8 de março de 2012

10 erros que fazem engordar e prejudicam a saúde - PARTE 4

Dando continuidado ao post desta semana, apresentamos as próximas 10 dicas para não estragar sua dieta




31. Trocar o almoço ou o jantar, todos os dias, por lanche
Muitos lanches são ricos em gordura, mas, de acordo com a nutricionista Elaine, mesmo os lanches naturais não devem ser consumidos todos os dias como substituição a uma refeição. “O lanche natural de vez em quando tudo bem, mas pode ser que falte muitos nutrientes. Ao longo da semana tem tentar variar um pouco o cardápio, se hoje colocou tomate, amanhã tente uma rúcula, agrião, espinafre”, sugere.


32. Comer comida guardada há dias na geladeira
Muitas vezes não há tempo para se fazer comida fresca todos os dias, mas os especialistas alertam para os perigos dessa prática. “A comida guardada há dias na geladeira pode estragar por aumentar a proliferação de bactérias. Isto faz mal à saúde e pode levar a quadros de vômitos e diarreia”, explica Livia. Ela indica que a comida que sobra seja guardada bem tampada, se possível em recipiente de vidro, por até dois dias na geladeira. “Caso não vá usar um alimento por mais tempo, congele-o”, pontua.

33. Fazer apenas três refeições diárias
A indicação dos especialistas é que sejam feitas pelo menos seis refeições ao dia. “As pesquisas mostram que a omissão de refeições está diretamente relacionada à obesidade”, explica Luis. Ele reforça que, entre as refeições principais, frutas, iogurte, biscoitos ou barra de cereais são opções para diminuir o buraco no estômago. “Se a pessoa vai almoçar com essa sensação de fome a chance dela errar é imensamente maior, porque não vai fazer as escolhas pelo racional, e sim pelo emocional”, ressalta o especialista.


34. Cafezinho depois do almoço
Tomar uma xícara de café após o almoço é um hábito para muita gente, mas a nutricionista Elaine avisa que o café pode atrapalhar na absorção do ferro, prejudicial especialmente para quem apresenta quadro de anemia. “O certo é tomar uma hora depois da refeição. Qualquer tipo de chá que contenha cafeína, como mate ou preto, também não ~é indicado”, explica Elaine. Ela indica como chás digestivos os de alecrim e hortelã.


35. Excesso de adoçante
Embora o açúcar refinado não seja o melhor amigo da saúde, o excesso de adoçante também tem seus contras. “O adoçante artificial é derivado de petróleo, o que em excesso pode causar danos para a saúde, além de ter uma grande quantidade de sódio”, enfatiza Paula.


36. Comer alimentos fritos em óleo velho
Quando a fome aperta, até aquela coxinha do local menos confiável em termos de higiene parece algo atraente. Mas se fritura já faz mal, fritura em óleo velho é pior ainda para a saúde. “O óleo, quando submetido a altas temperaturas, se transforma em um óleo maléfico para a saúde. Aquele óleo velho, que ficou um bom tempo em alta temperatura, transforma-se em um óleo com substancias maléficas, que pode levar ao aparecimento de câncer, por exemplo”, explica Livia. Ela ressalta que, na hora de fritar alguma coisa, é preciso usar o mínimo de óleo possível e nunca reutilizar.


37. Tomar suplementos alimentares aleatoriamente, sem orientação médica
Para quem não tem rotina, os suplementos alimentares são uma proposta tentadora e parecem suprir qualquer deficiência na alimentação. Mas sem a ajuda de um profissional, descobrir onde está o problema pode não ser algo assim tão simples. “Muitas vezes, as pessoas acabam usando um suplemento que tem um nutriente em uma concentração que não é o mais indicado. Dessa forma, ela pode até ter obter o efeito contrário, que é a ausência de alguns nutrientes”, afirma Elaine.


38. Substituir alimentação por álcool
Nos fins de semana é comum as pessoas abusarem no álcool, e, muitas vezes, acabam até mesmo se esquecendo de comer. Além disso, deixam de lado a disciplina seguida durante a semana e não contam as calorias do que estão bebendo. De acordo com o nutricionista Luis, um chope de 300ml em media tem 120 calorias. “Se uma pessoa tomar 10 chopes em uma noite, vai ingerir 1200 calorias. O álcool se transformar em gordura e aumenta o triglicérides”, afirma.


39. Comer muito doce antes de dormir
Muita gente aproveita a calada da noite para cometer aquele bom e velho pecado de abusar dos doces. De acordo com Lívia, o hábito deve ser evitado. “Comer muito doce antes de dormir é ruim porque seu metabolismo está mais lento, e este doce pode virar facilmente gordura.” Ela indica, para quem não consegue abrir mão do doce, comer durante o dia ou após a atividade física.


40. Não tomar leite ou derivados
Quem não costuma incluir este tipo de alimento no cardápio pode ter uma deficiência em cálcio – exceto àqueles que têm intolerância à lactose ou que são muito alérgicos. “A deficiência em cálcio pode ser altamente prejudicial para a saúde, ele é um mineral ótimo para quem tem diabetes, pois absorve melhor as fibras”, reforça Paula.

2 comentários:

  1. Tenho um blog que comecei agora pelo motivo do Google ter deletado meus seguidores, passei e vi seu blog e gostei,e quero deixar um convite: Gostava que fizesse parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino e Servo, retribuirei de seguida. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ola adorei seu post muito bem criativo, estou lhe seguindo suas noticias aki e no dihitt,
    lhe desejo um parabens pelo blogger e sucessos...
    meu blogger e ...
    Jogos Para Celular
    da uma olhadinha ou até mesmo curti no faceboobk... bjinhos

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.