7 de setembro de 2009

Reforma política - parte 1

O arcabouço jurídico-constitucional que dá forma às instituições políticas brasileiras é bastante recente. Data de 1988, com o advento da Constituição Federal da República Democrática brasileira após aproximadamente 20 anos de regime ditatorial. O que significa, por conseguinte, que as instituições políticas brasileiras são extremamente recentes.

Dessa forma, podemos dizer, com segurança, que as instituições políticas brasileiras são melhores do que possamos imaginar. Afinal, se é verdade que temos problemas, e eles são muitos, também é verdade que a democracia brasileira tem virtudes importantes para somente 20 anos de uma nova experiência democrática. Como exemplos, o processo de transição do governo FHC para o governo Lula, processos eleitorais modernos e rápidos – que países com experiências democráticas seculares, sem interrupção autoritária, não têm -, ainda que falíveis, e conscientização da importância do processo democrático por parte dos candidatos.


Continue lendo aqui. . . . . .

Um comentário:

  1. Eu que achei que a personagem do filme O Curioso Caso de Benjamin Button fosse ficção. Mas podemos ver este caso por outro prisma. Ma verdade, em vez de ele ser o sujeito mais azarado do mundo, ele pode ser o mais sortudo. Afinal quantas pessoas são atingidas por raios (e olha que este foi sete) e saem vivas para contar a história?

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.