31 de maio de 2010

Bronca do Pedrão - Curtas, mas brutas!!!

A tática americana

A posição dos EUA frente ao acordo Brasil-Turquia-Irã revela a forma que os “donos do mundo” agem no plano internacional. Que o EUA é o “player” decisivo em qualquer negociação internacional, estamos carecas de saber. Mas que agem de forma dissimulada, mentirosa, penso que no máximo havia indícios. Eis que a certeza vem à baila.

Não tenho condições de saber se o acordo firmado é bom e cumpre o propósito de frear os anseios bélicos iranianos, apesar de não ter dúvidas que o diálogo é sempre preferível a soluções beligerantes.

O ponto, entretanto, é que o acordo alcançado cumpre todos os requisitos elencados pelos próprios americanos, razão pela qual a ofensiva americana contra ele se mostra inconsistente.
A meu ver, na verdade, esta posição dos EUA mostra que a manutenção de inimigos bélicos lhes é fundamental, sobretudo às suas indústrias e ao desenvolvimento de seus programas militares. Sendo assim, a tática norte-americana consiste em inventar fatos, como no Iraque, ou exigir garantias que pensam ser inalcançáveis pelo inimigo, como com as exigências ao Irã, para prosseguirem com sua cultura bélica. Quando, porém, algo não sai como o planejado, dado que o Irã aceitou as exigências propostas, o jeito é tergiversar. Não à toa, o editorial da Folha desta semana afirma: “Mas o pior desse episódio é a atuação de Obama -um presidente que age cada vez mais com duas caras.”




Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Com as candidaturas a presidência da república definidas, e em pleno vapor, não faz sentido a lei que permite as propagandas eleitorais propriamente ditas somente a partir do dia 07/06.

Todavia, a atuação do comando de campanha de Serra e Dilma frente tal restrição tem sido lamentável. Ambos infringem a regra da mesma maneira, ou seja, de forma irrefutável. Mas o pior é a reação deles diante das infrações de seus adversários. Reagem como se fossem santos, corretos, diante do adversário perdulário. E mundinho sem vergonha!

Por : Pedro Rossi

4 comentários:

  1. Escolhi seu blog para receber o selo "DARDOS", parabêns

    acesse:
    http://worldcicle.blogspot.com/2010/05/selo-dardos-repassando_31.html

    ResponderExcluir
  2. O não cumprimento das leis começam mesmo no topo da piramide.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Na hora do Sapeca iá..iá todos viram santos.
    A coluna está muito legal.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Seu ponto de vista, com toda certeza expressa a realidade em relação aos americanos. Entretanto acho que o fato do Brasil ter tomado a frente de uma negociação tentando evitar o conflito e ter tido sucesso onde os americanos "teoricamente" não tiveram, talvez tenha incomodado aqueles que são os interventores por excelência, os "guardiões da paz mundial". O presidente americano, Obama, com a popularidade em baixa, não poderia deixar que um reles "Lula" fosse o centro das atenções tirando deles o foco dos holofotes.
    Quanto as atitudes cínicas de nossos ilustres políticos e que beiram o descaramento, em nada me surpreendem mais. Surpresa eu ficaria se houvesse correção e dignidade em seu proceder. Isso é muito triste.
    Meu querido, passe lá para um chocolate quente.
    Uma semana traquila, mas proveitosa pra vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.