31 de agosto de 2011

Erros e acertos ao tomar suplementos

A cada dia o acesso à suplementação alimentar é maior. É bem provável que em breve, o Brasil seja como os Estados Unidos, onde encontramos vários tipos de suplementos nas prateleiras dos supermercados, lojas de conveniência e lanchonetes. Mas de nada adianta a população ter acesso aos melhores produtos, sem as informações corretas sobre seu uso.
O objetivo deste artigo é apresentar alguns erros comuns na administração de suplementos alimentares. Desde já, deixamos clara a importância do profissional de nutrição para ajustar a suplementação adequada para cada indivíduo, quando ela se mostra necessária.



1) Uso de repositores energéticos durante atividade aeróbica, quando o objetivo é a redução da gordura corporal

É muito comum encontrarmos alguém fazendo esteira e/ou bicicleta ergométrica, com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energéticos como se fosse água. O conteúdo do rótulo, afirmando que é uma bebida repositora para praticantes de atividade física, associado a um sabor agradável, tende a estimular o consumo. Mas vale lembrar que essas bebidas só devem ser ingeridas durante a atividade aeróbica em duas situações específicas:

- Quando o objetivo for um aumento na performance - devido ao efeito poupador de glicogênio -
- ou para repor eletrólitos em exercícios com duração superior a uma hora.
Ou seja, os vinte ou trinta minutos de esteira que você faz buscando otimizar a queima de gordura não terão o efeito esperado se você consumir repositores energéticos durante a atividade.


2) Uso de whey protein com leite após o treinamento


A whey protein é uma proteína de rápida absorção. Característica que a faz muito especial no período pós treino, quando nosso organismo está ávido por nutrientes. Mas o consumo de whey protein com leite, irá retardar todo esse processo. Tanto antes, como após o treinamento, o consumo do suplemento deve ser com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.


3) Uso de apenas whey protein após o treinamento 

A principal necessidade do nosso organismo no momento após o treinamento, ainda seria repor as reservas de glicogênio depletadas durante o exercício físico. O consumo de carboidratos (dextrose, maltodextrina) em conjunto com uma fonte protéica de rápida absorção (whey protein) é recomendado. Consumir apenas proteína após o treino é um grande desperdício.


4) Tomar creatina antes do treino visando melhorar a performance naquele momento

Sempre observo muitas pessoas utilizarem a creatina logo antes do treino, acreditando que ela irá influenciar positivamente a performance do exercício naquele momento. O efeito da creatina ocorre apenas depois que houver saturação celular, o que leva alguns dias de suplementação.

Portanto, o efeito da suplementação é crônico, não agudo. A ingestão de creatina pode ser realizada em qualquer horário do dia, preferencialmente em conjunto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma sugestão é acrescentar a creatina em conjunto com o shake pós-treino, que deveria ter como base a whey protein e dextrose.


5) Ingerir dextrose antes do treino visando otimizar a performance

Para a maioria das pessoas, essa prática poderia ter um efeito contrário do desejado. Ao invés de melhorar a disposição/energia durante a atividade, ao ingerir dextrose antes do treino, podemos ter uma queda na performance devido a instalação de uma hipoglicemia de rebote. Nesses casos, a maltodextrina acaba sendo uma alternativa mais interessante no momento anterior ao treino, mas mesmo assim, algumas pessoas ainda podem apresentar esse sintoma. Para manter a glicemia constante, o melhor seria ingerir a maltodextrina antes e durante o treino. Outra ideia seria garantir um bom aporte de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, consumindo por exemplo batata doce, inhame, mandioca, pão integral, macarrão integral, maçã, e pêra, cerca de uma hora antes do treino. Dessa forma, não seria necessária a suplementação com mais carboidratos, tanto antes quanto durante o treino.


6) Administrar whey protein com água antes de dormir

Como já discutimos acima, a whey protein é uma proteína de rápida absorção, sendo que seus aminoácidos não permanecem durante um período considerável no plasma sanguíneo. Antes de dormir, considerando um sono em torno de oito horas, precisaríamos de uma fonte protéica com absorção mais lenta. Carne vermelha, peito de frango e claras de ovos seriam exemplos de boas fontes alimentares, enquanto caseína e albumina seriam opções suplementares. Ambas seriam ótimas medidas.


