31 de agosto de 2009

Cartão Vermelho de verdade

Interessante o gesto simbólico do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) em dar cartão vermelho, em discurso no plenário do Senado, ao colega José Sarney (PMDB-AP). Ao invés das empoladas e retóricas falas comumente empenhadas pelos “nobres parlamentares”, Suplicy lançou mão de uma forma extremamente popular para demonstrar sua insatisfação em relação ao presidente do Senado.
Este tipo de gesto, próprio das expulsões nas partidas de futebol e em outros esportes, transmite uma mensagem muito mais eficaz à população do que os enfadonhos sermões proferidos pelos políticos. Até porque uma imagem como esta, vista em um jornal impresso, na televisão ou mesmo na internet, anuncia exatamente o que se propõe aos cidadãos, além de ser rapidamente inteligível, sobretudo em um país em que há grande aversão a leitura.
Ademais, vale lembrar que as atividades dos parlamentares devem ser, obrigatoriamente, dirigidas à população que o elegeu. Premissa básica que, infelizmente, se faz necessária memorar nestes tempos em que nossos representantes cada vez mais fazem uso privado de bens públicos e brigam entre si com um único intuito, a busca pelo poder. Ou alguém já viu discussões e brigas tão acaloradas como as de agora nas votações e discussões que dizem respeito a políticas públicas de interesse da nação?
O único senão da atitude do senador Suplicy é que a população brasileira já esta cheia de gestos simbólicos que ficam somente nisto mesmo, no simbolismo, sem nunca se concretizar. Seria interessante que se aplicasse de fato o cartão vermelho a muitos políticos. Inclusive ao Presidente da República.




Farra Copa 2014
Já começou! É o que mostra o blog do José Cruz, no UOL Esporte.
O estado do Mato Grosso, governado pelo rei da soja, Blairo Maggi (PR), acaba de contratar o projeto executivo da construção de seu estádio. Fora o fato de já se contrariar a ideia de que recursos públicos somente seriam destinados à infra-estrutura, restringindo-se recursos privados às construções ou reformas dos estádios, a contratação do projeto do estádio da cidade de Cuiabá se deu sem licitação.
O custo de tal projeto executivo é de “módicos” R$14milhões, e o motivo alegado para se gastar dinheiro público sem concorrência é a falta de tempo. Mais cara de pau, impossível!



Por : Pedro Rossi

…leia mais

30 de agosto de 2009

Publicidade X Realidade

McDonalds - Big Tasty



Carrefour - Panetonne Linha Viver Light



Habib's - Double Habib's



Bauducco - Chocottone Maxi




Pullman - Bolo Recheado Romeu e Julieta




Rocambole Pullman








…leia mais

29 de agosto de 2009

Paulo Coelho

Para quem acompanha e gosta dos livros de Paulo Coelho (particularmente estou fora!), o autor disponibilizou no seu blog, três de seus livros inéditos escritos em português, inglês e outros idiomas.

http://paulocoelhoblog.com/internet-books/

…leia mais

28 de agosto de 2009

Tudo depende da estratégia.

PAI - escolhi uma ótima moça para você casar.
FILHO - Mas, pai, eu prefiro escolher a minha mulher.
PAI - Meu filho, ela é filha do Bill Gates...
FILHO - Bem, neste caso, eu aceito.

Então, o pai negociador vai encontrar o Bill Gates.

PAI - Bill, eu tenho o marido para a sua filha!
BILL GATES - Mas a minha filha é muito jovem para casar!
PAI - Mas este jovem é vice-presidente do Banco Mundial...
BILL GATES - Neste caso, tudo bem.

Finalmente, o pai negociador vai ao Presidente do Banco Mundial.

PAI - Senhor Presidente, eu tenho um jovem recomendado para ser vice-presidente do Banco Mundial.
PRES. BANCO MUNDIAL - Mas eu já tenho muitos vice-presidentes, mais do que o necessário.
PAI - Mas, senhor, este jovem é genro do Bill Gates.
PRES. BANCO MUNDIAL - Neste caso ele pode começar amanhã mesmo!

..... ..... ...... ........ ........... ............... .. .. .. ..

Não existe negociação perdida. Tudo depende da estratégia.

