19 de janeiro de 2009

Copa 2014, a farra já começou!

Após o escândalo dos gastos com o Pan do Rio-2007, continua o festival de gastos públicos com eventos esportivos em nosso país. Afinal, o Pan-2007 superou o seu orçamento em aproximadamente 1000% e até agora ninguém foi ou está perto de ser responsabilizado por esta roubalheira. Ou seja, mais uma amostra de impunidade que encoraja malfeitores públicos a seguirem suas práticas habituais. Assim, a bola da vez é a Copa de 2014.
Antes de falar da Copa do mundo de futebol, que ao menos está assegurada em terras tupiniquins, vale lembrar que a candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016, com pequenas chances de êxito, já vem consumindo rios de dinheiro público. E sem licitação pública, o que já virou regra neste tipo de evento.
Com relação à Copa do Mundo de futebol, a ser realizada no Brasil em 2014, já há diversas amostras de que o poder público será o grande financiador de um evento que pouco ou nada contribuirá para a melhora da prática esportiva nas escolas, onde de fato deve haver investimentos. Os estádios para a Copa-2014 são uma boa amostra, dentre outras. Apesar do discurso oficial ser de que o poder público somente investirá em áreas de interesse público, como transporte e segurança, deixando assim um importante legado a população brasileira, o que se vê, na realidade, é o Estado sendo o grande financiador dos estádios que abrigarão as partidas da Copa-2014.
Pois bem, eis que o jornal Folha de São Paulo deste domingo último, 18/01/2009, em seu caderno de Esportes, dá outra amostra de que a Copa-2014 será, ou melhor, já vem sendo prejudicial aos cofres públicos. Isto porque o jornal noticia que Estados e Prefeituras brasileiras, mesmo sem garantia de que irão ser sede da Copa-2014, abriram os cofres para tentar se garantir como uma das sedes do evento. Para tanto, o festival de gastos têm ocorrido, como sempre, sem licitação.
Estes gastos sem licitação vão desde a contratação de caríssimas consultorias para elaboração de projetos até viagens e participações em eventos às custas do dinheiro do povo. E vale ressaltar que tanto cidades favoritas quanto àquelas com remotas chances de serem escolhidas como uma das sedes da Copa-2014 entram no rol destes gastos. Ou seja, uma verdadeira farra!
E o senhor ministro do Esporte, Orlando Silva, um dos maiores “arroz de festa” deste país, é um dos maiores incentivadores destes eventos grandiosos. Tanto que seu ministério freqüentemente gasta vultuosas quantias com a promoção da candidatura do Rio-2016 às Olimpíadas ao invés de investir no esporte de base.
Mas como disse no começo do post, o maior incentivo para tais irregularidades está na impunidade. Se o Pan-2007 foi o escândalo que foi e nada aconteceu, então...





Por: Pedro Rossi

48 comentários:

  1. eh, cara...ainda to meio com o pé atrás com essa copa...vamo vê, vamo vê!
    AEHAUEHUaheuaheuhuhUHEHuheuHAEUHuah

    --
    www.moolegal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Somos o país da impunidade, meu caro... Agora, imagina tudo aquilo que fica por debaixo do pano?

    Marcelo
    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Po, a galera reclama demais. Não sei se é porque eu gosto de futebol, mas pra mim essa copa no brasil vai ser um grande salto para o país. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Que isso... Nem tem como ter tanto Pan em seguida aqui naum...
    Mas ELES ganham verba de impostos, por causa do turismo - sim, ELES; pois os comerciantes tão f*d*d*s de tanto imposta pra pagar!!!

    ResponderExcluir
  5. POde acreditar nisso, e o pior é que esse é só um dos motivos pra robalheira nacional. quando não se tem motivo pra roubar se inventa um.

    Grande abraço

    http://ccdodia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. a faca de dois gumes, existe pessoas e pessoas ou deveria dizer políticos, pois é que o Brasil se aproveitaria para o bem dessa copa com certeza, mas com pessoas com a intenção de ajudar, promover, planejar tudo minuciosamente com rigor. Mas...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom a copa do mundo ser feita aqui no Brasil, mas se for feita com a estrutura que é feito o brasileirão acho que num vai ser muito bom naum .... mas enfim...eh ver pra crer ... parabéns pelo blog, e se tiver um tempo gostaria que vc fosse no meu blog para conhecer .... abração

    ResponderExcluir
  8. A copa vai ser boa demais para o brasil
    os estádios vao ser EXTRAORDINARIOS
    eu vi umas fotos na net dos estadios que serao construidos é um melhor que o outro.
    Isso vai trazer mto incentivo ao turismo
    vai ser otimo para nós.

    http://istosimmsica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Acho que o Brasil não poderia sediar copa alguma, com índices de criminalidade altos, polícia mal preparada, pobreza... Por Favor, dinheiro utilizado em construir grandes estruturas que depois não revertem em benefício do todo!
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  11. Bah, por coincidência atualizei meu blog com uma matéria da copa de 2014!