7) Acordar de madrugada para ingerir um “shake protéico”

Na minha opinião, aqueles indivíduos que gozam de um bom sono, sem interrupções, não deveriam deixar o despertador programado para tocar no meio da noite, a fim de se administrar um “shake de proteínas”. Desfrute seu sono que será bem melhor! Agora, para aqueles com sono inconstante, essa medida, sem dúvida, seria uma alternativa melhor do que assaltar a geladeira com alimentos inadequados.


8) Depender de suplementos “pré-treinos” para treinar

Sem dúvida, os suplementos mais em moda atualmente são os chamados “pré-treinos”. Eles combinam substâncias como cafeína, arginina AKG, ornitina OKG, beta-alanina, creatina, ribose, dentre outras. Realmente essas substâncias em sua maioria são válidas, em algumas situações e etapas da periodização do treinamento.
Mas agora, depender desses produtos para ir para a academia já é demais, não? Observei pessoas que deixavam de ir à academia alegando falta de energia porque o pré-treino tinha acabado. Será que Arnold Schwarzenegger faltava aos seus treinos porque não tinha um suplemento como esse para tomar?


9) Tomar vitaminas e sais minerais descomedidamente

A suplementação com vitaminas e sais minerais é algo complexo e deve ser feito com cautela. A ingestão inadequada de um ou outro micronutriente pode inclusive acarretar a deficiência de outro nutriente. Em vez de garantir a ingestão de micronutrientes com algum multivitamínico qualquer, procure complementar, se for o caso, a ingestão exata do nutriente que está em deficiência na sua dieta. Para isso, sem dúvida, o nutricionista é o melhor profissional para lhe orientar.


10) Acreditar sempre que o mais caro é o melhor, ao invés de buscar suas reais necessidades

Qual o melhor suplemento alimentar do mercado? Esta pergunta não tem resposta. Cada pessoa possui diferentes necessidades em diferentes períodos. Para alguém que passa o dia todo fora e não tem tempo para se alimentar, uma refeição líquida pode ser o mais indicado. Já para alguém com boa disponibilidade de tempo e de acesso a alimentos adequados, uma refeição líquida seria desnecessária. A individualidade biológica deve sempre ser respeitada.




Rodolfo Peres
Nutricionista especialista em nutrição esportiva com vasta experiência no acompanhamento de atletas e esportistas, mais de 50 cursos ministrados no Brasil, consultor da Probiótica Laboratórios, co-autor do livro “Are You Ready?


Fonte: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO


…leia mais

30 de agosto de 2011

Labrador e Golfinho amigos

Na Irlanda do Norte, um labrador logo ao acordar por volta das 6 da manhã vai até ao porto da pequena cidade onde vive para mergulhar e nadar com um golfinho por cerca de 10 minutos.

Quando a 1º embarcação sai do porto, o golfinho a persegue em busca de peixes que são atirados e o labrador regressa para a margem para o seu dono.

O labrador faz isto desde os 8 meses, e tem agora 4 anos de idade!
Não acredita? Então veja o vídeo!!







…leia mais

29 de agosto de 2011

Meu querido diário - meu cruzeiro inesquecível



Querido Diário... 1º Dia:

Já estou preparada para fazer este maravilhoso Cruzeiro que ganhei de presente do meu marido...
Vim sozinha e trouxe na mala minhas melhores roupas! Estou excitada!!!


Querido Diário... 2º Dia:

Estivemos todo o dia navegando. Foi lindo e vi alguns golfinhos e baleias!
Que viagem maravilhosa estou começando! Hoje me encontrei com o Capitão, que por sinal é um belo homem!


Querido diário... 3º Dia:

Hoje estive na piscina. Fiz também um pouco de jogging e joguei mini-golfe.
O Capitão me convidou para jantar em sua mesa. Foi uma honra e a noite foi maravilhosa. Ele é um homem muito atraente e culto.


