14 de junho de 2010

A vantagem de se ter uma chapa puro sangue

O PSDB e a aliança centro direita


José Serra oficializou sua candidatura ao Palácio do planalto. O mesmo se deu com Dilma Rousseff, sua principal adversária, e Marina Silva. Entretanto, diferentemente das adversárias, Serra é o único que ainda não definiu seu vice.

Com a recusa de Aécio Neves, principal alvo dos tucanos, sobretudo por sua força em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, e a inanição dos partidos aliados, PPS, parte do PP e DEM, incapazes de apresentar um nome sequer, as opções menores piores se encontram dentro do próprio PSDB. Os nomes de Sérgio Guerra, presidente nacional da sigla, e Álvaro Dias, senador tucano pelo Paraná, são a bola da vez para o cargo de vice de Serra.

O interessante neste cenário que se encaminha a candidatura tucana, de uma chapa puro sangue, algo raro em nosso cenário político nacional, dado a grande quantidade de partidos relativamente fortes e bem representados no Congresso Nacional ante disputas eleitorais presidenciais de caráter plebiscitário, é a relativa liberdade que o PSDB poderá usufruir se seu candidato sair vencedor. A falta de nomes minimamente razoáveis para compor a chapa tucana revela a pequenez dos partidos aliados, sobretudo o DEM, cada vez mais atrofiado.

Esta situação trará ao PSDB, se no governo a partir de 1º de janeiro de 2011, menos amarras do que normalmente ocorre nos governos de coalizão por aqui ultimamente presenciados. Os favores costumeiros entre aliados governistas sejam de cargos, privilégios, verbas extras, etc., ainda existirão, não tenhamos dúvidas disso. Todavia, em um grau bem menor do que nos anos FHC, afinal a força e o tamanho dos aliados de agora, ou seja, o poder de barganha de DEM, PPS e PP, sobretudo do primeiro, é, hoje, bem menor do que já foi no passado recente desta aliança de centro direita. O PSDB reina absoluto na aliança centro-direita.




Por : Pedro Rossi

3 comentários:

  1. É verdade Erich ,

    Com a saida de Aécio o psdb pode ter uma candidatura puro sangue ,
    mas por outro lado fica mais fraca a candidatura de serra .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  2. Cara.
    Eu sou da opinião de que o Serra nem deveria disputar. Mas, dizem as más línguas que ele ganhou a chance de disputar dizendo ao Aécio: "Você não entende que é a minha última chance?"
    Se for verdade, como ele quer que alguém que tenha escutado isso seja vice.

    Bom, gostei muito do seu blog, tanto do designer, quanto do conteúdo.

    Abraços e boa estreia de copa para nós!

    ResponderExcluir
  3. mas essa é a ultima chance do Serra, parabéns pleo blog

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.