18 de janeiro de 2010

Que tragédia! Nunca vi nada igual.

Não sou muito de escrever sobre catástrofes como as que ocorreram no Haiti. Mas de todas as grandes tragédias humanas que ocorreram desde que me conheço por gente, nunca vi nada igual. As imagens são estarrecedoras!

Um país paupérrimo como o Haiti, seguramente um dos 5 mais pobres e necessitados do mundo, passar por isso é um golpe de misericórdia. E olha que com certeza não temos nem 1% da noção do que deve ser estar por lá agora. A impressão que se tem, e infelizmente me parece que não é só impressão, mas realidade, é que Porto Príncipe foi devastado.

Como disse, não gosto de escrever sobre tragégias humanas. No entanto, a magnitude desta, ao aliar um terremoto monstruoso – de energia ou capacidade de destruição equivalente a 30 bombas atômicas – a um país extremamente necessitado, sinceramente, me comoveu. Só se vê corpos pelo chão, e em uma situação inimaginável.

Segundo relatos da repórter da Globo Lília Teles que, com muita dificuldade, chegou a Porto Príncipe : “logo ao sair do aeroporto já é possível encontrar um cenário de caos, com carros abarrotados, todo mundo procurando abrigo, pessoas que perderam tudo e não têm para onde ir caminham pelas ruas. A capital do Haiti está sem água potável e luz desde terça-feira, e as pessoas usam banheiro improvisado e água que escorre na rua para se limpar. A situação da população do Haiti piora a cada minuto. Muitas pessoas continuam desaparecidas sob os escombros, e a cidade tem um cheiro muito forte.”
Ao menos, se é que serve de consolo, o mundo está se agitando pra tentar diminuir um pouco que seja o sofrimento dos pobres haitianos. Em meio a uma situação das piores da história da humanidade, a enviada especial da Globo relata que há solidariedade e altruísmo.
Como qualquer ajuda é mais que bem-vinda, ainda que certamente não seja suficiente, coloco abaixo o site da cruz vermelha internacional para quem possa colaborar.

E, quem sabe, esta catástrofe não sirva para reerguer um povo destruído há muito tempo por conflitos internos e externos, no qual a fúria da natureza foi somente a pá de cal.


http://www.redcross.org/ ou http://www.icrc.org/por


Por : Pedro Rossi

9 comentários:

  1. Não dá para descrever o que se passou nesse país com palavras. Não dá.

    ResponderExcluir
  2. Como você, também não costumo escrever ou enviar notícias tristes. Basta dar uma olhada nos meus posts. Me apego mais às coisas engraçadas, o trivial, o inusitado do dia a dia, mas ontem por acaso, tarde da noite, descobri que não tinha fósforos aqui em casa. Eu queria colocar uma pizza no forno e não podia (meu bichinho de estimação roeu a tomada do acendedor elétrico), queria fumar e não podia. Já estava tarde demais pra comprar fósforos. Aí vi que estava sem poder fazer muito sem aquilo. Aí, quando vi as fotos do terremoto do Haiti pensei: nossa, se a simples falta de um palito de fósforo já me perturbou imagina esse povo, que perdeu tudo e todos perderam, não só as coisas mas os parentes, os amigos, estão seriamente machucados, não têm água, comida, nada.

    ResponderExcluir
  3. O pior é ter de esperar alguma tragédia natural para ajudar esse país, que vive um caos edificado pela fome e pela pobreza (como já cantaram há tempos Caetano e Gil) há tempos...

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  4. Ainda estou estarrecida com td q aconteceu,doi ver um país arrasado, pessoas sem prespectivas, sem esperança... Ta na hora dos poderosos, governantes, influentes ou sei lá o q, colocarem a mão na consciência e ver q guerras não adianta d nada, que a natureza é mais forte do que tudo e todos.

    ResponderExcluir
  5. Seu link foi publicado na Linklândia!

    Parabéns e obrigado por contribuir!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post!
    Nâo há palavras para descrever essa tragédia.
    Um país em plena guerra civil ser atingido por um terremoto?
    Eles precisam de ajuda humanitáia,reconstruir o país e devemos ajudá-los.
    Em especial,devemos levrantar as nossas orações para que Deus os dê a graça de se reconstruir psicologicamente.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Tomara mesmo que o mundo á partir de agora comece a olhar mais pra esse país que precisa tanto de ajuda ,sempre precisou , mas infelizmente ninguem nunca ajudou , vamos ajudar pessoal !


    Parabéns pelo Post ,por mais que o seu blog seja de outro ramo , é importante lembrar nossos leitores para que eles possam ajudar !

    ResponderExcluir
  8. É triste mesmo, impssivel que alguns ainda culpam Deus por isso...

    Abraços
    bom blog... to seguindo no twitter, abs!

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.