Querido diário... 4º Dia:

Fui ao Cassino do navio! Tive muita sorte, pois ganhei U$80.
O Capitão me convidou para jantar com ele em seu camarote.
A ceia foi luxuosa com caviar e champanhe.
Depois de comermos ele perguntou se eu ficaria em seu camarote, mas recusei o convite. Disse a ele que não queria ser infiel ao meu marido.


Querido diário... 5º Dia:

Hoje voltei à piscina para me bronzear um pouco. Depois, decidi ir ao Piano Bar e passar ali à tarde.
O Capitão me viu e me convidou para tomar um aperitivo.
Realmente ele é um homem encantador.
Perguntou-me de novo se eu queria visitá-lo em seu camarote naquela noite.
E eu lhe disse que não, que era casada!
Então ele falou que se eu continuasse respondendo não, ele iria afundar o navio! Fiquei aterrorizada!


Querido diário... 6º Dia:

Hoje salvei 1600 pessoas... três vezes!!!




…leia mais

26 de agosto de 2011

Momento : " O que é que você está fazendo? "

Existem pessoas que realmente se diferenciam neste mundo .... por mais bizarro que possa ser !!!









…leia mais

25 de agosto de 2011

Cartilha da musculação inteligente



Acabou o tempo das oposições extremas, quando musculação era ou objeto de ódio ou de veneração. Hoje, é indispensável para a saúde e a qualidade de vida. Veja como anda essa força nesta cartilha feita com um monte de especialistas.

Anabolizantes
Quando usados por pessoas saudáveis, esses hormônios sintéticos causam, além da hipertrofia muscular, sérios danos, alerta Vladimir Modolo, do Centro de Estudos em Psicobiologia do Exercício da Unifesp. "O excesso de testosterona, no homem, diminui a produção de esperma e a capacidade de ereção e causa o crescimento das mamas; na mulher, faz crescer pelos no corpo e no rosto e engrossa a voz. Em ambos, pode causar problemas cardíacos e tumores", diz.

Aeróbico e anaeróbico
Exercícios envolvendo grandes grupos musculares, feitos de forma rítmica, como corrida, natação e caminhada, são aeróbicos -não interferem no suprimento de oxigênio para o organismo. Sua prática reduz a pressão arterial, a gordura corporal e o risco de doenças cardiovasculares. Já a musculação é exercício anaeróbico, de curta duração e alta intensidade. "Entre os benefícios estão o aumento da força e da resistência de tendões e ligamentos, redução da gordura e aumento da massa muscular", afirma Valmor Tricoli, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O ideal é praticar os aeróbicos e anaeróbicos em dias alternados. "Cada um causa mudanças adaptativas no corpo que 'brigam' entre si", diz Bernardo Neme Ide, do Labex (Laboratório da Bioquímica do Exercício) da Unicamp.

Creatina
Chegou neste mês às farmácias do país um medicamento à base de creatina, aprovado para pacientes que sofrem de distrofia muscular. O remédio só deve ser vendido com apresentação de receita. Presente naturalmente nos músculos e na carne bovina, a creatina é vendida sem restrições nos EUA e usada por atletas para melhorar a performance, já que está envolvida no processo de contração muscular intensa e rápida. No Brasil, vem sendo consumida clandestinamente, mas deverá ter sua venda como suplemento liberada até o meio do ano. O suplemento, além de repor o estoque natural de creatina (queimado na atividade física), faz o atleta se recuperar mais rápido. Mas não é indicado para qualquer um, apenas para os de alto rendimento e modalidades esportivas específicas, como halterofilismo. "Acredita-se que ela aumente a massa muscular, mas, se consumida em excesso, aumenta a quantidade de água dentro do músculo. Isso pode sobrecarregar rins e fígado", explica Jomar Souza, médico do esporte e presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Descanso
O ganho de massa e força muscular ocorre após o exercício. "Durante o treino, não ganhamos, perdemos: para gerar a energia necessária às contrações, as proteínas do músculo se degradam, o que causa microlesões no tecido e um processo inflamatório. O corpo começa, então, um processo de recuperação em que, além de repor as proteínas, gera um pouco mais delas, aumentando massa muscular. Para isso, precisamos de repouso e de alimentação adequada", diz Dilmar Pinto Guedes Jr., do Cepe (Centro de Estudos da Fisiologia do Exercício) da Unifesp. É no repouso que começamos a produzir hormônios como o IGF 1 (Fator do Crescimento do Tipo Insulina 1), que "avisa" ao corpo que ele precisa produzir moléculas de proteína, segundo Denise Vaz de Macedo, coordenadora do Labex. Dormir bem também é fundamental, para produzir o GH (hormônio do crescimento), outra substância responsável pela construção do tecido muscular. Para esse processo acontecer, os músculos exercitados não devem ser submetidos à sobrecarga por um período que varia de 24 a 72 horas. "Se a dor muscular causada pelo exercício ainda estiver incomodando, é sinal de que o processo ainda não se completou", sugere Macedo.

