23 de julho de 2012

Sedentarismo mata 5 milhões de pessoas


Segundo estudo publicado pela revista de medicina britânica The Lancet em julho de 2012, um terço da população não pratica atividade física e o sedentarismo mata milhões de pessoas por ano.

A pesquisa mostrou que a falta de exercício físico é responsável por mais de mais de 5,3 milhões de mortes ocorridas em todo o mundo em 2008.

Em um segundo estudo, os pesquisadores afirmam que de cada 10 pessoas com mais de 15 anos, três não praticam atividades físicas. O que mais preocupa os pesquisadores é o quadro dos adolescentes. De acordo com o levantamento, quatro em cada cinco adolescentes entre 13 e 15 anos não praticam atividades físicas. As atividades físicas que estão sendo consideradas no estudo são exercícios moderados com duração de 30 minutos. No caso, seriam exercícios praticados cinco vezes por semana. Já os exercícios mais pesados, seriam os exercícios que duram 20 minutos e são praticados três vezes por semana. Porém, a grande maioria não pratica nem um e nem outro.

A falta de exercício físico causa cerca de 6% das doenças coronarianas, distúrbios que envolvem a circulação das artérias, 7% dos casos de diabetes tipo 2, que é a forma mais comum, e ainda 10% dos cânceres de cólon e mama. Os pesquisadores também mostraram que o sedentarismo aumenta com a idade e as mulheres são as mais atingidas.




Fonte : Portal da educação física

Um comentário:

Por favor ... deixe seu comentário.