22 de setembro de 2010

Significado da Principais Palavras encontradas na Internet/Informática

Applets Java - código executado por uma aplicação java, como os navegadores Internet Explorer ou o Netscape Navigator, muito usada para criar efeitos muitimídia nas páginas web, como animações de vídeo ou música.

Backbone - O nível mais elevado dentro de uma estrutura de rede, como a Internet, composto de linhas de alta velocidade, ao qual se ligam linhas de menor velocidade. É a "espinha dorsal" da rede.

Back Orifice - Programa desenvolvido pelo grupo craker "cult of the Dead Cow"(culto à Vaca Morta) que se instala em computadores ligados à Internet e permite que estes sejam controlados remotamente.

Bandwidth (Largura de banda) - Termo que designa o tempo gasto pelas várias tecnologias de transmissão de dados para transmitir uma quantidade determinada de informação. Usualmente medida em bits por segundo(bps).
 
Cookies - Pequenos arquivos de texto enviados pelo servidor que permitem obter informações sobre os computadores que o acessam.
 
Cracker - Uma espécie de pirata virtual, que penetra remotamente em computadores integrados à rede com o objetivo de causar algum dano ou obter informações ilegalmente.
 
Freeware - Software distribuído gratuitamente.

FTP (File Transfer Protocol/Protocolo de Transferência de arquivos) - Padrão de transferência de arquivos entre computadores pela Internet.
 
Gateway - Sistema de interligação de duas ou mais redes com diferentes protocolos de comunicação, de modo que seja possível transferir informações entre elas.

GIF (Graphic Interchange Format) - Formato para arquivos gráficos muito utilizado.
 
Hacker - Especialista em resolver problemas e descobrir furos de segurança em redes, como a Internet, é erroneamente confundido com um cracker.

Hipertexto - Texto que inclui links ou atalhos para outros documentos, permitindo ao leitor pular facilmente de um texto para outro, relacionados, de forma não-linear. O termo foi criado por Ted Nelson, em 1965, para descrever documentos que expressam estruturas de idéias não-lineares, em oposição ao formato linear dos filmes, dos livros e da fala.
 
HTML (Hypertext Markup Language) - Linguagem utilizada para criar documentos em hipertexto para a World Wide Web, que serão lidos pelos browsers.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol) - Protocolo usado para transferir aquivos HTML na World Wide Web.
 
IRC (Internet Relay Chat) - Serviço que possibilita a comunicação escrita entre usuários online. É a forma mais próxima do que seria uma "conversa escrita" na Rede.
 
JPEG (Joint Photographic Experts Group) - Formato gráfico que permite uma alta taxa de compressão de imagens, mantendo boa qualidade, o que o torna muito popular na Internet.

LAN (Local Area Network) - Rede formada por computadores localizados no mesmo espaço físico ou área.
 
Ping (Packet Internet Groper) - O ping é um programa usado para testar o alcance de uma rede, enviando a nós, remotos, uma requisição e esperando por uma resposta. Trabalha medindo o tempo em milissegundos que demora um computador remoto em responder a um pedido enviado por um computador local.
 
POP (Point-of-Presence/Post Office Protocol) - Protocolo usado por clientes de correio eletrônico para manipulação de arquivos de mensagens em servidores de mail.

PPP (Point to Point Protocol) - O protocolo mais utilizado para conectar computadores pessoais à Internet utilizando linha comutada. Permite a transmissão de informação a velocidades suficientemente altas para enviar gráficos e textos. É considerado o sucessor do SLIP, por ser confiável e mais eficiente.

Protocolo - É o conjunto de regras que especificam o formato, a sincronização, o sequenciamento e a verificação de erros na comunicação entre computadores, para que esta se possa efetuar. O protocolo básico utilizado na Internet é o TCP/IP.
 
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) - Protocolo TCP/IP usado para troca de mensagens de correio eletrônico.

Spam - Mensagem de correio eletrônico não-solicitada enviada a muitos destinatários ao mesmo tempo, geralmente com finalidades comerciais.
 
TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) - Protocolo desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para a comunicação entre computadores. Projetado para o sistema UNIX, tornou-se padrão para transmissão de dados por redes, entre elas a Internet.
 
WWW (World Wide Web) - Sistema de hipermídia desenvolvido por Timothy Berners-Lee, em 1990, no CERN(European Laboratory for Particle Physics), é a mais importante aplicação da Internet. Baseado na linguagem HTML, oferece acesso, através de hiperlinks, a recursos multimídia da Internet.

Zip - Formato de compressão mais usado na Rede. Qualquer software baixado da Net vem comprimido neste formato e requer um programa, como o Winzip ou similar, para descomprimir. Tão popular que deu origem ao verbo"Zipar", com o sentido de "comprimir".


2 comentários:

  1. Eu apenas sei 'catar' letrinhas,mas aprendo aqui nos "Trinta".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito útil esse dicionário. Nunca fiz um curso, mas a gente vai aprendendo aos poucos... nunca pensei que saberia usar essas ferramentas como um computador e a internet, mas "tamos" aí.
    Beijokas.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.