Envelhecimento
Exercícios de força podem evitar, diminuir ou reverter parte da perda muscular que ocorre na velhice. "O aumento no volume dos músculos eleva a sua força para as atividades físicas diárias, dando ao idoso maior autonomia", diz a nutricionista Mirtes Stancanelli. "As articulações ficam mais protegidas, o equilíbrio e a postura melhoram, diminuindo o risco de quedas", diz o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício.

Fibra rápida e fibra lenta
A musculação pode priorizar o trabalho de um ou de outro tipo de fibra, dependendo do objetivo. "Uma complementa a outra", diz a professora da Faculdade de Educação Física da Unicamp Mara Patrícia Chacon-Mikahil. Fibras musculares "lentas" têm maior quantidade de nervos por unidade. "Essa característica permite que os movimentos sejam feitos com maior precisão e controle. Assim, o músculo trabalha por mais tempo, o risco de lesão é menor e o treino ainda melhora a coordenação. Evita-se, dessa forma a famosa 'roubadinha', que muitas vezes machuca os ossos e as articulações", diz Luiz Fernando Alves, treinador da clínica Força Dinâmica. Já as fibras rápidas têm menor número de neurônios ligados em cada unidade. Os exercícios, para essas, duram poucos segundos, pois elas entram em fadiga rapidamente. "Essas fibras aumentam mais de volume que as outras, mas um grande aumento da massa muscular só é conseguido com cargas elevadíssimas. Se o objetivo é a qualidade de vida, o treino deve ser feito com uma carga adequada, para que a pessoa faça mais séries e repetições", recomenda.
 
Hipertrofia
O aumento de massa muscular ocorre quando o músculo, após "gastar" suas proteínas para realizar as contrações, começa a produzir novas e mais proteínas. Segundo Vladimir Madolo, do Cepe, com exercícios, descanso e alimentação adequados, é possível aumentar até 50% da massa muscular naturalmente -ou seja, sem o uso de drogas anabolizantes.

Proteínas
Se os músculos aumentam de volume, é preciso consumir mais proteínas. Mas nem tanto. "Quem frequenta a academia e está aumentando a massa muscular precisa consumir entre 1,4 g e 2 g de proteína por quilo de peso", diz Scantanelli. Por exemplo: quem pesa 70 kg supre essa necessidade diária com 1 xícara de leite, 1 pote de iogurte, 100 g de filé de frango, 100 g de peixe e 30 g de queijo (nada que supere um padrão normal de refeições). "O corpo não faz reserva de proteína. O excesso é eliminado pela urina, usado para produção de energia ou vai se acumular em forma de gordura", diz Denise Denise Vaz de Macedo, do Labex. Como o excesso de proteína também atua no processo de formação de cristais, pode levar à formação de pedras nos rins, segundo Scantanelli.
 
Peso livre
Os pesos e as barras livres são normalmente indicados para quem já tem familiaridade com musculação, porque exigem mais coordenação entre os músculos envolvidos. "É melhor estar acompanhado ao fazer peso livre porque, se houver uma falha muscular ou a pessoa não aguentar o peso, ela não pode largá- lo, como no aparelho. Alguém tem que tirar o peso", afirma Valéria Bonganha, do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Faculdade de Educação Física da Unicamp. A barra livre permite trabalhar a coordenação muscular. Quanto maior a coordenação, maior a carga que se consegue levantar. "Isso é importante no dia a dia e para quem quer hipertrofiar", diz Valéria Bonganha.