…leia mais

27 de agosto de 2009

Duas luas no céu no dia 27 de agosto de 2009

O Planetário Internacional de Vancouver, de British Columbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da Terra. Será no dia 27 de agosto de 2009.
Todavia, o mais interessante de tudo é que isto já estava previsto em um código Maya, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estrelar Alenque, em Chiapas, no México. Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da America, e orgulho da Guatemala.
Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltarão a ver esse fenômeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado desde 11 de maio de 2009.
Duas luas no céu, no dia 27 de agosto, à meia noite e meia, o planeta Marte será a estrela mais brilhante e aparecerá tão grande quanto a lua cheia, mesmo a 55,75 milhões de quilômetros da Terra.
Não perca! Será como se o planeta Terra tivesse duas luas, Este acontecimento só se reproduzirá no ano de 2287. Portanto, divulgue esta informação, pois não se cogita que alguém hoje vivo possa sobreviver para rever esse fenômeno

…leia mais

26 de agosto de 2009

Pousada estrela de peroba - e o portugueiz vai muito bem obrigado


Se o Brasil fosse feito de dialetos, o país seria rico deles.
Olha só a placa da Pousada Estrela, O "outdoor" fica na Praia da Peroba, município de Icapuí, litoral leste do Ceará.
Nós, brasileiros, acabamos nos "acostumando" aos erros e até achamos graça deles, mas, imagine um gringo para entender isso!!!!
Infelizmente, este é um retrato da carência de educação da população.
Nunca ouvi falar de comida de má qualidade no Nordeste, mas se os pratos são feitos como manda a escrita, o professor Aurélio Buarque de Holanda e os nossos estômagos que perdoem os marqueteiros da Peroba.


As melhores observações


"Sopado" de Arraia

Camarão no alho "é" óleo

Lagosta no alho "é" óleo (de novo!!!!)

"Parceio" de barcos

CerveIja ( com I ?? )

…leia mais

25 de agosto de 2009

24 de agosto de 2009

PT definha

A semana que passou foi devastadora. E levando-se em conta os acontecimentos que têm acometido o Congresso Nacional nestes últimos meses, tal constatação não é pouca coisa. Em condições normais de temperatura e pressão, fatos novos incompatíveis com a moralidade política seriam, infelizmente, mais do mesmo. Não o são simplesmente porque decretam o ocaso de um dos mais importantes partidos políticos do cenário nacional e, ainda, trazem consigo a chancela do executivo federal.
O PT não é há tempos um modelo de partido ético e de boas condutas. O caso do mensalão é, provavelmente, o maior exemplo. Entretanto, o episódio ora mencionado ao menos está sendo investigado – na verdade, até um processo criminal encontra-se em andamento com diversas figuras da política nacional figurando como réus na contenda. Vale lembrar, também, que os principais envolvidos no caso foram afastados de seus cargos no governo federal e/ou de suas posições de liderança dentro do PT. Por fim, ainda que seja difícil engolir, não há fatos que comprovem a participação ou mesmo a simples conivência do presidente Lula no esquema.

Nestes dias, por outro lado, a cúpula petista e o presidente da República não deixaram dúvidas de que qualquer resquício de um mínimo de decência fora inegavelmente implodido. Decoro, vergonha e dignidade definitivamente não fazem parte do vocabulário desta gente. Pela governabilidade, é verdade, mas muito mais pela disputa do poder é que estes personagens jogaram para debaixo do tapete a chance de se esclarecer as graves denúncias que pairam sobre o senador José Sarney (PMDB-AP). A vaidade e a sede de poder do presidente e do PT passaram dos limites do tolerável, e quando isto ocorre, é porque princípios éticos e morais não existem. Registre-se, assim, que a falta de limites e de princípios são os piores dos defeitos, capazes que são de enterrar de vez um partido e manchar de forma indelével um governo. É disto que se trata, portanto.




Estreou nesta semana, na página de esportes do UOL, um blog imperdível para quem não “entende” como um país como o nosso é sempre coadjuvante das principais competições esportivas mundiais, mas mesmo assim se dá ao luxo de extrapolar em mais de 1.000% o orçamento do Pan-2007.
Só para registro, a participação brasileira no Mundial de Atletismo-2009, terminada ontem em Berlim, foi vexatória. E os gastos para a candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016, como mostra o blog do Cruz, seguem o padrão do Pan-Americano disputado na mesma cidade. Ou seja, dinheiro público a rodo destinado ao interesse de alguns.










