6 de março de 2012

10 erros que fazem engordar e prejudicam a saúde - PARTE 2

Fazer loucuras para perder alguns quilinhos só traz malefícios para a saúde; reeduque-se e mantenha as curvas de maneira saudável.

Vamos para a parte 2 dos 50 erros que estragam a sua dieta




11. Excluir radicalmente a carne vermelha do cardápio
Para quem não é muito chegado em carne vermelha, ou é vegetariano, a atenção ao cardápio também deve ser redobrada. “A principal preocupação em não ingerir carne vermelha é não conseguir suprir a quantidade de minerais necessários para o organismo”, alerta Paula. Ela explica, no entanto, que se a pessoa tiver uma alimentação variada e rica em nutrientes, é possível excluir a carne e manter a saúde. “O ferro pode ser suprido por alimentos folhosos verde escuros, assim como o gergelim e a uva vermelha”, observa.
 
 
12. Comer massa no almoço todos os dias
Quem tem um pezinho na Itália e não dispensa uma boa macarronada, no lugar do brasileiríssimo arroz e feijão, deve ficar de olho na saúde. “Um prato só de macarrão deixa de ter as fibras e minerais de um prato mais variado. Além disso, pode ser um prato bem mais calórico, dependendo do molho. É um prato rico em amido, que é um carboidrato que nos dá milhares de moléculas de glicose, e isso representa um risco real de, no futuro, ter problemas como um possível diabetes”, explica o nutricionista Luis.
 
 
13. Não variar nos legumes no prato
“Uma alimentação rica em nutrientes, é uma alimentação colorida. Quanto mais colorido, mais nutrientes antioxidantes ele tem”, explica Paula. Segundo ela, o prato ideal tem sempre ter cinco cores diferentes.
 
 
14. Não comer frutas
Desde crianças, ouvimos que as frutas são ricas em fibras e vitaminas. Só que no dia-a-dia nem sempre conseguimos incluí-las na alimentação. A nutricionista Paula alerta: “as frutas deixam o organismo forte e resistente. As fibras o deixam em equilíbrio, filtrando as toxinas e garantindo seu bom funcionamento”.
 
 
15. Não mastigar bem
Comer rápido é uma característica do mundo moderno e, às vezes, para ganhar alguns minutos, muita gente mal sente o gosto da comida. “Não mastigar os alimentos leva a um processo de má digestão e ainda a um maior consumo de calorias, já que a sensação de saciedade leva de 15 a 20 minutos para acontecer”, explica Livia. Ela ressalta também que o ideal é mastigar de 20 a 30 vezes o alimento ou até que ele fique sem grandes pedaços sólidos. “Descanse o talher no prato, se necessário, para ajudar neste processo, coma em pratos pequenos e com talheres pequenos. Procure demorar uns 20 minutos ou mais para fazer sua refeição”, reforça.
 
 
16.Tomar muito refrigerante
De acordo com a nutricionista Paula, o refrigerante não só contribui com o aumento de peso pela quantidade açúcar, como também pode trazer outros problemas. “Os lights e diet podem ser prejudiciais pelo excesso de adoçantes. O ideal é deixar para consumir aos finais de semana de maneira controlada ou substituir por sucos naturais sem açúcar”, orienta.
 
 
17. Tomar líquido na hora da comida
Muito se discute sobre o ato de ingerir líquidos na hora da refeição – o maior medo das pessoas é engodar. Mas segundo o nutricionista Luis, um copo de 200 a 250 ml durante a refeição não vai atrapalhar em nada. “O problema é que as pessoas tomam muito durante a refeição e, se exceder, isso pode atrapalhar na absorção dos nutrientes”, observa.
Ele reforça que, no caso de idosos, que têm a diminuição de secreções, como a saliva, além de dificuldade na mastigação, o líquido é um aliado, mas sempre respeitando os limites de quantidade.
 
 
18. Não tomar água
“Corpo desidratado pode gerar um envelhecimento precoce e danos nas células, causando um desequilíbrio no organismo”, explica Paula. Ela ressalta que o líquido é responsável por funções metabólicas em diversas sínteses do organismo.
 
 
19. Beber líquido em excesso
“Beba quatro litros de água por dia e seja saudável” – quem nunca leu essa frase estampada em alguma revista e acabou acatando a máxima como uma verdade absoluta. Segundo o nutricionista Luis, pecar pelo excesso pode comprometer o processo de digestão. “A água é o nutriente mais importante do organismo, porque toda reação química depende de água. A boa ingestão de água ao longo do dia faz com que você segure um pouco a alimentação. A ideia é chegar aos 2 litros por dia, em média, considerando líquidos em geral”, reforça.
 
 
20. Beliscar o dia todo
O hábito de beliscar é um problema para muita gente. Além de ser uma das causada da obesidade, o ato pode acabar virando uma constante e trazer diversos problemas. “Beliscar alimentos calóricos pode gerar um aumento de peso e a compulsão alimentar”, indica Paula.

2 comentários:

  1. Convido você a participar do mais novo agregador de links da web, o TOAKY.net mande seus posts e torne essa rede cada vez maior, para ter suas postagens na home é bem simples basta ser parceiro do site.

    Atualizamos diariamente, não perca essa oportunidade.


    Toaky - Agregador de Links.
    www.toaky.net

    Eu tô aqui e você?

    ResponderExcluir
  2. BOMBA!!!FIM DO 4SHARED!!! http://atecubanosem2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.