Suplemento
A suplementação de vitaminas e minerais não é consenso no Brasil, mas há profissionais que a defendem. "Considero prudente incluir um polivitamínico para preencher o que as pesquisas mais recentes mostram: o brasileiro não consome o suficiente de verduras e frutas", afirma Cynthia Antonaccio. O bioquímico Júlio Tirapeg, autor de "Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física" (ed. Atheneu), discorda. Segundo ele, só atletas de ponta, que fazem do esporte sua profissão, devem recorrer à suplementação. "Senão, é perda de tempo e dinheiro. O suplemento faz bem quando a pessoa tem alguma deficiência nutricional."
 

Vigorexia
Querer ficar cada vez mais forte e aumentar os músculos em proporções não naturais, a qualquer custo, é doença e tem nome: vigorexia. Todo vigoréxico faz exageradamente musculação. Não necessariamente porque goste do exercício em si, mas por esse ser um meio indispensável para atingir o seu objetivo de corpo ideal. Como só os exercícios não são suficientes, por causa da imagem corporal distorcida, essas pessoas começam a utilizar drogas anabolizantes que colocam a saúde em risco e causam alterações de humor, como depressão e ansiedade", diz Madolo. A prevalência do distúrbio é maior em homens, mas o número de mulheres com vigorexia está crescendo. O tratamento é feito com terapia cognitivo-comportamental.
 

Zinco e magnésio
O zinco, presente em carnes vermelhas, feijão e ovos, tem participação importante na renovação celular. A deficiência de magnésio pode prejudicar os exercícios, porque o mineral está envolvido na produção de energia e na contração e no relaxamento muscular. Está presente em cereais integrais e verduras verde-escuro. Segundo a nutricionista Mirtes Scantanelli, esses minerais melhoram o ganho de massa muscular porque, teoricamente, favoreceriam a restauração mais rápida das células de proteína. "Mas não há evidência de que o consumo de suplementos acelere a renovação das células", diz. Além disso, o corpo absorve e aproveita melhor esses nutrientes quando consumidos na forma de alimentos
 

 
 
Folha.com

…leia mais

24 de agosto de 2011

Princesas Disney na capa da Vogue



O ilustrador americano Dante Tyler deu um apelo fashion às princesas Disney — e a seus trajes tradicionais — e elas então se tornaram as estrelas de capas da Vogue. As personagens Ariel, Pocahontas, Bela, Jasmine, Cinderella, Branca de Neve aparecem como mulherões cheias de estilo nas ilustrações.



Até as chamadas nas capas têm a ver com o universo das princesas. Na da Pocahontas, por exemplo, o destaque é uma matéria sobre penas, couro e peles. Já na ilustração de Jasmine, o logo da Chanel dá o toque de moda. Tudo é criação da mente do artista – ou seja, as capas não estão disponíveis nas bancas




Globo.com

…leia mais

23 de agosto de 2011

Mulher engorda quando casa ... homem quando separa !!



Um estudo feito por dois cientistas da Universidade estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que homens são mais propensos a engordar depois de um divórcio, enquanto mulheres tendem a ganhar mais peso durante um casamento. Os dados da pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (22/08) no encontro anual da Associação de Sociologia norte-americana.

Tanto o casamento quanto o divórcio podem gerar quilos a mais, especialmente depois que os parceiros alcançam 30 anos de idade. Para o aluno de doutorado Dmitry Tumin, autor principal do estudo, ambos os casos podem levar a pessoa a ganhar peso além da conta, com riscos reais à saúde.

Para Zhenchao Qia, colega de Tumin e co-autor da pesquisa, a maioria dos estudos anteriores sobre como as pessoas engordam depois de casamentos e divórcios procurou estabelecer médias para as mudanças. Isso levava a resultados que mascaravam tanto a existência de pessoas que perdiam peso, como das que ganhavam muitos quilos a mais.




A pesquisa

O estudo contou com os dados sobre homens e mulheres que tinham entre 14 e 22 anos em 1979. Elas foram monitoradas durante todos os anos até 1994 e, a partir daí, a cada dois anos.

Tumin e Qian escolheram 10.071 pessoas entrevistadas entre 1986 e 2008. Eles queriam determinar o ganho de peso depois de dois anos após o divórcio ou o início de um casamento. Uma das informações relacionadas era o Índice de Massa Corporal (IMC).

