20 de maio de 2010

Conexão à internet usando LEDs ??


A China é muito conhecida pelas cópias baratas de gadgets, mas saiba que também há bastante inovação tecnológica por lá. Esta aqui, por exemplo: a Academia Chinesa de Ciências conseguiu conectar seus computadores à internet sem fio usando LEDs instalados no teto.

Os pesquisadores conseguiram acessar a internet modulando a cintilação dos LEDs, que ficam no teto e servem também para iluminar o ambiente - a cintilação muda de forma tão imperceptível que os olhos nem percebem. Além da função dupla de iluminação e transmissão de dados, os LEDs têm outra vantagem: por não usarem ondas eletromagnéticas - como fazem as redes Wi-Fi atuais - não interferem em equipamentos eletroeletônicos, em aviões ou no corpo humano.

Pesquisadores da Universidade de Boston já mostraram a intenção de criar algo semelhante ao que os chineses afirmam ter conseguido, e explicam o conceito na imagem acima. Por enquanto, os chineses conseguiram chegar à velocidade máxima de 2Mbps - longe dos gigabits que queremos para o futuro, mas o bastante para tocar um vídeo do YouTube em HD sem deixar carregar antes.

Os pesquisadores ainda dizem ter conseguido, através da rede de LEDs, controlar remotamente vários aparelhos domésticos - a rede LED doméstica não só conectaria os computadores à internet, como ligaria os eletroeletrônicos da sua casa a um controle central.



Fonte: Gizmodo

5 comentários:

  1. Oi!
    Não entendo nada desses trem mas,tô aprendendo....rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. o controle absoluto tá próximo, já dá até pra acreditar no anticristo rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Putz... só eles mesmos... um bando de cabeçudo!

    ResponderExcluir
  4. Uau, é impressionante o nível tecnológico que temos chegado. Quem iamginaria que aquela máquina que pareceria um caminhão poderia ser utilizada inclusive com a ajuda de "lamparinas" no teto? Incrível lá, então imagina no Japão haha.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.