13 de abril de 2009

A importância do Congresso Nacional

Já não é de hoje que a imagem do Congresso Nacional anda arranhada. Exemplo disso ocorreu na última quinta-feira (09/04/2009), quando o editorial da Folha de S. Paulo e a coluna de Clóvis Rossi, no mesmo jornal, trataram das irregularidades e privilégios inerentes aos ocupantes das cadeiras legislativas brasileiras.

Com toda razão, diga-se, já que dia sim, dia sim - isso mesmo, todo dia, sem descanso - há alguma notícia que traz a tona ações ímprobas dos nossos parlamentares.

Ocorre que os recorrentes desmandos e abusos de poder, reiteradamente flagrados e divulgados pelos meios de comunicação, somados aos vários benefícios que deputados e senadores têm direito, podem ter efeito bastante perigoso tendo em vista que o Congresso Nacional é uma instituição basilar a qualquer república democrática. E, como tal, fundamental para o bom funcionamento da democracia.

Acerca dos abusos e irregularidades dos ocupantes deste poder, muito já se falou e se fala diariamente. Sendo assim, gostaria de ressaltar a outra ponta da freqüente indignação para com nossos congressistas, abordada pelo colunista Clóvis Rossi. Trata-se das generosas mordomias que lhes são asseguradas e, muitas vezes, abusadas! Como diz Rossi, “nossos representantes têm direito a casa, comida e roupa lavada”. Ao que ele sugere que se discuta – a sociedade, pois no que depender dos nossos representantes... - a legitimidade destes direitos.

Para tanto, é importante termos em mente que a atividade legislativa é a responsável pela criação das regras e dos princípios que norteiam nossas relações, pela explanação e o debate das diversas idéias e pensamentos da sociedade e pelo controle dos outros poderes, sobretudo do Executivo, razão pelo qual, historicamente, sua supressão é um dos primeiros atos de regimes autoritários.

Esta breve consideração acerca da Instituição Congresso Nacional é para lembrarmos a importância estrutural dela, independente dos atores que a ocupam. O que não justifica os privilégios oferecidos aos funcionários públicos indignos que a povoam, mas talvez explique a origem destas excepcionalidades. Afinal, quantos funcionários públicos têm direito a auxílio moradia, auxílio vestuário, entre muitos outros auxílios? Desnecessário responder.

De qualquer forma, tal situação, de abusos e irregularidades parlamentares somadas às extensas regalias usufruídas por seus pares, é danosa a legitimidade do Parlamento Nacional, pois faz com que haja um crescente distanciamento do povo com relação às atividades e, sobretudo, as eleições legislativas. Fatores fundamentais não só ao bom funcionamento da democracia como à alteração do “status quo”.
Por : Pedro Rossi

12 comentários:

  1. O Congresso sempre foi e sempre será uma casa formada por safados e vagabundos.

    Quem se candidata a cargos para o congresso? Primeiramente quem precisa da tal imunidade parlamentar, ou seja, hoje do Brasil somente vagabundos, criminosos e safados são contemplados com uma vaga no congresso e por que não nas outras casas tbm.

    Vamos analisar a formação do governo atual? Temos desde sequestradores até assaltantes de bancos.......da pra frente é só lucro......e viva a democracia. Viva o PT....PMDB & Cia Ltda

    ResponderExcluir
  2. congresso??? eles seguem muito bem aquela frase que tem na bandeira do pais... ordem e progresso... mas é assim: ordem para o povo e progresso para a burguesia... muita safadeza

    ResponderExcluir
  3. Somente a informação e o conhecimento liberta, mas como política é um assunto chato, né?
    Tanta falta de vontade e corrupção nos afasta do assunto e contribui para aqueles que são desonestos continuarem no poder.
    Adorei os posts de humor.

    ResponderExcluir
  4. Ah o congrsso to ligado, onde estao os maiores bandidos do pais
    rsrs.
    legal teu post, parabens

    ResponderExcluir
  5. As coisas nunca mudam''..Eh o que todos dizem..A maioria nem sabe quantos até morreram para podermos ter o direito de simplesmente votar''

    Ano que vem...Ano que vem...

    http://nationanimes.blogspot.com
    http://coringabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. la q ta os maiores ladroens
    xD

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  7. Corja de ladrões. Um verdadeiro circo, onde os palhaços são os cidadãos brasileiros. Fiquei revoltada quando li a notícia da conta de quase 15 mil do celular do senador Viana, gastos por sua filha que estava no México. É um absurdo isso, mesmo depois ele tendo pago com seu dinheiro, mas se não tivessem o denunciado, passaria impune e a conta paga com o nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. sinceramente,acho q o erro ja começa em se eleger uma minoria para elaborar e aprovar(quando lhe convem)projetos de lei para uma maioria.O povo é q devia ser responsável pela política,mas achoq é pedir d+ para o brasileiro participar dessa área...enquanto isso elegemos representantes q ñ nos representam para fazer o trabalho q devia ser nosso...

    ResponderExcluir
  9. Eu estou bastante pessimista com o futuro. Acho que esse congresso nada mias é do que um reflexo da população. Se todos os deputados fossem cassados e novas eleições ocorressem, os eleitos fariam as mesmas coisas. O sistema está podre.

    E quem pode mudar o sistema? os mesmos parlamentares. Ou seja, sabe quando eles vão abrir mão de suas mamatas por livre iniciativa?

    Nunca.

    Abraço!
    http://eu-amo-a-ey.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Cara...enquanto os políticos agirem assim (e eu não tenho esperanças de que vai mudar, algum dia, não), nada vai mudar e, se mudar, vai ser pra pior.
    Comentei no post debaixo, tb.
    Beijos

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.