Quatro grupos foram criados a partir dos dados do NLS79: um para pessoas que perderam pelo menos 1 kg/m² dois anos depois de um casamento ou divórcio; outro para quem ganhou de 3 a 9 quilos (para uma média de altura de 1,77 m); um terceiro para parceiros que engordaram mais de 9 quilos; e o último para quem não teve alterações pequenas no peso (mais ou menos de 3 quilos).

Os pesquisadores descontaram o efeito de mudanças na vida dos entrevistados como gravidez, pobreza, status socioeconômico e educação. Após chegar aos resultados, a dupla descobriu que a tendência a engordar só aumenta após os 30 anos, sempre com o mesmo padrão: homens após o divórcio, mulheres após o casamento.


Motivo desconhecido

Qian lembra que os resultados não podem ser aplicados para cada pessoa, já que o fato de engordar ou emagrecer pode variar de parceiro para parceiro - afinal, as experiências que cada um vive podem ser diferentes entre si.

Para os especialistas, outros estudos já apontaram que o divórcio leva à perda de peso após um período de cinco anos, mas destacam que esse tipo de pesquisa pode não ter sido feito com grupos separados por idade e sexo.

Apesar de não arriscarem a formular um motivo para a diferença no ganho de peso entre os sexos, os autores comentam que mulheres casadas possuem mais tarefas em casa do que seus parceiros e podem ter menos tempo para se exercitar. Já os homens controlam mais o peso quando casados e passam a ser descuidados quando se divorciam. Qian destaca que essas duas possíveis explicações já foram mostradas em outras pesquisas.



Globo.com

…leia mais

22 de agosto de 2011

Mix do início da semana

Máquina que pega ladrões....

Nos EUA fabricaram uma máquina que pega ladrões.
Testaram em New York, em 5 minutos a máquina apanhou 1500 ladrões.
Levaram para a China e em 3 minutos a máquina apanhou 3500.
Na África do Sul, em 2 minutos a máquina apanhou 6000 ladrões,

E então ... Trouxeram para Brasília.

Em 1 minuto,

ROUBARAM A MÁQUINA!!!

---------------------------------------------------------------------

Helena e Gilda, duas solteironas, são donas de uma farmácia.
Entra um homem e pede uma camisinha.
Helena atende e traz a camisinha:
- É pequena ! Reclama o freguês. E Helena traz uma maior:
- Ainda é pequena .. E Helena pega a maior do estoque.
- Desculpe, mas tem de ser maior....
Helena grita prá Gilda que tá no estoque da farmácia:
- Ó Giiiiiiiiirrda! Tem um homem aqui que precisa de uma camisinha maior que a XXL...!!! O que é que eu ofereço pra ele?
- Casa, comida, roupa lavada e sociedade na farmácia!!!

--------------------------------------------------------------


…leia mais

19 de agosto de 2011

Infames





Duas impressoras andavam na rua, quando uma viu uma folha no chão e disse:
- Essa folha é sua ou é impressão minha?

————————————————————————————————

No ônibus, o cidadão acende o seu charuto e começa a fumá-lo tranquilamente, quando lá na frente levanta-se a bicha, muito incomodada e reclama:
- Credo! Que fedor! Mas que vício horrível o senhor tem!
E o sujeito:
- Bonito é o teu, né?

————————————————————————————————

Três bêbados se encontram pra falar de suas vidas, fato comum entre bêbados. Começam a se questionar pra onde a pinga vai depois que as tomam.
Um sem pensar muito diz:
- Acho que a minha vai pros pé , eles ficam inchados
Outro diz:
- A minha vai pra cabeça , parece que vai explodir!
O mais extrovertido diz:
- A minha vai pro cu!
Todos:
- Por quê?
E ele responde:
- Quando me vê lá da esquina , minha mulher já grita :
- Lá vem aquele merda com o cu cheio de pinga de novo!




…leia mais

17 de agosto de 2011

A exclusão social chega, de forma incisiva, à Europa

É sempre bom ler umas verdades.
Assino embaixo!