Por : Pedro Rossi

…leia mais

22 de agosto de 2009

Caneta eletrônica pinta em qualquer cor

Sabe o conta-gotas do Photoshop? Você seleciona uma cor na imagem para usá-la como base para pintar outra coisa. A designer coreana Jinsu Park criou um modelo de caneta eletrônica que faz a mesma coisa.

Deve-se apontá-la para algo – podem ser objetos, plantas, frutas e o que a imaginação permitir, e apertar um pequeno botão que digitaliza a cor e a mostra no visor lateral.
Três pequenos cartuchos (vermelho, amarelo e azul), que funcionam como carga da caneta, fazem a mistura de tons para chegar à cor escaneada.
Por enquanto é tudo só um protótipo, por isso não há qualquer estudo de viabilidade comercial.

Veja algumas fotos:








E antigamente aquelas canetas de 20 cores eram o máximo !!!!





…leia mais

21 de agosto de 2009

20 de agosto de 2009

19 de agosto de 2009

Stallone e George Clooney - novos filmes a caminho.

Aos poucos vão aparecendo videos no youtube sobre os bastidores do filme "Os Mercenários", escrito e dirigido por Stallone e filmado no Brasil.
No vídeo abaixo, o lutador de vale-tudo Rodrigo Minotauro, que faz uma ponta no filme, aparece conversando com Stallone e as cenas parecem ter sido feitas antes da filmagem da briga entre eles.
O filme é a história de um grupo de mercenários, classificados como dispensáveis, que tem como missão lutar para combater um ditador na América Latina. Juntos eles possuem uma marca, a tatuagem The Expendables.
No elenco, Gisele Itié, Jet Li e Mickey Rourke.
Os Mercenérios deve estrear no Brasil em Maio de 2010








George Clooney vem com "Up in the air", novo filme baseada no livro escrito por Walter Kirn, ainda sem data prevista para estréia.

No filme Clooney interpreta Ryan Bingham, um "consultor de gestão", especializado em transições e aconselhamento de carreiras, ou seja, tem a tarefa de demitir funcionários para cortar os gastos das empresas.
Quando não está no trabalho, ele gosta de passar o tempo em quartos de hotéis pouco conhecidos e cabines de vôos. Com uma carta de demissão na mesa de seu chefe, e a promessa de trabalho em uma misteriosa firma de consultoria, Bingham está perto de conquistar o seu principal objetivo: conseguir um milhão de milhas como passageiro.



…leia mais

18 de agosto de 2009

Pinpix

O site Pinpix oferece várias opções divertidas para você brincar com fotos mesmo sendo versão de testes e ter algumas áreas ainda em construção.

Você pode montar SLIDESHOWS com temas ja definidos ou montar o seu próprio tema, Montar videos transformando você e seus amigos em verdadeiros astros ou usar a imaginação para ilustrar as fotos com vários desenhos, acessórios e objetos.

É possível mandar diretamente para a sua página de recados do orkut ou copiar o código fornecido.

Vale a pena dar uma conferida.

PINPIX

…leia mais

17 de agosto de 2009

Curtas, mas brutas - parte 4



Segura o presidente

O presidente Lula faz questão de estar presente, chefiando a delegação brasileira, na sessão decisiva de votação da sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A escolha será no dia 02 de outubro próximo, em Copenhague, na Dinamarca.

Se a presença do presidente no evento que decretará a sede das Olimpíadas de 2016 não é decisiva, também não vem a ser inútil. Representa uma chancela importante do governo federal brasileiro ao evento, garantia fundamental, sobretudo aos olhos dos representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), a um país claudicante no que diz respeito à seguridade de condições essenciais a um acontecimento desse porte.

No entanto, com o escândalo de superfaturamento do Pan 2007, com as cada dia mais claras evidências de que a Copa 2014 repetirá o assalto aos cofres públicos promovido em 2007, provavelmente com quantias ainda maiores, tal empreitada é um acinte ao povo brasileiro.
Que o presidente fique por aqui resolvendo o que de fato é importante ao povo brasileiro, ao invés de promover atos que visem o enriquecimento ilícito de alguns.



Collor imortal!

É isso mesmo, o ex-presidente Fernando Collor de Mello será um imortal. O político alagoano, único presidente brasileiro a sofrer impeachment, será agraciado com uma cadeira na Academia Alagoana de Letras, na próxima quinta-feira.

O curioso, entretanto, é que além de ter sofrido um processo parlamentar que culminou com o impeachment, o que por si só mostra que idoneidade moral não faz parte de seus atributos, Collor não tem nenhum livro publicado. O único livro escrito pelo “nobre senador”, “A crônica de um golpe”, ainda está por publicar.

