4 de outubro de 2012

Teste com as principais bebidas energéticas revela marcas irregulares

Um teste realizado recentemente no Laboratório de Análises de Alimentos da FEA-Unicamp revelou que duas das principais marcas de bebidas energéticas no mercado possuem mais cafeína do que o recomendado. 

O estudo realizado com 500 ml de cada sete produtos, concluiu que as marcas Fusion Energy Drink e MonaVie Nuit foram as únicas que extrapolaram o limite permitido pela legislação. A conclusão foi possível por conta de um método chamado cromatografia eletrocinética micelar, que utiliza um reagente específico, capaz de separar cada um dos compostos do produto. Os fabricantes dos energéticos afirmam que as informações nos rótulos dos produtos estão corretas. 

A Ambev afirma que o energético Fusion Energy Drink, que faz parte dos seus produtos, está seguindo as normas da Anvisa. De acordo com a empresa, a embalagem está de acordo com a metodologia oficial do Instituto Adolfo Lutz, que pertence à rede de laboratórios autorizados pelo Ministério da Saúde. Já a Monavie esclarece que periodicamente os seus produtos passam por análises nos laboratórios SFDK, e os resultados são que as composições estão dentro dos limites estabelecidos pela legislação. A empresa afirma que fará novos laudos e em caso de alterações, vai realizar as correções imediatamente.

3 comentários:

  1. O Monavie Nuit nem sequer é energético...

    ResponderExcluir
  2. Amigo estou com uma dúvida, me corrija se eu falar algo de errado, mas o Monavie NUIT não é um chá para dormir à base de 3 ervas de calmaria? eu sou sensível à cafeína(destrói meu sono) mas consumo o Nuit para dormir, pois ele me dá uma noite de sono bem legal.. Posso estar errado, mas para mim isso está com cara de mentira muito mal-inventada..
    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Preciso esclarecer que, o energético da MONAVIE se chama "MonaVie EMV" o produto citado nesse artigo é feito à base de camomila, erva doce e camomila.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.