19 de outubro de 2009

É este o legado do Pan 2007?

O Rio de Janeiro viveu um fim de semana de terror. O que, aliás, não é nenhuma novidade. A cidade que abrigará os jogos olímpicos de 2016 mostra mais uma vez que o Estado não é soberano nela, mas sim que divide o poder com o tráfico de drogas e suas milícias. Até um helicóptero da polícia militar foi abatido, resultando na morte de dois policiais e no ferimento de outros dois. Um poder paralelo, de fato.

Mas com certeza não foi este cenário pavoroso que os responsáveis pelo Rio-2016 mostraram às autoridades do COI (Comitê Olímpico Internacional) quando da disputa das sedes olímpicas. O que também não muda muita coisa afinal se imagina que os membros do COI com direito a voto sejam cidadãos com razoável discernimento e conhecimento das principais mazelas do mundo e, portanto, devam saber que o vídeo “maravilha” da cidade carioca, apresentado pela candidatura brasileira, não seja exatamente fiel a realidade.

Acontece que as autoridades brasileiras vendem para o mundo, e principalmente à população carioca, que as Olimpíadas representarão uma guinada na vida da cidade, que experimentará um desenvolvimento virtuoso e extremamente benéfico à população, tanto em relação a questões de saneamento como em questões sociais. O que nos levaria a conclusão de que cenas como as deste fim de semana estariam com os dias contados.

Porém, a realidade é bem diferente. Primeiro porque não é necessário um evento como uma Olimpíada para que o Estado faça sua obrigação. Afinal, é disto que se trata, obrigação. E como tal, o Estado deve cumprir com as suas obrigações independentemente de qualquer contrapartida. Até porque o principal financiador, e bota principal nisso, dos jogos olímpicos será o dinheiro público. Segundo, porque esta história de legado de uma competição do porte de uma olimpíada não é nova e, como se sabe, é uma farsa.

O Pan do Rio foi concebido com a mesmíssima história e o que se viu foi, além do assalto aos cofres públicos, praticamente nenhum benefício à população carioca. No quesito saneamento, uma vergonha. A recuperação de áreas degradadas próximas a vila olímpica, que se encontra mais vazia que habitada por sérios problemas de construção, ficou só no papel. A ampliação do metrô, também. E a segurança...

Bem, a segurança durante o Pan foi uma maravilha! Também pudera, foram despejados na capital fluminense milhares de homens da Força Nacional de Segurança para garantir a paz nos 20 dias de evento. Em se tratando de Olimpíada, se for necessário, coloca-se até o exército nas ruas. E provavelmente se terá um evento seguro. Mas e depois, quando termina a festa? Bom, ai, como no Pan, tudo volta ao normal e o pobre cidadão continua a viver em meio ao caos deste fim de semana.

Mas você, caro leitor, poderia me perguntar qual a certeza de que tudo será como antes. Simples, os responsáveis pelo Rio 2016 são os mesmos do Pan 2007. Cenário sombrio e desalentador à vista, portanto.



Por : Pedro Rossi

10 comentários:

  1. Tomare que agora eles tome mais cuidado e que eles conseguiram trazer as olimpiadas pra cá, eles vão ter que saber lidar com isso!

    ResponderExcluir
  2. me desculpe mais eu acredito no rio..
    http://www.maquinazero.com.br

    ResponderExcluir
  3. querido trintão,
    Até a Xuxa que mora no Rio, disse no programa altas horas que não acredita no Rio, disse que nem copa, olimpiadas nem o papa salva mais aquela cidade.

    mas eu acredito, acredito no que as pessoas dizem impossivel, acredito que juntos podemos mudar, sim, este cenarios horrivel que é fruto das drogas.

    Como??? Manda o exercito invadir logo, passar um pente fino naquilo, extrair tudo de ruim daquela cidade, mudar os presideos, as mafias, as leis, muita coisa.

    Se começarmos por ai... ja começamos a mudar um pouco o cenario de guerra e destruição.

    ResponderExcluir
  4. Ah, temos várias opiniões sobre o RJ né?
    Eu sou muito esperançosa, e ainda tenho esperanças sobre o Rio... E tem mais: se o governo não investisse esse dinheiro nos esportes, COM CERTEZA não investiria na educação, saúde.. então, é melhor isso do que nada, não é?

    ResponderExcluir
  5. Hey,

    Apesar de algumas promessas provavelmente não serem cumpridas, terá sempre aqueles que tentarão "provar" contrário.

    por isso a demora pros lados de cá evoluir mais.

    ResponderExcluir
  6. Gente! Eu fiquei muito assustada com isso! De verdade!!!
    Fico só me perguntando como será a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 em meio a esse caos todo...
    Espero que as coisas mudem! Afinal, elas TÊM que mudar! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Só Vendo Para Crêr, "Nosso Mundo ta Perdido, Vou Pra Casa Entristecido".

    Belo Blog, Parabéns Vou te Seguir.
    Se Quiser Seguir, ou apenas visitar esse Blog: http://sulpampa.blogspot.com/

    Ficaria muito contente com sua visita.

    ResponderExcluir
  8. eu creio que ate as olimpidas tudo vai da certo...e tb aconteceu algo semelhante em londres quando ela fopi escolhida teve um atentado la....mas acrdito que tudo vai da certo...

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.