Como bem disse o jornalista Josias de Souza, em seu blog na Folha Online, “o ruído que você ouve ao fundo é o barulho do autor de Vidas Secas, o escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), revirando no túmulo.”




Por: Pedro Rossi

…leia mais

14 de agosto de 2009

GRIPE H1N1

Influenza :
O que fazer quando acabar asmáscaras convencionais


…leia mais

13 de agosto de 2009

Motoqueiros Selvagens - Wild Hogs

Martin Lawrence (Vovó...Zona), John Travolta (Be Cool), William H. Macy (Fargo, Magnólia) e Tim Allen (Um natal muito louco) são 4 amigos que enfrentam a crise da meia idade levando uma vida monótona e chata que não passa nem perto dos sonhos que tiveram na juventude.
Fazem o estilo "guangue" de bar usando jaquetas de couro, desfilando Harley-Davidsons e tomando cerveja uma vez por semana juntos em um bar frequentado por motociclistas e que tem como proprietário Paul Senior do programa de TV americano American Choppers.
Quando Woody (Travolta), o mais bem-sucedido deles, é abandonado pela esposa, uma topmodel, e acaba falindo, decide ser mais do que apenas um motoqueiro de fim de semana e convence os amigos a cruzar o país em duas rodas em uma viagem sem regras, horários e planejamento.
Durante a viagem alem das várias paradas para o xixizinho básico da "meia-idade" e o mico de nadarem pelados em um lago, se deparam com a guangue de motoqueiros "Del Fuegos" que não gostam nem um pouco dos "almofadinhas da cidade" que se fantasiam de motoqueiros nos finais de semana.

O filme ainda tem Marisa Tomei, Ray Liotta e Peter Fonda fazendo participação especial no final.







…leia mais

12 de agosto de 2009

T I R I N H A S








…leia mais

11 de agosto de 2009

Mandy Harley Boulevard - O Banho !!!

Hoje a família acordou cedo ! Papai e mamãe tomaram café comigo, até deixei o papito orgulhoso mostrando que já sento para ganhar petiscos ! Eu não sei o por que, mas a mamãe só dá um petisco quando o papito não está por perto... ainda não identifico sabores diferentes da minha ração, mas acho que é pão com requeijão - gotoooso !!
Achei que seria uma manhã normal, até mamãe aparecer com minha sacola. Obaaa !!! Passeio prolongado ! Tinha tuuudo dentro: fralda, ração, paninho, bebedor, até meu ossinho ! E um tal de banho que ainda não sei o que é, deve ser outro petisco...
Mamãe me colocou no carro e como já sou muito exigente, fui na área vip: no colo ! Lugar macio, quentinho e alto! Eu posso ver tuuudo! Mais tarde descobri que era o mais seguro também...
Odores entram pelas minhas narinas, o vento passa suave pelos meus pêlos sedosos e macios (ok ! ok ! não está tudo isso! ta até meio duro ! quem mandou minha mãe passar aquela coisa oleosa de carrapato em mim?!), o sol reflete o brilho do meu pircing cor de rosinha no meio da testa, estamos na Rua Diógenes... aaaah ! a Rua Diógenes ! Casas imensas com vários espécimes caninos ... ai ai ! digo: au au ! O passeio já valeu !

Que é isso ??!! Me segura !!! mamãeeeeeeeeee !!!!

CRASH !!! POWWW !!!! Zzzzzzzzzzzzzz ...

Mamãe ?! Mamãe ?! Que foi isso ??!!
Não mamãe, to bem, só meu cerebrinho que está meio descolado...
Mamãe ?! Calma mamãe !!!
Bateu ?! P T o que mamãe ?!
PT cruiser ? que é isso?
P Q P ??! Xiiiiii !!! Ai meu São Fancisco !!! A coisa ta feia ...

1 hora depois, saindo da oficina . . .

Mãe ? Eu não to gostando desse cara dirigindo nosso carro! Quem ele pensa que é ? Heim? motorista? pq me tirou da área vip?? e que caminho é esse ?! Por que o carro está capengando ?! Já estamos em casa ?! nãoooooooo !!!! quero passear !! e o banho ?! Já estou com fominha!

Meia hora depois . . . no pet shop . . .

