23 de março de 2009

Protógenes Queiroz no olho do furacão

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, comandante da operação Satiagraha, será excluído dos quadros da Polícia Federal (PF). A informação é do blog do Josias de Souza, da Folha Online deste domingo, 22/03/2009.
O afastamento ocorrerá ao término do inquérito em curso que averigua irregularidades cometidas pelo delegado, que prendeu por duas vezes o banqueiro bandido Daniel Dantas em virtude das investigações da Satiagraha.

O delegado corregedor da PF Amaro Ferreira, que preside o inquérito, indiciará Protógenes pelos delitos de quebra de sigilo funcional (vazamento de informações sigilosas) e violação da lei de interceptações telefônicas (grampos ilegais).
Protógenes Queiroz, por sua vez, concedeu uma entrevista exclusiva ao portal “UOL” na manhã da última quinta-feira (19/03/2009). Nela, o delegado afirmou que não cometeu nenhuma irregularidade no curso da operação Satiagraha e que as escutas realizadas foram autorizadas pela Justiça, o que afasta a ilegalidade dos grampos telefônicos. Ele também comentou que a reportagem da revista “Veja” que o aponta como chefe de uma “máquina tenebrosa de espionagem” é mentirosa. Segundo o delegado, “a reportagem foi criação, uma montagem, que não merece o mínimo de credibilidade.”

Neste ponto, gostaria de intervir dizendo que obviamente não tenho elementos para afirmar se é o delegado ou a revista “Veja” quem diz a verdade. Entretanto, em se tratando do periódico semanal mais tendencioso de todos, de fato só tenho a concordar com o delegado que a reportagem não merece lá muita credibilidade.
Afinal, como disse o jornalista Eugênio Bucci em seu livro “Em Brasília, 19 horas” jornalismo sério e profissional é feito de forma objetiva e imparcial. Atributos, a meu ver, distantes da revista “Veja”.

Outro ponto interessante da entrevista de Queiroz foi a afirmação de que é impossível se investigar casos de crime organizado sem o uso de escutas telefônicas e outras tecnologias pois os crimes são bastante complexos e sofisticados. Desde que as escutas sejam legais, é claro. E, de acordo com meu texto anterior, mais uma vez estamos diante do conflito público X privado. No qual a celeuma que normalmente é criada diante da violação de direitos individuais nada mais é do que uma artimanha usada para se preservar criminosos. Visto que a autorização judicial às escutas telefônicas é baseada em investigações e fortes indícios de práticas delituosas organizadas que, desta forma, a devida apuração destes prováveis crimes é de interesse público, notadamente superior ao direito privado de não ser rastreado, enfim, independente de alguns exageros que supostamente o delegado Queiroz tenha cometido, e não me refiro a grampos ilegais e que tais, mas sim a uma carta supostamente enviada por ele ao presidente Obama, isso mesmo, ao Obama, relatando a corrupção de nosso país, como relata o blog do Josias, é de se indignar que desde a deflagração da Satiagraha, o delegado Protógenes tem sido mais mal falado e achincalhado que o próprio criminoso. A punição para Protógenes está muito mais próxima que a punição, se é que acontecerá, a Daniel Dantas.

Para terminar, gostaria de lembrar que “justiça” lenta e tardia é inócua. Nos EUA, o mega fraudador Bernard Madoff, criminoso da estirpe de Dantas, teve seu esquema ilegal descoberto depois da deflagração da Satiagraha e, não obstante, já foi condenado, preso e algemado.
Por aqui, Dantas já foi condenado a dez anos de prisão por supostamente ter oferecido US$ 1 milhão a um delegado, por meio de dois assessores, para se livrar da Satiagraha. Fora os outros diversos processos que corram contra ele, nos quais há fortes indícios e provas de prática criminosa. Mas mesmo assim, Dantas está livre.

Isto é impunidade!

Impunidade que, infelizmente, o povo brasileiro já absorveu.

Prova disso é esta pesquisa feita pela revista “Carta Capital”:

O delegado Protógenes Queiroz foi acusado de cometer ilegalidades durante as investigações da Operação Satiagraha, que levou por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas à prisão. Como você acha que vai acabar esta história?
Daniel Dantas vai para a cadeia e lá ficará por um bom tempo - 9%

Protógenes Queiroz vai para a cadeia e Gilmar Mendes não lhe dará um habeas corpus - 11%

Protógenes e o juiz Fausto De Sanctis vão para a cadeia e Gilmar Mendes promoverá um churrasco em Mato Grosso para comemorar - 53%

Daniel Dantas vai ser eleito deputado em 2010 e começará campanha para assumir o Banco Central - 25%



Fonte: Carta Capital
Por : Pedro Rossi

7 comentários:

  1. Isso é absurdo!! Não é possível que a sociedade brasileira vai encarar mais essa com naturalidade. Tirando a discussãoo da legalidade, já havia ficado clara a influência do Sr. Dantas sobre certos veículos de informação, mas essa capacidade de reversão da opnião pública é impressionante. Agora, simplismente o delegado da PF responsável por investigar sua vida ser considerado um bandido, quase responsável por crime: de ter descoberto/investidado os crimes dele é demais. Vamos abrir o olho!!Parabéns Pedrão pelo post.
    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Enquanto formos o país da impunidade tudo ficará como está ou pra pior.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedro!

    O que mais me deixa triste é que a PF tem trabalhado de forma árdua para colocar bandidos de colarinho branco na cadeia e aí vem esses medalhões e criam outras polêmicas para provar aquilo não precisa ser provado. Parabéns pelo texto e por dar espaço a esse assunto no blog. Precisamos fazer coro por menos impunidade.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. e td fica igual ou pior
    xD

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  5. Que país é este hein?
    Como pode tanta sujeira??
    O povo brasileiro não sabe brigar e muito nemos gritar, somos um "Absorvente gigante" mesmo, como diz vc já absorvemos!!!

    Triste...

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  6. q pais heim?
    =/

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  7. Pedro

    Ele fala a vdd a Veja, me perdoe a sinceridade, só os idiotas que alinda dão uma credibilidade a ela.
    Eu acho que a única maneira dele continuar vivo e metendo a boca.

    bjo Querido

    VAI CORINTHIANS!

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.