28 de outubro de 2010

Atenção, não se engane achando que comida Japonesa é Light !!!




Muita gente acredita que a comida japonesa é super light e leve.
O sashimi é uma ótima fonte de proteínas e ainda possui a Omega 3. sendo que o salmão é o peixe que mais tem Omega 3 seguido pelo Atum. Porém não se engane, no arroz que é utilizado para fazer o sushi tem acúcar e dependendo da receita, a quantidade pode ser relativamente alta.
Para ter uma idéia algumas receitas levam de 300 g a 600g de acúcar para 1 kg de arroz, ou seja, uma quantidade bem alta. Isto faz com que o índice glicêmico seja alto, o que ocasiona picos de insulina e faz com que as enzimas do acúmulo de gordura, chamadas lipaselipo proteica, sejam liberadas....em outras palavras, vai zuar o barraco da sua dieta, principalmente se você é um atleta que controla muito bem a alimentação.

Outro que devemos ter cuidado é o shoyo que possui um valor elevado de sódio.
Em uma colher de shoyo tem o valor de sódio que um adulto deveria ingerir no seu almoco todo.
O shoyo light é uma boa opcão, pois ele nao tem acúcar e a quantidade de sódio é reduzida, porém continua sendo alta. 
O sódio nao é bem vindo, pois apesar de trazer riscos a saúde, como aumento de pressão arterial e retencão hídrica (água) o que ocasiona inchacos.

Outra dica importante para evitar excessos em restaurantes japoneses é escolher pratos combinados, ao invés das opções de rodízio. Quase ninguém é capaz de trocar o "coma-o-quanto-quiser" pelas porções de seis rolinhos, mesmo sabendo que, no rodízio, os sushis são preparados de forma tão mecânica que desapontariam qualquer sushiman que se preze. E quando a refeição termina, você devorou algo perto de 350 gramas de carboidratos, 80 gramas de proteína, 50 gramas de gordura e mais de 2.000 calorias. Um total energético muitas vezes superior à recomendação de um dia inteiro.

Portanto para quem gosta de comida japonesa, cuidado na quantidade achando que um simples peixinho cru não vai atrapalhar.





Fonte : Blog Fernanda Carvalho

8 comentários:

  1. Minha nossa, sou doente por comida japonesa...SUSHI!!!! Bem...o que fazer?!! Sério, o melhor é ficar longe do restaurante!!!!!!! abração, valeu a informação.

    ResponderExcluir
  2. Olá !!

    Não sou muito fã de comida japonesa, mas confesso que achava que eram bem menos calóricas do que as outras, fiquei surpresa !
    Ótimo artigo !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  3. Gosto de comida japonesa, mas não como com frequência. E não gosto de sashimi. Mas foi muito bom saber esses detalhes que passam desapercebidos, desfarçados pela aparência "magrinha"... rsrsrrs.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  4. ah vá, entao vai no mac donalds e se mata.

    ResponderExcluir
  5. eu sou apaixonada por comida japonesa. mas sempre imaginei q fosse calórico, ainda mais aqueeles com frituras, como o Hot Roll :(

    ResponderExcluir
  6. Atenção, não se engane achando que comida japonesa não é só sushi sashimi yakisoba....
    ta certo que o que mais se servem na maioria dos restaurantes é isso...

    ResponderExcluir
  7. ah vá, entao vai no mac donalds e se mata. [2]
    A comida japonesa é só considerada a mais saudavel do mundo, nao de mais!

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.