1 de fevereiro de 2011

Psicologia .... Passado 1959 X presente 2010



Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo à classe.

2010: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num Zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.


Cenário 2: Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.

1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.

2010: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luis se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes.


Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...

1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

2010: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida...


Cenário 4: Disciplina escolar

1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava umas boa "mijada" e/ou encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.

2010: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo . Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.


Cenário 5: Horário de Verão.

1959: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.

2010: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece celulite.


Cenario 6: Fim das férias.

1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.

2010: Depois de voltar de Cancún, numa viajem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pânico, attack e seborreia...


Fica a pergunta...

QUANDO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE BANDO DE BOSTAS ?...

5 comentários:

  1. Só nos resta a memória....a lembrança de momentos com sabor...histórias que enquanto estivermos aqui, vamos contar e relembrar sempre...

    Acho que não nos transformamos mas a sociedade nos mudou...

    Realmente as coisas eram mais simples....e tudo tinha sabor de conquista....

    Atualmente...a facilidade...a sociedade..a informação tirou desta nova geração os valores.

    Vamos então, curtir o que o tempo nos deixou de melhor....e que se contarmos, muita gente nem acredita...

    Boas lembranças...é tudo!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu olho pros meus sobrinhos,pros filhos dos meus amigos e penso onde esta a educação e a criação que nosso pais nos deram...
    tem um selinho la no meu blog pra vc passa pra pegar beijo

    ResponderExcluir
  3. Cara, agora entendo porque é tão dificil minha convivência com meus colegas de facul... eles com 20 e eu com 50. Vivem desfacelendo pelos corredores quando tiram uma nota 'baixa' (8,5); e o pior, conseguem nova chance...
    Eu, quando me machucava brincando no quintal, passava cuspe e continuava a brincadeira; não tinha tempo pra certas frescuras, graças a Deus!!!
    Beleza de texto, viu?! Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber por email essas belezas de piadfas, aorei este site! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. E pensar que daqui a alguns anos relembraremos do dia de hoje com saudosismo, como relembramos nossa infância...porque se tá ruim, vcs verão daqui a 15, 20 anos...estará pior ainda!

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.