VLADIMIR SAFATLE / Folha de S.Paulo


Colapso moral



Aqueles que se veem como excluídos da sociedade não têm razão alguma para obedecer às suas normas.

Eis uma colocação trivial que qualquer habitante de metrópoles brasileiras aceitaria. Conhecemos bem tal situação social onde a exclusão e a falta de perspectiva gera a descrença (no melhor cenário) ou a violência (no pior) contra o império das normas sociais.

Muitos gostariam de chamar isso de "sociologismo vulgar", como se fosse questão de afirmar que onde há pauperização sempre haverá crime.

Talvez seja o caso de simplesmente dizer que a pauperização e o sentimento de ter sido deixado de lado pelo Estado gera, de maneira forte, a desagregação do laço social.

Quando não há nada que sirva de contrapeso a tal processo, é fácil começar a ver carros queimados, lojas quebradas e outros atos de vandalismo.

Nesse sentido, há algo de profundamente cômico em ouvir o premiê britânico, David Cameron, afirmar que a Inglaterra está vivendo um "colapso moral" e que devemos colocar os confrontos em Londres e em outras cidades na conta da ausência de valores como "espírito de equipe, decência, dever e disciplina".

Sim, as escolas e as famílias não ensinam mais esses grandes valores, mas, segundo o primeiro-ministro, em seu papel de último esteio moral da ilha, "desencorajam o trabalho" e fornecem "direitos sem responsabilidade". Por muito pouco, não fomos brindados com a ideia inovadora de que as altas taxas de desemprego eram fruto da "preguiça".

Alguém deveria ter dito a Cameron que ele não é exatamente um bom enunciador contra o colapso moral britânico, ainda mais depois de um de seus principais assessores ser pego envolvido no escândalo que expôs as relações incestuosas entre a política britânica e o magnata da mídia Rupert Murdoch.

Da mesma forma, quando seu governo destrói todo o resto de sistema público de educação e de assistência social após ter pago (com o beneplácito de seu partido) a conta de bancos responsáveis pela crise de 2008, há de se perguntar se o colapso moral vem da City ou de Tottenham.

Pelo menos Cameron mostrou o que o pensamento conservador pode nos oferecer hoje: ladainhas morais em vez de ações enérgicas contra os verdadeiros arruaceiros, ou seja, esses que operam no sistema financeiro internacional.

Enquanto isso não ocorrer, jovens roubando lojas de iPads e tênis continuarão dizendo: não aceitaremos estar fora do universo de consumo e sucesso individual que vocês mesmos inventaram. Nós entraremos nele, nem que seja saqueando.

Por isso, antes de cobrar responsabilidades de setores desfavorecidos da população, Cameron deve parar de tentar escapar de suas próprias.






Por : Pedro Rossi


…leia mais

16 de agosto de 2011

Você sabe a diferença entre TU e VOCÊ?



O Presidente de um Banco estava preocupado com um jovem e brilhante diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.

Então o Presidente chamou um detetive e disse-lhe:- Siga o Diretor Lopes por uma semana durante o horário do almoço.

O detetive, após cumprir o que havia lhe sido pedido, voltou e informou:
- O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes charutos cubanos e regressa ao trabalho.

Responde o Presidente:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.

Logo em seguida o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?

- Sim, claro! - respondeu o Presidente surpreendido!

- Bom, então vou repetir:
- O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes charutos cubanos e regressa ao trabalho... Entendeu agora?


A Língua Portuguesa é mesmo fascinante!!!

…leia mais

15 de agosto de 2011

Remédios que deveriam existir


SEMANCOL®
Indicações: Tratamento da falta de noção em geral. Ótimo para chefes que pedem relatórios e levantamentos enormes 10 minutos antes da gente ir embora, ou na sexta ou na véspera de feriado.

CHÁ DE SUMIÇO ®
Indicações: Medicamento fitoterápico indicado em caso de incômodos agudos de fonte externa. Um saquinho de Chá de Sumiço é capaz de fazer o paciente desaparecer por completo durante um período de duas a três horas.

ESQUECIL ®
Indicações: Problemas de coração partido, traumas em geral como, por exemplo, Copas do Mundo de1950, 1998, 2010.

