15 de março de 2010

Va pro quinto dos infernos !!!!

Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para Portugal.

Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção e essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto".
Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro.

O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam "O Quinto dos Infernos" e isso virou sinônimo de tudo que é ruim.

A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama" o que revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar em poucos meses a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.
Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira,o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos...

E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!

12 comentários:

  1. Afinal, a evolução não passa de uma regressão e só traz mais diferenças sociais.Infelizmente as pessoas pensam que com todas estas revoltas estamos indo para a frente...o que me entristece, pq evolução a muito deixou de significar melhorar...

    ResponderExcluir
  2. A propósito já havia visto o blog, muito legal =)

    ResponderExcluir
  3. Que postagem nerd!!! Adorei! =) Muito legal! X) Aprendi muito, e o que faz a sociedade quanto a isso né? Daqui algumas décadas ou menos estaremos pagasndo 50% de nosso salário com impostos! E o pessoal que colhe esse dinheiro todo vai ficar mais que podre de rico o infinito umas duas vezes! huahuahua

    Grande abraço!!! E sucesso com seu blog!

    Visite o meu!

    Ah! Vou colocar sua postagem no TOP TEN em meu blog, pegue o selo lá no site!!! Indicarei essa postagem também! =D

    Até mais!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de avisar que o TOP TEN está na página SUPER BLOGS que você acessa na barra de links no alto da página do meu blog! ^^

    Abraços! =)

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom? A lista TOP TEN do meu blog NWB está quase completa! O blog agora conta com REVISTA VIRTUAL mas para sair na lista TOP TEN na revista é preciso estar com o selo em seu blog!!! Quando colocar comente lá no blog!Então até lá!

    Abraços!!!

    BLOG NWB:http://neowellblog.wordpress.com/
    REVISTA NWB:http://www.neowellblog.xpg.com.br/

    ResponderExcluir
  6. etimologia interessante!!!

    parabéns!!


    www.faltamuito.com

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia, mesmo sem repressão não há insurreição.
    É triste saber que os brasileiros não se mobilizam conjuntamente para nada...
    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  8. Parece que hoje em dia as coisas não mudaram tanto pra gente.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Foi Juro sobre Juro... ai deu nisso.. Desgraça...

    ResponderExcluir
  10. Sonegar imposto é uma questão cultural que remonta aos tempos de Cristo, mas fazer o quê? Não há como fugir dessa imposição que, se não fosse os mau uso do dinheiro público, por certos governantes, até que seria uma benção poder contribuir com o Estado.
    Abraços
    João

    ResponderExcluir
  11. Olá Erich!
    Muito curiosa a origem da expressão brasileira "Quinto dos Inferno", que eu já conhecia.
    É, e a história repete-se, e os países endividam-se, e o povo paga "o quinto dos inferno"! O povo sempre tem que colaborar, não é?

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  12. Erich,

    Adorei o seu texto.

    Muitas pessoas não conhecem o significado da expressão "quinto dos infernos", e foi de grande valia postá-la aqui em seu Blog.

    Lembro-me que ainda na faculdade de direito, na aula de ciências políticas, fizemos um trabalho a respeito e foi muito interessante.

    Quantos aos impostos... kkkkkkk Acredito que o quinto dos infernos já ficou bem para trás..., vamos chegar ao décimo dos infernos... hehehe

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.