Mamãeeeee !!! Me acooode !!! Esse moço ta enfiando coisas no meu ouvido !!!
Me laaargueee !!!
Ahhhh !!!! Que água friaaaaaa !!!!
Tira esse sabão do meu olho moço !!!
Opaaa !!!! Não esfrega aí não !!! Vô te mordê cara !!!
Toma isso sua mangueira de vento ! e mais isso ! Grrr !!!
Atchim ! Tira esse spray da minha fuça !
Lacinho nãoo !!! nem tem pelinho para prender homem burro ! quero meu pircing brilhante cor de rosinha !

Meia hora depois... em casa ...

Se eu soubesse que tudo isso era para “o banho”, nem tinha saído de casa – QUE DIA DE CÃO !!!














Por : Amoreco

…leia mais

10 de agosto de 2009

Deus no Céu, Sarney na Terra

Poderia falar da confissão do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, de que o país necessitará, sim, de dinheiro público para a viabilização dos estádios, velhos e novos, que sediarão a Copa de 2014. Vale lembrar que quando da candidatura do Brasil a tal empreitada, o mesmo Ricardo Teixeira dissera, reiteradas vezes, que não se investiria nenhum centavo público nos estádios da Copa. O dinheiro do povo seria usado somente para as obras de infra-estrutura. Ledo engano, a farra do Pan-2007 está de volta. Tudo mais que previsível.

Também poderia comentar sobre a situação pra lá de escabrosa de um lavrador capixaba que está preso há 11 anos a espera de seu julgamento. Na verdade, escabrosa é a situação da justiça criminal brasileira, em que o caso acima é só mais um entre tantos outros exemplos. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), são muitos os casos em que pessoas permanecem presas a espera de julgamentos que nunca acontecem ou, pasme, acreditem, com a pena já cumprida. E endinheirados e poderosos, como a dona da butique de luxo Daslu, condenados, ainda que em 1º instância, por sonegação fiscal milionária, permanecem circulando livres pela sociedade.
Imagine se a lei não fosse igual para todos... Dada a aberração injustificável destes fatos, voltarei a falar deste tema posteriormente.

Tudo por conta do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Com a avalanche de denúncias diárias contra o senador, ficaria absolutamente extemporâneo se deixasse para depois o comentário de uma declaração feita nesta semana pelo emparedado.
Em discurso de autodefesa no plenário do Senado, o “nobre” senador tentou mostrar que as acusações de que nomeia parentes para assessorá-lo são infundadas e injustas.
Para tanto, a certa altura de seu discurso, a fim de se defender de uma entre tantas nomeações suspeitas, Sarney argumenta que seu Estado é o Amapá. Isto porque muitos dos nomeados têm ligações com o Maranhão, seu Estado de origem.
Sarney realmente é senador eleito pelo Amapá. Possivelmente porque os cofres públicos de seu “querido” Maranhão não agüentavam mais sozinhos os caprichos e as vontades pessoais da família Sarney. Mas até as paredes de seu gabinete sabem que o Estado maranhense é guiado por Deus, no céu, e comandado por Sarney, na Terra. Cascata da pura o argumento do “senador do Amapá”, portanto.
Aaaah, Sarney também usou para se defender artigos da Constituição Federal (CF) de 1988.
O curioso é que a mesma, veda que funcionários públicos, todos, sem exceção, recebam subsídios mensais superiores aos percebidos pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), algo em torno de R$24.500,00. Mas parece que este artigo da Constituição, 37, inciso XI, não se enquadra ao presidente do Senado. Afinal, a Folha de S.Paulo revelou nesta semana que os cofres públicos depositam todo mês aproximadamente R$52.000,00 nas contas de Sarney. São duas aposentadorias mais o salário de Senador.
Penso que o “nobre senador” terá certa dificuldade em encontrar nesta mesma Constituição o artigo que o isenta de se enquadrar no referido artigo 37, inciso XI, da CF de 1988.






Por : Pedro Rossi

…leia mais

7 de agosto de 2009

Dicas para escrever bem - Parte 2

Dicas para a criação de um texto narrativo:

• Com alguns traços marcantes e essenciais, procure caracterizar física e psicologicamente sua personagem, mas determine a importância dessas descrições para que não pareçam gratuitas e sem função. Torne sua idealização interessante para o leitor.
Ex: fisicamente: olhos castanhos.
Psicologicamente: incrédulo, ingênuo.

