31 de julho de 2009

Etiqueta no Twitter, messenger e SMS

Twitter
Evite muitas abreviações.
Apesar de ter só 140 toques, você não precisa espremer tudo em uma mensagem. Divida em dois ou mais posts, se necessário. Mas não exagere: se você tem muita coisa a dizer, melhor escrever um post em um blog.

Entenda as respostas.
Como o Twitter não agrupa mensagens, pode ser complicado para as pessoas entenderem suas respostas. A dica é responder a uma mensagem ou comentário apenas com comentários úteis. Risadas e respostas simples podem ser respondidas diretamente.

Seguindo pessoas.
No começo, era comum os usuários se seguirem reciprocamente no Twitter. Hoje em dia, no entanto, isso não é necessário e não é deselegante não seguir uma pessoa que o segue no serviço.

Escolha os lugares.
Evite mandar mensagens de eventos solenes, como casamentos, funerais e outros.

“Retuitar”.
Ao republicar uma mensagem encontrada no Twitter, você deve colocar a abreviação “RT”, o nome do usuário (@fulano) e a mensagem. Se por acaso a mensagem estourar o limite de 140 toques, é possível editar a mensagem para caber no espaço - desde que o sentido seja mantido - ou então cortar o fim do texto.

O Twitter é público. Portanto, não se esqueça: toda vez que colocar uma mensagem no site, alguém poderá lê-la. Se pode ter problemas com isso, proteja suas mensagens ou então não use o serviço.


Torpedos (SMS)
Muitas mensagens?
Não existe um limite de quantos torpedos (SMS) enviar por dia para alguém. Isso depende de sua proximidade com a pessoa e das informações enviadas. De qualquer maneira, se você tem alguma coisa importante para falar, é melhor ligar - o que nos leva a segunda dica.

Ligue, não escreva.
Se você tem alguma coisa importante para conversar - por exemplo, um relacionamento, uma proposta de emprego ou uma viagem - é melhor ligar em vez de ficar mandando mensagens de texto do celular. E nunca, nunca mesmo, termine um namoro via SMS.

Outras pessoas.
Não é necessariamente grosseiro enviar mensagens de texto enquanto você está com outra pessoa, ainda mais se o objetivo é encontrar um amigo. Por outro lado, é descortês dar mais atenção ao telefone celular do que à pessoa que está presente ao seu lado.

Seja simples.
Torpedos devem ser usados para conversas curtas. De novo: se você tem algo importante para contar a alguém, ligue ou mande um e-mail. Vai sair até mais barato.

Responda - ou não.
Você nem sempre precisa responder uma mensagem de texto. Se precisar, você pode responder ligando, com um e-mail, também.

No cinema.
Evite ao máximo usar o celular, mesmo para responder silenciosas mensagens de texto. A luz do telefone pode incomodar outras pessoas e distrair seus vizinhos.


Messenger
Respeite limites.
Nem todo mundo pode interromper o trabalho para ficar de papo por meia hora em mensagens instantâneas. Também não espere que as respostas cheguem imediatamente: a pessoa do outro lado pode estar temporariamente ocupada.

Um assunto por vez.
Evite falar sobre vários assuntos ao mesmo tempo, para não truncar as conversas. Isso pode ser bastante comum, uma vez que os pensamento surgem mais rápido que os dedos conseguem digitar. Procure se concentrar em um assunto por vez para evitar o problema.

Respeite o status.
Se alguém coloca “ausente” ou “ocupado” , isso quer dizer que ela não está ou não pode falar naquele momento. Nada impede de enviar uma mensagem, obviamente, mas não vale ficar incomodado caso ela não responda ou demore para escrever de volta.


Vi aqui

16 comentários:

  1. Todo mundo fala do Twitter ultimamente, e realmente parece ser a grande novidade do momento. Mas acho que sou um pouco resistente à elas, porque parece que fui o único que ainda não aderiu.

    Quanto as mensagens, eu prefiro mandá-las, pq posso mandar de graça heheheh

    E qt ao msn, o dificil eh conciliar tanta gente =D

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vou falar pra Dra. Ana ler a sua postagem ela fez a pouco tempo vai ser legal saber mais das vantagens e facilidades que oferece.

    Abç

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Excelente guia de boas maneiras do mundo virtual. Gostei muito.

    É péssimo conversar com alguém que, além de abreviar em excesso, ainda fala em "miguxês" (exemplo: "GeNtI kI fAlA iii IscrevI AxxiM" - que coisa horrenda!!!).

    Quando leio algo do tipo, dá impressão de que a pessoa bateu com a cabeça no teclado e enviou a mensagem sem querer.

    rs...

    Kiso!

    ResponderExcluir
  5. Até agora ninguém me convenceu da necessidade de se utilizar do Twitter! rsrs... estou esperando uma argumentação boa o suficiente para que eu faça parte. Até lá,nada muda! Uma preocupação a menos...rsrs

    Agora, esse lance de comportamento, muito válida a postagem viu...tem gente que não se toca, precisa de um "cutucão" pra ficar esperto e respeitar os limites impostos pelos outros!

    ResponderExcluir
  6. Twitter eu só uso para divulgar meu blog e isso acontece de vez em nunca, não vejo lá muita graça no Twitter.
    Em relação ao Messenger, eu odeio aquelas pessoas que qdo estou ocupado, ficam chamando a minha atenção no messenger, odeio ver aquela tela tremendo.

    ResponderExcluir
  7. super interessante , estava precisando saber mais sobre twintter..valeu..abraço..

    ResponderExcluir
  8. NEM VEJO NADA DEMAIS NO TWITTER APESAR DE TER PRO BLOG...

    ResponderExcluir
  9. Olá 30 e poucos anos,

    Sua mobilização "Campanha pela Etiqueta no Twitter" já está na lista de links do blogagemcoletiva.org.

    Agora você pode contaminar a blogosfera divulgando a gente por ai. Você pode acessar sua manifestação em www.blogagemcoletiva.org.

    Você pode ajudar este projeto a crescer divulgando nosso banner em seu blog.

    Muito obrigado e não pare de colaborar com a gente.

    Abraço,
    Equipe Blogagem Coletiva.org

    ResponderExcluir
  10. Cara o que essa gentalha vê no Twitter?

    Twitter é um CU. Não serve pra nada porque alguem ker saber o que o outro vai fazer?

    porra cara

    Abraço passa no meu blog e vê se curte

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente, foi muito útil esse post. Um tutorial fascinante para o bom uso da net...E tbm mutio direto. Gostei muito! Parabéns.
    Visite o meu novo blog. Ele tá em construção, mas tá legal ,dá uma forcinha...Olha o link:
    http://breakingnewsmovies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. o twitter eu aindanão me apeguei muito mas quem sabe com o tempo eu fique fã, bom por falar em torpedo por celu eu quebrei algumas regras kkkk terminei um rolo por sms e ainda qdo o menino ligou eu não quis atender kkkk sacanagem minha eu sei... beijão

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.