10 de janeiro de 2009

Frutas e seus benefícios para a saúde.

Acerola:
Propriedades Nutricionais:Muito Rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio, fósforo, Ferro, magnésio e manganês.

Valor Calórico:100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.

Propriedades Medicinais:Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.

Banana:

Propriedades Nutricionais:A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.

Valor Calórico:
100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias.

Propriedades Medicinais:Por ser Rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Coco:
Propriedades Nutricionais:O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor dos sais minerais potássio, sódio, fósforo e cloro. Sua polpa é Rica em fibras e bastante calórica.

Valor Calórico:
100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias.
100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Propriedades Medicinais:A polpa do coco é Rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados

Laranja:
Propriedades Nutricionais:
Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Valor Calórico:
100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Propriedades Medicinais:
Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.
Limão:

Propriedades Nutricionais:Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides.

Valor Calórico:
100 gramas de suco de limão verde fornecem 39,2 calorias.

Propriedades Medicinais:O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo sendo, portanto, o limão um dos melhores remédios para a cura. Vale lembrar, ainda, que o limão também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males.

Maçã:
Propriedades Nutricionais:
A maçã se destaca pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.

Valor Calórico:
100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.

Propriedades Medicinais:A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo, gota e artrite.

Mamão:
Propriedades Nutricionais:É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes.

Valor Calórico:100 gramas de mamão papaya fornecem 36 calorias.

Propriedades Medicinais:O mamão tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue. Suas sementes têm ação contra vermes e seu grande conteúdo em betacaroteno o torna um poderoso antioxidante.

Manga:

Propriedades Nutricionais:
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Valor Calórico:100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.

Propriedades Medicinais:A manga ajuda a purificar o sangue e um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

Maracujá:
Propriedades Nutricionais:
O maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém também boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras.

Valor Calórico:100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Propriedades Medicinais:
Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções.

Melancia:
Propriedades Nutricionais:Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.

Valor Calórico:100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.

Propriedades Medicinais:
É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular.

Melão:

Propriedades Nutricionais:Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Valor Calórico:100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Propriedades Medicinais:Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais. Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante, afina o sangue. Para as mulheres na menopausa uma boa notícia: o melão ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação.

Morango:

Propriedades Nutricionais:
Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de ácido oxálico, substância que pode causar pedras nos rins em pessoas que tendem a desenvolvê-las.

Valor Calórico:100 gramas de morango fornecem 39 calorias.

Propriedades Medicinais:Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena.

Pêra:
Propriedades Nutricionais:Boa fonte de carboidratos, a pêra também possui doses consideráveis dos sais minerais potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitaminas C, provitamina A e, em baixos teores, vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras.

Valor Calórico:100 gramas de pêra fornecem 63,3 calorias

Propriedades Medicinais:A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Também é boa no combate a prisão de ventre e inflamações do intestino e da bexiga.

Pêssego:
Propriedades Nutricionais:O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.

Valor Calórico:100 gramas de pêssego fornecem, em média, 51,5 calorias.

Propriedades Medicinais:
O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

Uva:
Propriedades Nutricionais:
É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.

Valor Calórico:100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

Propriedades Medicinais:Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.


Fonte: www.loucucar.com.br






Curtiu o Blog ?
Acompanhe pelo Facebook

19 comentários:

  1. Amooo frutas.
    Melancia,banana e uvas tem sido as mais consumidas aqui em casa. Mas o pé de acerola está carregadinho!

    ResponderExcluir
  2. Humm... post bem a calhar. To numa dieta ferrada. hehe. bju

    ResponderExcluir
  3. Nosso país é rico com frutas tão ricas em nutrientes, mas, ainda assim, a maioria das pessoas preferem comer "porcaria".

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que demais esse post...

    Eu gosto de fruta, mas nem sempre tenho tempo de comer...

    Beeijo =)

    ResponderExcluir
  5. não sou muito fã de frutas, apesar de todos esses benfícios ;x

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse post, parabéns! Preciso de frutas BEM calóricas para engordar! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Mamãe amassa todo dia uma bananinha pra mim! E sempre diz: "Come, que tem muito potássio!". Ela sabe das coisas...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Opa! Excelente dicas da importãncia de comer frutas para uma dieta saudável. O que vejo aqui, pelo menos onde moro, é que está na época das acerolas e das bananas...é só olhar para um quintal que vc ver os pés carregados - no caso da bananeira, aquela pena toda.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Não sabia das propriedades de quase todas frutas aqui! Que maravilha ter conhecimento agora. Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou vegetariano... E já estive à alguns passoas de ser frutariano. è o ápice em termos de saúde do corpo e da alma, mas...

    É uma escolha complexa.

    ResponderExcluir
  11. O post veio na hora certa mesmo..
    entrei na academia, agora quero perder uns 3kg pra ficar legal ;D

    ResponderExcluir
  12. A alimentação é muito importante para nossa saúde e com certeza as frutas tem que fazer parte do cardapio. Parabéns pelo post Erich.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Boa, Erich!
    Informações superimportantes. A gente as vezes por comodismo ou pressa prefere comer uma bolacha de tarde do que um cacho de uva. Vale a pena "perder" 5 minutos e comer algo saudável.

    Abração

    ResponderExcluir
  14. Gosto e consumo muita fruta. Um abração. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  15. Kiwi tb é execelente, a única coisa que regulou meu intestino. Experimenta!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito bommm, valeu adoro ler coisas realmente importantes!!!

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha, Deus o criador do mundo e das frutas. Cada fruta tem sua função de cura. Amo comer frutas, se todos comessem , não teria doenças . Deus teve cuidado de deixar as frutas para não termos doenças. Mais a maioria das pessoas não gostam de frutas.Beijos

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.