui. 

A TAM, empresa brasileira mais bem avaliada no ranking das melhores companhias aéreas do mundo, caiu de 25º para 32º lugar, segundo a premiação World Airline Awards, noticiada em blog da revista “The Economist”.

…leia mais

3 de agosto de 2012

Atores encarnam personagens da Disney em nova campanha


Os atores Jack Black, Will Ferrell e Jason Segel se vestem como os personagens da 'Haunted mansion', uma das atrações mais antigas dos parques da Disney, em foto de Annie Leibovitz divulgada nesta quarta-feira (1º), da série 'Disney Dream Portraits' 


Russel Brand, comediante britânico, ex-marido de Katy Perry, participa da campanha dos parques da Disney como o Capitão Gancho de 'Peter Pan'




Leia mais sobre o mundo de Walt Disney World no Blog Eu Amo a Disney






…leia mais

2 de agosto de 2012

Despesas com nutricionista, profissional de Educação Física e academia podem ser abatidas do IR


De acordo com o novo projeto de lei do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), despesas com nutricionistas, profissionais de Educação Física e academias de ginástica serão abatidas no Imposto de Renda de Pessoas Físicas. Problemas como desnutrição e obesidade são alertas para a saúde pública. Segundo o senador, é necessário criar condições de controle e estabilização antes que o quadro se agrave mais. O objetivo do projeto é incentivar a mudança de padrões culturais ligados aos hábitos alimentares, ao sedentarismo e a prática de exercícios físicos.

O projeto de lei está atualmente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e aguarda o parecer do relator, João Vicente Claudino (PTB-PI). João tem a responsabilidade de indicar as razões jurídicas e sociais para o projeto ser aprovado. Após análise da CAS, a iniciativa é analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa. Em caso de aprovação, os contribuintes deverão apresentar a prescrição médica com o código de Classificação Internacional de Doenças (CID), junto a nota fiscal em nome do beneficiário.


…leia mais