4 de março de 2009

A crise na visão de Einstein

A crise na visão de Einstein

Albert Einstein sempre teve uma gigantesca preocupação pelo futuro da humanidade. Em 1935 ele escreveu um livro chamado "Como eu vejo o mundo" onde fez um apanhado geral sobre a crise econômica.
Dica, o livro começa a ficar bom mesmo a partir da página 71.

Segue o texto sobre a crise, segundo Einsten

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência.
O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um.
Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la"

Albert Einstein



A vida é dura, para quem é mole.


Recebido por e-mail

31 comentários:

  1. acho que foi da i que tiraram a fala do professor no filme "thbe day the earth stood still", ele disse que os seres humanos só evoluem qaundo estão a beira do penhasco, no ultimo momento.
    grande Einstein, sabias palavras!
    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre que entro no blog vejo algo interessante e essa vez não foi diferente.
    Muito legal esse trecho do livro e o que o Yago disse, sobre o filme, provavelmente é inspirado nisso mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Não fosse as crises e as dificuldades e mais ainda a vontade de superá-las, ainda estaríamos vivendo como na idade da pedra. Ótimo texto. =)

    Bom Dia!


    Beeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  4. texto bem empolgante!

    atualize sempre t+

    Se puder passa no meu blog:

    http://paginadacomedia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O q se pode dizer Einstein é um genio!

    As frases dele viraram vinhetas no sbt e costuma passar antes do comercial do mc donalds e depois do comercial de absorvente...

    http://www.tudoqueeutilounao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. wow, interessantíssimo o texto. nem sabia que o Einstein deu uma de filósofo também! hehehe

    mas ele está absolutamente certo. é muito fácil culpar a crise por nossos fracassos, quando na maioria das vezes nem tentamos.

    excelente texto!

    ResponderExcluir
  7. Não sei oq dizer! sinceramente!



    entra se puder;

    www.felipeferraz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. No fundo todo mundo se aproveita da crise para tirar proveito dos fracos. O propio Albert (que era um Einstein
    ).

    ResponderExcluir
  9. nossa li 2 vezes e fikei sem reação,
    seu blog eh d++

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  10. Pois é. Einstein sempre grande. Sempre. Visão bem além do alcançe.

    Abraço e vamo que vamo.

    ResponderExcluir
  11. COMO EINSTEIN É TRANSGRESSOR... O OLHAR DELE SEMPRE A FRENTE DO SEU TEMPO. ISSO PRA MIM FAZ PARTE DE UMA GENIALIDADE, EVOLUÇÃO... E PENSAR QUE HOJE QUANTAS PESSOAS PENSAM COMO ELE?!

    POUCAS... E QUE FAZEM A DIFERENÇA NESSE MUNDO...

    Para os chineses "crise" significa oportunidade mesmo, tradução...
    Vejo essa crise como um grande ciclo, sabe?! A oportunidade surge com a necessidade... o individualismo certamente (não posso ser otimista ao ponto de dizer que terminará, mas o homem vai precisar do outro homem, permutas, trocas, como no início das civilizações... Quem lembra o motivo do fim do Império Romano?!
    acho que é por aí... a consciência e o coração juntos!

    ResponderExcluir
  12. Concordo em partes com Einstein. Pra que toda crise seja realmente válida, teríamos que concordar antes de tudo que evolução e progresso sempre são fatos positivos, coisa que não é. Geralmente, o que é evolução para um torna-se involução para outro.

    O que seria progresso para as crianças do Sudão, que vivem ceifadas do direito de progredir? E o que dizer do preço pago pela natureza a cada televisor de tubo descartado? A ciência evoluiu, trouxe a tv de plasma, mas qual preço pagaremos lá na frente?

    Há todo um modelo de civilização equivocado que faz da crise e do caos ambientes para criar ainda mais desigualdades no mundo. Usar Einstein desconsiderando o contexto em que vivemos hoje só serve pro SBT do Silvio Santos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Retrituindo sua visita. Então né, naquela época Einstein já falava em crise e estava certo, é na época de crise que se tem crescimento.

    ResponderExcluir
  14. Um texto perfeito para o atual momento que passamos... porém, como disse Einstein: "Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo."