    ´Faleu sobre os 12 bilhões que serão gastos e as consequência disso, depois se quiser dauma lida lá, valeu!!!


    http://cambaratricolor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Tinha que haver auditoria nesses gastos, nas licitações e na prestação de contas!

    ResponderExcluir
  13. EU JÁ FIZ DENÚNCIAS(SÉRIAS E FUNDAMENTADAS PELO MEU TRABALHO JORNALÍSTICO) SOBRE AS FALCATRUAS DO FUTEBOL NACIONAL...

    OS LEITORES GOSTAM E REPASSAM.

    PORTANTO, CONTINUE FAZENDO O MESMO! ABÇ

    ResponderExcluir
  14. Pois é,
    polêmicas...eu acho que o Brasil ser "anfritrião" de coisas como Pan Americano, Copa do Mundo , Olimpiadas etc, é uma coisa muito importante. primeiro pq os olhos de TODO o mundo vai estar virado pra cá, investimentos no esporte(?)

    esse é o grande problema,como você disse...não se preocupam com a base.

    um grande exemplo disso foi o nosso medalhista dourado César Cielo que treinava nos EUA D:

    ResponderExcluir
  15. E começa essa novela mais uma vez.Sem duvida haverá um grande rombo nos cofres públicos.
    Me pergunto se será uma boa pro Brasil sediar esta copa.Veremos os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  16. Nisso tudo tem um lado bom: as crianças e adolescente se interessarem pelo esporte. Mas com os investimentos para a construção de estádios (etc) haverá muitos desvios de dinheiro. Sem dúvida.

    ResponderExcluir
  17. acredito que a copa pode ser bom pra cidades...pelo menos a mionha ta preparando projetos que vão ser úteis para o futuro...

    só q tem essa coisa do desvio de dinheiro...dai é foda

    sei la...é esperar pra ver ou procurar e ver

    ;D

    ResponderExcluir
  18. Eis o problema. Espertalhões. Se ao menos fizessem melhorias em pró da população como se realmente fossem ser sedes, seria compreensível.

    Advinha o destino do material comprado para o Pan? Depósito da prefeitura. MAterial caro que poderia ser usado para treinamentos de novos atletas....

    ResponderExcluir
  19. nao tenho nada contra gastarem dinheiro com esse tipo de evento
    acho que isso até é bom para o Brasil, principalmente no fator turismo, porem tambem é necessario investirem em escolas, hospitais, segurança e muita coisa, que nao chegam a investir nem 1 terço do que gastam nesse tipo de eventos

    ResponderExcluir
  20. Putz, normal neh, nosso dinheiro sempre indo pro lugar errado...enquanto isso nas escolas nao há incentivo algum aos esportes...mas a "mascara" para os outros paises será feita na Copa... :(

    ResponderExcluir
  21. É meio paradoxal, uma vez que ao mesmo tempo em que se ganha tanto no que se refere à visibilidade, turismo etc e tal, se perde rios de dinheiro com obras pouco satisfatórias, que praticamente serão feitas praquela ocasião, e que ainda continuem de pé após o evento, não matam a fome de investimentos maciços em educação e até no esporte como via de separação pras crianças que moram em locais perigosos, que tem carência de educação e, por isso, acabam desviando seus caminhos para as formas ilícitas de se ganhar dinheiro...
    Tudo uma pena!
    Gostei do tom c´ritico.
    Um beijo, Flavia

    ResponderExcluir
  22. E da-lhe pao e circo p brasileiros.... xD

    ResponderExcluir
  23. Também to com pé atrás com essa copa! E tipo, mesmo que seja bem organizado, espere que quem vá aos jogos não envergonhe o país vaiando o presidente...
    Enfim, vamos esperar...

    ResponderExcluir
  24. Passando para retribuir a visita!
    Sobre a crítica: Essa "novela" novamente está se repetindo... rsrs.
    Gostei muito das tuas postagens!

    ResponderExcluir
  25. Se o oróximo passo for seguir o exemplo do pan, a única coisa que podemos pensar é que o contribuinte está ferrado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Pedro,

    O PAN 2007, na figura do senhores Orlando Silva Júnior e César Maia, lavou dinheiro comprovadamente. Alguns veículos independentes noticiaram o fato, mas foram calados, já que o caso envolve o governo diretamente. Empresas do setor de construção civil se beneficiaram dessa farra, que só começou.

    O senhor Orlando Silva em sinal de "honestidade", uma de suas grandes "virtudes", convidou semana passada J. Hawilla, dono da Traffic - principal investidora do futebol brasileiro - para o Conselho Nacional do Esporte, que determina a verba e participação das empresas nos clubes e entidades esportivas.

    Este é o Brasil de Orlando's, Hawilla's e outros senhores que não se interessam pelo esporte e pela bandeira brasileira flamejando nos céus. Interessam-se pelo verde, marrom, azul contido em objetos de papel, que em suas mãos tornam-se incontáveis, tal a descaração e abuso com o dinheiro público.