• Trabalhe sua linguagem de modo a combinar dados físicos e psicológicos, oferecendo uma visão totalizante da personagem.
Ex: Nos olhos castanhos de Miguel, havia um brilho incrédulo e ingênuo enquanto lia a carta de Joana.

• Lembre-se de que os períodos muito longos (num espaço aproximado de 30 linhas) tornam o texto “arrastado”; já os períodos curtos demais, se não forem bem construídos, podem deixar a sua redação fragmentada. Prefira períodos curtos, sintetizando as ações.
Ex: Todos correram alvoroçados; ninguém se machucou. Primeiro o pânico, depois o riso.

• Procure criar uma situação inusitada que desencadeia uma complicação, pois é o inesperado que sustenta o gosto pela leitura.

• Você pode narrar com ou sem diálogos.
Os discursos diretos, quanto à pontuação, devem ser padronizados. Observe que os diálogos são um recurso da literatura para cativar o leitor. Quando bem articulados, tornam mais fluente a narrativa.
Ex: - O que você esperava que eu fizesse? – gritou João.
- Esperava que reagisse, só isso!.
• Ao introduzir o ambiente na narração, não se detenha em detalhes supérfluos. Caracterize os espaços e objetos determinantes da ação.
Ex: Na sala, apenas o sofá vermelho que acalentava as noites insones de Luís.

•Procure estender ao desfecho a criatividade que você manteve ao longo do texto. O desfecho deve ser original, inesperado, surpreendente, para não transformar a narrativa num simples relato.

• Não se esqueça de que o enredo de sua narrativa, antes do desfecho, deve apresentar suspense e clímax.


Assim, esquematizando, temos:


Personagem(s)
definem-se características e pelas ações.

Enredo
ação, organização de fatos.

Tempo
cronológico (tempo real)
psicológico (tempo mental)

Espaço
lugar (definido pela descrição ou apenas citado)

Foco narrativo
de terceira pessoa – narrador onisciente (tudo sabe, conhece a interioridade das personagens)
narrador observador (tudo vê)
de primeira pessoa (de dentro da história) - narrador-personagem
(conta o que vê como personagem)

Discurso
direto (fala da personagem)
indireto (o narrador (o narrador traduz a fala da personagem)
indireto livre (fusão da fala do autor e da personagem).

…leia mais

6 de agosto de 2009

Dicas para escrever bem - Parte 1

A sua redação precisa fazer sentido. Para que seu texto seja claro, compreensível e possa transmitir a ideia que você queira passar, é importante que ele tenha duas características: coesão e a coerência.
Para começar, pense no fim!
1 - Qual a finalidade do texto? Para que ele serve?
2 - Qual o assunto? Sobre o que vou escrever?
3 - Quem vai ler o meu texto?
4 - Qual tipo de texto vou fazer?
Imagine que você vai escrever uma carta para um jornal comentando uma notícia sobre alimentos transgênicos.
Você deve, então, levar em consideração:
• a finalidade de sua carta (participar do debate, dando sua opinião);
• o que quer comentar (alimentação e transgênicos);
• para quem está escrevendo (os outros leitores do jornal);
• o tipo de texto: a carta.
Depois de ter pensado nisso tudo, você dá sua opinião, usando elementos da carta e escolhendo argumentos que sustentem suas idéias. Assim, para escrever sua carta, você precisa elaborar um texto "coerente", ou seja, que faça sentido.
O texto deve ser coerente não só com suas idéias, mas também coerente em relação ao seu objetivo, ao leitor que pretende atingir, ao gênero textual que está desenvolvendo.

“Sem a leitura não acumulamos vocábulos, não temos contato com pensamentos que descobrimos na leitura, não confrontamos nossas idéias com as do livro. Você precisa ser reformulado pelas idéias do outro e um livro é uma maneira”
(Nélida Pinõn)
É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento.
Para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos, torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre o tema a ser abordado.
No momento da elaboração propriamente dita, a anotação em um rascunho de todas as idéias que forem surgindo constitui um recurso fundamental. Essa etapa funciona como uma espécie de "tempestade cerebral". Esse procedimento permite avaliar o grau de conhecimento sobre o tema.
A partir daí, devem-se organizar as idéias consideradas relevantes de maneira coerente, em parágrafos articulados entre si. É necessário concatenar o exposto no parágrafo anterior com o parágrafo subseqüente, por meio de organizadores ou conectores textuais, como as conjunções e os advérbios, buscando a construção do sentido do texto.
O desenvolvimento das idéias deve seguir a articulação lógica entre as três partes fundamentais do texto, que no caso da dissertação correspondem à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão.
“Escreve claro quem concebe ou imagina claro”
(Miguel Unamuno – filósofo espanhol)

…leia mais

5 de agosto de 2009

Cidade do chopp - para os cachaceiros de plantão

Para facilitar a sua vida Chopp Brahma inventou o Facilitômetro, um serviço que te ajuda a encontrar os bares mais próximos de sua casa ou escritório para você ir a pé, ou que calcula o custo aproximado do táxi do bar até sua casa, ou de sua casa até o bar.