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ainsten é foda ... SAOKASASKASOKSKOASO

    Zuando ele ... ele fica mais foda ainda

    kkk


    visite: WWW.XISDE-XD.COM

    ResponderExcluir
  16. kkkk
    fala oq?
    o cara sabe das coisas
    xp

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  17. Tem um selo pra você no blog:
    http://adminhavida.wordpress.com/2009/03/03/olha-que-blog-maneiro/

    ResponderExcluir
  18. naquela época Einstein já falava em crise e estava certo, é na época de crise que se tem crescimento.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Erich!

    Boa dica de livro e essa passagem que vc compartillhou no seu post é muito bonita e mostra que devemos sempre lutar para superar as adversidades.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ufa! Por um momento achei que "Crise na visão de Einstein" significava que as Teorias da Relatividade Geral e Restrita tinha caido por terra... já estava pensando que tudo o que eu aprendi sobre física não valia mais nada... hehehe

    Sobre ele o que tenho a dizer é: Deus joga dados sim... Mas Ele é o dono da banca, e todo mundo sabe que a banca nunca perde... hehehe

    Einstein viveu num momento histórico e foi um personagem fundamental desse momento. Ele viveu durante o pior conflito bélico humano. Se alguém entende de crises, talvez seja ele...

    ResponderExcluir
  21. Sábio Einstein!!!

    Pena que a sociedade alemã da época, ao invés de trabalhar duro para reverter o quadro de calamidade econômica, preferiu apoiar um louco cujas idéias eram apenas expandir território através de guerras e usar judeus e outros grupos minoritários como os responsáveis pela crise.

    Tomara que desta vez os erros do passado não venham a se repetir.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  22. muito bom o seu blog.
    eu tenho uma pergunta vc divuga ele em mais algum lugar ou so no kut msm?
    abç

    ResponderExcluir
  23. Sabe sou um amante da história humana, não sou um conecedor a fundo. mas tenho meus enlases amorosos com o caminhar da humanidade desde que um macaco louco resolveu descer da arvore hehehe
    bom Einsten era uma lampada e até hoje da margem a estudos fantásticos, sobre o tempo de crise num contexto político e ecônomico a criatividade e a visão positiva só nos trará beneficios com certeza!
    E num parâmetro de vida é um momento de construção e reflexão, porém, um momento de arregaçar as mangas e ir a luta, um momento de fazer acontecer a história.
    Sabe encaro estes dois contextos vida e polica como algo ciclico mas com uma "noção" de tempo "diferente".
    E olhando desta forma, encaro como se nos circulos quando o sentido esta em declinio, depende da velocidade e impulso para definir o aclive, então dependendo do tamanho da crise e da forma como a deixamos ela nos atingir vai definir a forma como iremos escapar dela.
    E para um pensamento pessimista que define que a crise ou as crises é estar no fim do poço eu lembro que depois que se chega ao fim de um poço o que resta é subir!
    valeu pela reflexão meu caro rich. e como prometido um comentário..rs..

    ResponderExcluir
  24. Oi um texto interessante e com muita verdade.
    Muito sucesso!

    Melhores cumprimentos

    ResponderExcluir
  25. Perfeito! São nas dificuldades que surgem as idéias, a força, quando tudo está bem, parece que a nossa mente "relaxa" um pouquinho, é preciso que aconteçam crises (em qualquer área de nossa vida, não somente na área financeira) para que a gente sacuda o esqueleto e façamos mudanças positivas na nossa vida. A crise é uma benção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Costumamos pensar em Einstein como cientista mas ele era também um grande pensador. O texto é maravilhoso, principalmente se pensarmos que foi escrito por um homem que vivenciou 2 guerras mundiais! Adorei o blog! =) Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Einstein é o cara!!!
    No intervalo comercial do SBT, passa uma mensagem que fala sobre a crise de ideias, sobre a falta de criatividade.
    E agora eu descobri que a mensagem foi tirada desse livro do Einstein.

    ResponderExcluir
  28. A crise do Einstein foi maior do que se pensa. TODA a produção séria dele se deu até o redor dos 23 anos. O resto da vida ele mais se atrapalhou do que contribuiu para a ciência, vide embates rumorosos através de cartas Einstein X Bohr. A visão retrógrada de Einstein o impediu de vislumbrar o descortinamento revolucionário propiciado pela mecânica quântica, que ironicamente bebeu nos fundamentos da relatividade. Quanto a crise? Isto não existe, é uma criação da imprensa.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.