30 de dezembro de 2010

Desespero pelo corpo perfeito



Como diz meu amigo e médico Dr Paulo Muzy, chegou a época da Síndrome do Efeito Desespero Pré-Reveillon-Verão-Viagem-de-Férias-pra-Praia (ou simplesmente Síndrome do Desespero Fitness)

É impressionante que entra ano, sai ano e as pessoas continuam cometendo sempre as mesmas loucuras pela busca do tão sonhado "corpo perfeito".

Na academia que eu treino, desde o começo de dezembro está impossível treinar sossegado. É um mar de pessoas novas que pagam no máximo pelo plano de 3 meses de academia para tentar "secar", "rasgar", "definir" ou qualquer que seja o termo para definir a maluquice que estão fazendo.

Reparei que todos tem algumas coisas em comum :
- Estão visivelmente acima do peso mas acham que em 30 dias vão perder toda a gordura acumulada em 11 meses.
- Ficam 30 minutos em cada aparelho ( Bicicleta, esteira, transport e etc ) acreditando que as calorias perdidas que aparece na máquina refletem em gramas perdidas no final do treino.
- Fazem dietas malucas comendo uma folha de alface, 2 ervilhas e o cheiro do frango
- Procuram por produtos milagrosos que prometem o emagrecimento rápido e fácil tipo aqueles do famoso 1406 ( pura enganação )
- Se entopem de termogênicos, inibidores de apetite e esteróides.
- Ficam perguntando para todos na academia o que é que estão tomando para estar "tão magrinhos e sarados" mas não percebem que o tal fulano está treinando desde o início do ano seguindo uma dieta rígida e um plano de exercícios sério.
- Choram e entram em desespero quando se olham no espelho e percebem que não está adiantando nada.


A brincadeira é séria ..... pode acontecer o desenvolvimento de anorexia, depressão e lesões sérias e complicadas que com certeza vai estragar o seu ano novo, carnaval e o resto do ano.

O corpo perfeito existe sim, mas não é em 30 ou 60 dias que vai aparecer.
Procure um médico especialista em nutrição esportiva, um bom profissional na área de educação física e faça um planejamento a longo prazo.


13 comentários:

  1. As pessoas preferem se jogar em exercícios e dietas malucas no fim do ano do que fazer uma alimentação correta e exercitar o corpo durante todo o ano... As pessoas tem que parar de assistir televisão e se iludir com as pessoas que estão vendo ali e começar a pensar um pouco e fazer certo durante todo o ano.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade tem divulgado padrões extremos de beleza e as pessoas se incomodam com isso. Existem limites que devem ser respeitados em nome da saúde.

    ResponderExcluir
  3. Apoio a Nanda , as pessoas preferem se preocupar em perder todos os quilos indesejados no fim do ano de forma milagrosa a balancear a alimentação e os exercícios durante o ano.Isso acaba com o corpo alem de elas pagarem MUITO mais caro pela academia.

    ResponderExcluir
  4. chego verão...as pessoas correm para a academia...e pensam que em alguns dias vão ficar bom...cada uma ne...o que importa e sentir bem...com ou sem uns quilinhos a mais....rsrsrs...

    ResponderExcluir
  5. O pior é que eu tenho noção dessa síndrome, mas não tem jeito, chega nesse período, eu começo a correr na praia, fazer abdominal, é quase que psicológico.....ahuahauha....Mas não chego a ser neurótico......acho que a sociedade impõe esse tipo de comportamento, mas o clima também estimula a prática esportiva.

    Se quiser conferir o meu novo post, dá uma passada lá:

    http://midiacidada.blogspot.com/2010/12/melhores-estrangeiros-de-2010.html

    abs e um ótimo 2011!!!

    ResponderExcluir
  6. Hj em dia, as pessoas se deixam mt se levar pelo q a mídia prega: o corpo perfeito, sarado e malhado! um exemplo disso veremos brevemente no carnaval, onde aparece a maior exebição de corpos nus e semi-nus do ano. Agora eu pergunto, se a pessoa que perder peso, pq ela nào faz um trabalho a longo e medio prazo ao invés de qurer milagrosamente perder seu execesso de gostosura em tempo recorde? vai entender né? se é magro quer engordar, se é gordo quer emagrecer. quando iremos ficar satisfeitos do jeito que somos? acho q nunca

    ResponderExcluir
  7. Eu vivo entrando e saindo da academia, por preguiça e por falta de tempo. Também porque eu queria que os resultados fossem imediatos, não vou mentir, mas paciência. O corpo perfeito é aquele com o qual nos sentimos bem não é mesmo?
    Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  8. sou magrelo, ja pensei em entrar na academia por varias vezes....porque antes me preocupava por ser muito magrelo...mas hj eu sou muito feliz do jeito que sou....hehehe,
    vc

    ResponderExcluir
  9. É verdade. As academias enchem no verão.
    Quando for oportuno, leia um artigo que postei.

    http://paulstepola.blogspot.com/2010/11/loucos-por-academia-por-walcyr-carrasco.html

    Feliz Ano Novo.

    Abraço,
    Luís

    ResponderExcluir
  10. Erich,
    muito bom o texto, e apesar de ser sério estava rindo aqui sozinha!
    porque é exatamente assim, onde eu treino também esta impossivel de fazer qualquer coisa, tem gente saindo pelas janelas, equipamentos congestionados e ate fila para usar.
    Apesar de não ser tão magrinha assim, sempre ouço dos(a) novatos "caramba, o que voce toma para puxar ferro assim? o que voce usa para manter o peso?" e quando respondo "água", eles não acreditam nem se dão conta que estou na academia a mais de 10 anos, não treino só no verão, mas o ano todo e gosto muito de treinar no inverno... rsrsr academia vazia bom demais!

    Já vi muita gente fazendo toda especie de loucura, e infelizmente o ano passado uma garota de apenas 25 anos morreu de infarto, ela tomava hormonio do crescimento para aumentar a massa!

    ResponderExcluir
  11. Nossa pior que são as mesmas promessas de dieta, sempre!

    E o mais engraçado é que dá em abril e já não tem mais ngm!

    Me pergunto: para onde foi toda a disposição destas pessoas?

    Bem ... acredito que sua frase responda:

    '' Estão visivelmente acima do peso mas acham que em 30 dias vão perder toda a gordura acumulada em 11 meses.''

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  12. éer, eu concordo com sua opinião,
    eu que trabalho com reeducação alimentar sei bem o que é
    as pessoas não se dão conta de que somente a determinação e força de vontade é que leva a pessoa a conquistar seus objetivos, o que não acontece da noite para o dia!

    ResponderExcluir
  13. Os famosos Summer chickens, ou o que eu prefiro chamar, "Filhos da puta que entopem a academia e ficam torrando o saco pedindo exercicios pra ficar RASGADÃO". Sério veio, se tu ta gordo, com um corpo feio, e quer ficar definidinho pro verão, não entre na academia, por favor, se só vai atrapalha quem treina sério, e não vai ganhar ou perder bosta nenhuma. Não se iludam com corpo perfeito se vocês não estão disposto a fazer sacrifícios.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.