…leia mais

4 de agosto de 2009

3 de agosto de 2009

Cielooooooooooooo









O mês de julho não poderia acabar melhor. Depois do charmoso e exuberante Tour de France, o Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Roma, Itália, dominou o cenário esportivo na última semana do mês.

A competição foi um show, com a quebra de “apenas” 43 recordes mundiais. Como destaques, o já lendário e maior de todos os tempos, o americano Michael Phelps, com 6 medalhas, sendo 5 de ouro, a bela italiana Federica Pellegrini, ouro nos 200m e 400m livres feminino, o alemão Paul Biedermann, ouro nos 200m e 400m livres masculino e a alemã Britta Steffen, ouro nos 100m e 50m livres feminino. Com um detalhe, todos estes ouros foram conquistados com quebras de recorde mundial.

O quinto atleta desta gloriosa lista é o brasileiro César Cielo Filho. Com o primeiro lugar nas provas mais nobres da natação, os 50m e 100m livres, Cielo não só fez história na histórica capital italiana, como emocionou a todos, inclusive os italianos. Seu estilo peculiar, que mistura uma louca e exótica concentração antes das provas e muita emoção ao fim delas, contagiou a todos.

Cielo já é, seguramente, o maior nadador brasileiro. E um dos maiores velocistas de todos os tempos. Basta dizer que o único, além dele, a conseguir a dobradinha nos 50m livres em Olimpíadas e Mundiais foi o russo Alexander Popov, considerado por muitos o maior velocista que a natação já viu. Popov acumula nada mais nada menos que 4 ouros olímpicos e 6 ouros mundiais nas duas provas mais nobres da natação, os 50m e 100m livres.

No entanto, a confirmação de Cielo como um dos grandes da natação não traduz a evolução do esporte no Brasil. Apesar de ter sido o melhor resultado da equipe brasileira em Mundiais Aquáticos, o resultado ainda está bem abaixo para um país que busca chegar à elite olímpica. Afinal, grande parte desta suposta evolução está representada nos feitos de Cielo, um esportista que deve suas conquistas basicamente ao esforço pessoal, da família e de seu treinador australiano radicado nos EUA, onde treina.

Infelizmente, o feito de Cielo não pode ser creditado a estrutura do esporte brasileiro, como podemos ver nas palavras de sua mãe, Flávia Cielo.
“É muito fácil chegar pra mim, quando o meu filho é campeão olímpico, e falar ‘Flávia, você está precisando de alguma coisa?’. Mas eu queria saber, lá atrás, quando ele perdia pra caramba e quase parou de nadar, se alguém chegou pra mim, ou pro Cesar, e perguntou se a gente estava precisando de alguma coisa. Isso nunca teve.”

A verdade é que Cielo tem tudo para continuar a ser exceção, e não a regra. Igualzinho a Gustavo Kuerten, um dos maiores tenistas da história, fruto do talento e do empenho pessoal e familiar. Nada mais.

…leia mais

1 de agosto de 2009

Os menores livros do mundo

Meus pensamentos
Carla Perez
3 páginas, com gravuras grandes






BBBs Talentosos
Pedro Bial
4 páginas, preenchidas apenas com poesias de Bial






Como seleciono atrizes
Pelo diretor do Zorra Total
2 páginas, com desenhos feitos a mão para as meninas entenderem






As coisas que me lembro - minha autobiografia
Marcelo D2
10 páginas. Várias frases incompletas. Termo recorrente: “do que eu tava falando mesmo?”






Segredos do meu sucesso
Paris Hilton
12 páginas. Muitas fotos do pai e dos namorados. Encartado um DVD com um home vídeo que explica o título do livro






As pessoas que gostam de mim
Galvão Bueno
5 páginas, tiragem especial para familiares





…leia mais