DESGARGALHOL ®
Indicações: Muito indicado em casos de crises de riso súbitas e inconvenientes, como em velórios, missas, reuniões em que o chefe tem um feijãozinho no dente.

CTRL+ZOL ®
Indicações: Gafes e similares. Perfeito naqueles momentos logo após falar uma besteira tão grande que você tem vontade de arrancar sua cabeça, colocar num saco de papel e enterrar no quintal.

FICABONZIN ®
Indicações: Criancinhas malcriadas e/ou hiperativas, em qualquer idade. Ficabonzin ® tem em sua fórmula Pesabundil, um composto capaz de criar uma sensação de peso nas nádegas dos pestinhas, mantendo-os sentadinhos no lugar, sem quebrar nada. Contém também antipentelhomicina, que provoca paralisia completa das cordas vocais, impedindo berros e manhas.


…leia mais

3 de agosto de 2011

O que é que vem por aí?

Oz: The Great and the Powerful


Oz: The Great and the Powerful“, nova produção dos estúdios de Walt Disney, será o prelúdio do clássico do cinema “O Mágico de Oz“, com estreia agendada para Março de 2013.

Nesta nova aventura, Oz é um charlatão integrante de um circo itinerante que cai de tornado numa misteriosa terra mágica, onde o confundem com um ente superpoderoso. Rapidamente ele se vê no meio de uma guerra entre as bruxas locais: de um lado, a malvada Evanora, que tenta juntar forças com sua irmã Theodora (Mila Kunis), de outro, a bondosa Glinda (Michelle Williams), que se torna aliada de Oz.




Adam Sandler está trabalhando em reboot de Três Solteirões e Um Bebê




Nos últimos anos a Disney tem tentado encontrar um meio de continuar a franquia “Três Solteirões e Um Bebê”, comédia original de 1987 que ganhou a continuação “Três Solteirões e Uma Pequena Dama” em 1990.

O site Movieweb divulgou que o ator Adam Sandler tomou a frente para realizar um reboot da franquia, e já teria inclusive recrutado seus “Solteirões”, contando com seus amigos David Spade (“Gente Grande”), Chris Rock (“Golpe Baixo”) e Rob Schneider (“Gigolô Por Acidente”). Sandler estará presente como produtor.

O detalhe é que Sandler pode fazer uma pequena modificação na trama, tornando os protagonistas gays. A idéia teria partido de um episódio de um reality show da MTV americana, o Real Life, que mostrou três rapazes gays convivendo juntos em um único relacionamento. Sandler achou que poderia ser uma forma de deixar a história mais cômica e pretende adaptar o fato ao roteiro.

No longa original, a trama gira em torno de três descontraídos solteirões que se veem forçados a cuidar de um bebê deixado pela namorada de um deles.

 
 
 
Reese Witherspoon vai protagonizar a comédia de fantasia «Wish List»


Segundo a Deadline, Reese Witherspoon vai protagonizar a comédia de fantasia «Wish List», projecto da Disney.

Na obra, Witherspoon desempenha o papel de uma mulher que quando era criança pediu 10 desejos - quando enviou para uma fonte especial uma moeda. O problema é que essa moeda nunca chegou ao fundo da fonte e só quando ela é adulta (25 anos depois) é que os desejos se vão concretizar.

Inicialmente este projecto estava destinado a uma personagem masculina, mas com Witherspoon interessada em protagonizar o papel principal, o argumento foi reescrito a pensar nela.

Ainda não há detalhes sobre o início das filmagens.



…leia mais

1 de agosto de 2011

Oração da mulher




Querido Deus,

Até agora o meu dia foi bom:
- Não fiz fofoca;
- Não perdi a paciência;
- Não fui gananciosa, sarcástica, rabugenta, chata e nem irônica;
- Controlei minha TPM;
- Não reclamei;
- Não praguejei;
- Não gritei;
- Não tive ataques de ciúmes; ... kkkkkkkkkk
- Não comi chocolate;
- Também não fiz débitos em meu cartão de crédito,nem dei cheques pré-datados;

Mas peço a sua proteção, Senhor, pois estou para levantar da cama a qualquer momento!

AMÉM!




…leia mais