3 de agosto de 2009

Cielooooooooooooo









O mês de julho não poderia acabar melhor. Depois do charmoso e exuberante Tour de France, o Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Roma, Itália, dominou o cenário esportivo na última semana do mês.

A competição foi um show, com a quebra de “apenas” 43 recordes mundiais. Como destaques, o já lendário e maior de todos os tempos, o americano Michael Phelps, com 6 medalhas, sendo 5 de ouro, a bela italiana Federica Pellegrini, ouro nos 200m e 400m livres feminino, o alemão Paul Biedermann, ouro nos 200m e 400m livres masculino e a alemã Britta Steffen, ouro nos 100m e 50m livres feminino. Com um detalhe, todos estes ouros foram conquistados com quebras de recorde mundial.

O quinto atleta desta gloriosa lista é o brasileiro César Cielo Filho. Com o primeiro lugar nas provas mais nobres da natação, os 50m e 100m livres, Cielo não só fez história na histórica capital italiana, como emocionou a todos, inclusive os italianos. Seu estilo peculiar, que mistura uma louca e exótica concentração antes das provas e muita emoção ao fim delas, contagiou a todos.

Cielo já é, seguramente, o maior nadador brasileiro. E um dos maiores velocistas de todos os tempos. Basta dizer que o único, além dele, a conseguir a dobradinha nos 50m livres em Olimpíadas e Mundiais foi o russo Alexander Popov, considerado por muitos o maior velocista que a natação já viu. Popov acumula nada mais nada menos que 4 ouros olímpicos e 6 ouros mundiais nas duas provas mais nobres da natação, os 50m e 100m livres.

No entanto, a confirmação de Cielo como um dos grandes da natação não traduz a evolução do esporte no Brasil. Apesar de ter sido o melhor resultado da equipe brasileira em Mundiais Aquáticos, o resultado ainda está bem abaixo para um país que busca chegar à elite olímpica. Afinal, grande parte desta suposta evolução está representada nos feitos de Cielo, um esportista que deve suas conquistas basicamente ao esforço pessoal, da família e de seu treinador australiano radicado nos EUA, onde treina.

Infelizmente, o feito de Cielo não pode ser creditado a estrutura do esporte brasileiro, como podemos ver nas palavras de sua mãe, Flávia Cielo.
“É muito fácil chegar pra mim, quando o meu filho é campeão olímpico, e falar ‘Flávia, você está precisando de alguma coisa?’. Mas eu queria saber, lá atrás, quando ele perdia pra caramba e quase parou de nadar, se alguém chegou pra mim, ou pro Cesar, e perguntou se a gente estava precisando de alguma coisa. Isso nunca teve.”

A verdade é que Cielo tem tudo para continuar a ser exceção, e não a regra. Igualzinho a Gustavo Kuerten, um dos maiores tenistas da história, fruto do talento e do empenho pessoal e familiar. Nada mais.

14 comentários:

  1. Muito bem dito!
    Continuaremos torcendo.

    ResponderExcluir
  2. FELIPEE, FELIPEE
    FELIPE MASSA DO BRASIL!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É NADA, EU GOSTO DA NATAÇAO...ESSE CIELO VAI GANHAR MUITO MAIS QUE ISSO!

    ResponderExcluir
  4. Cielo ainda trará muito ouro e glória pro Brasil, ele é jovem, tem talento,força de vontade...

    Sucesso!

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dar-lhe CIELO!!! e o melhor é q é do Brasil...
    Já foi a época em q o brasileiro se "achava" apenas pelo futebol.
    hoje em dia, tem esportes q estão indo muito melhores q o o próprio... o Brasil aprendeu a se 'ECLETIZAR" rs
    E a natação é uma marco.. assim como o vôley... a formula 1... a ginástica... o atletismo... o futebol femenino....
    muito bom post!
    eu tenho um blog novo e estou divulgando, se der, passa lah... dá uma fuçada nos posts e coments rs

    http://ojuninhoblog.blogspot.com/

    Abraços e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tive a felicidade de poder acompanhar muitas provas, inclusive as do Cielo e torci bastante aqui em casa. Foi um excelente resultado.
    Mas concordo quando diz que ainda é pouco para um país que quer estar na elite; ainda vivemos de talentos individuais, embora tenhamos melhorado.
    É torcer pro Brasil investir mais no esporte e que nossos atletas possam nos dar mais alegrias douradas.
    Gostaria de convidá-lo a participar do meu blog escrevendo um texto sobre o tema da semana (Televisão) e o enviando para nosso e-mail. Ele poderá ser escolhido e postado.

    Abraços fraternos,
    www.descargapublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Eu trabalho em uma produtora independente chamada Mukeca Filmes….
    Estamos começando a produção de um curta metragem dia 03/08 que estará pronto no final de agosto. O curta chama “Gelatina`s Crazy”, do diretor Cesar Netto. Gostaria de saber se você tem interesse em colocar o video no site para os internautas assistirem!
    espero um e-mail de resposta.

    abrigado pela atenção

    Pedro Andrade ( pedro_andrade@mukecafilmes.com.br )

    ResponderExcluir
  8. Assim disse a mãe de Cielo: "É fácil chegar na mãe de um campeão olímpico e mundial e perguntar se ele precisa de alguma coisa. Mas e quando Cielo perdia tudo e quase parou de nadar, ele mais precisava de algo antes ou agora?". Criar um esportista no Brasil é difícil. Se dependesse de algo mais além da família e do próprio Cielo, o Brasil ficaria esquecido na olipíada e no mundial.

    ResponderExcluir
  9. A mãe do Cesão disse tudo!! Se depndesse da "estrutura" do nosso país, o César estava lascado!!!
    Quanto ao Phelps, sem comentários, ele é o melhor e pronto!*-*
    E, do Brasil, o Cesão é o melhor de todos, sem dúvida!^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tomara q ele consiga fazr com q nossos politicos olhem um pouco + para os esportes pois eu axo q seria o maior premio q ele podia dar para nos brasileiros pois tds atletas saem do brasil pra ganhar experiencia e q traga muitas medalhas pra nois pois vc merec so plo fato d se tornar o q vc eh oje num pais q nem o nosso

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente no Brasil acontece mt isso, a visibilidade esta quase que somente no Futebol. QUandoe excessoes aparecem a midia cai matando e vira xódó brasileiro. Pelo menos agora ele tem o reconhecimento pela sua dedicação. Abraços e parabéns pelo blog.
    portaleducacaofisica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Torço muito pelo Cielo pq é um garoto super do bem e dedicado a dar o melhor de si para o esporte. Parabéns pelo texto e por repercutir os feitos desse grande atleta!

    Abraço

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.