    Abraços e esteja convidado a conhecer o Sem Fronteiras.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. o país em que vivemos é lindo, isso é. Mas ainda esta longe de se tornar um país de vergonha.

    ResponderExcluir
  28. Olá amigo, somos a Equipe Bueno Rocha do Blog dos Downloads e viemos convidá-lo a conhecer o Blog Gratuito de Verdade.

    Nossa url é: http://gratuitodeverdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Ola. Obrigado por participar na primeira enquete do Blog ProudBrasil.

    Gostaria de te informar que ja saiu o resultado. para conferir, acesse: http://proudbrasil.blogspot.com/2009/01/resultado-da-enquete.html

    bjos, abrss e volte sempre =]

    ResponderExcluir
  30. Vai ser bom pra aprende,vai ser a maior vergonha que o brasil vai passar na história !!!!

    ResponderExcluir
  31. Opa quem duvidava...que isso iria acontecer...e é só o começo, como diz a lei de murphy, se da para piorar com certeza, vai...e é esse o caso..

    ResponderExcluir
  32. Não sei se é bom ou ruim...
    Mas um evento desse o Brasil tem que sediar..faz tanto tempo que houve isso por aqui.
    Espero que seje bem estruturado e como já citaram sem muito..."por debaixo do pano",já que começou assim!

    ResponderExcluir
  33. Voltando aqui para concordar Orlando Silva, um dos maiores “arroz de festa” que existe.

    Está sempre em festas e entregas de prêmio. Adora a mídia, mas nunca apareceu na quadra de um colégio público!

    ResponderExcluir
  34. Blog bacana e interessante.

    30 e poucos, Palmeirense, saiba que eu tenho a maior admiração pelo Palestra, considero um time-irmão do Cruzeiro.

    ---
    Que absurdo, sempre estaremos repetindo a expressão TUDO COMO D'ANTES NO QUARTEL DE ABRANTES.

    Nada muda nexte paez.

    Quando nós iremos nos insurgir?

    ---Siga meu Blog---

    Abraços e...

    Saudações Celestes

    SITE/BLOG
    Sou Cruzeirense - Site
    Sou Cruzeirense – Blog
    CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
    ENTREM, DÊEM UMA ESPIADINHA E SINTAM-SE A VONTADE

    ResponderExcluir
  35. Acho que um país de terceiro mundo como o nosso teria mais com o que se preocupar do que querer gastar o que não tem com essa Copa, sinceramente! =/

    http://retalhospessoais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Excelente post. Como se não bastasse a fanfarra em torno do Pandemonio, agora teremos o desvio de dinheiro público para o ralo da Copa de 2014. Pior,leio no jornal que o Maracanã está para ser arrendado por Flamengo e Fluminense a preços módicos, em mais um episódio de sequestro do patrimônio popular. E pensar que Eduardo "Upa-Upa" Paes e Sérgio Cabral ainda se dizem vascaínos...

    ResponderExcluir
  37. Tá só no começo ainda. A festa vai ser muito maior... Se com a campanha, veja bem "campanha" para a olímpiada Rio-2016 chove dinheiro do governo, mesmo com as chances mínimas de conseguir sediar, imagina com a Copa já garantida? E quem paga a conta, claro...

    Abração

    ResponderExcluir
  38. isso é bem típico das pessoas que lidam com o dinheiro publico no nosso país.. ainda que tivessemos que gastar pra dar espetáculo, pq não fazer da maneira correta que é por meio de licitações?

    2014 promete... um alto gasto! mais um assalto aos cofres (as nossas custas)

    abraços!

    ResponderExcluir
  39. Bom dia!

    Parabéns pela postagem!

    Se as pessoas manifestam sua indignação através da mídia, de blogs, enfim, se não ficam apáticos perante a este desparate e ainda assim estas coisas acontecem, imagine só se todos ficassem calados?

    ResponderExcluir
  40. Já estão gastando o dinheiro em promoção para as olimpíadas de 2016?
    Os caras são muito cara de pau, o Rio tem poucas chances de sediar e mesmo assim ainda gastam dinheiro público. Como você mesmo citou, o que se deve investir é na base esportiva brasileira, montando centros esportivos.

    ResponderExcluir
  41. Nuu cara parabéns pela postagem !!
    Muito Boa, mas infelismente é essa a pura verdade brasileira, qespero q hum dia superemos isto !

    ResponderExcluir
  42. Algumas pessoas simplesmente não tem a instrução necessária para receberem essas informações e por isso não vêem os males dessa Copa. Essas pessoas não são culpadas de nada. As culpadas são pessoas como eu, que deixam uma paixão boba e inexplicável passar por cima de todos esses gastos e abusos de dinheiro público. Sei lá, por hipocrisia ou egoísmo, mesmo sabendo de tudo isso, eu (e outros muitos) ainda estou torcendo para que o Brasil seja sede da Copa. Desculpe, mas não posso mentir.
    Ótimo texto!!

    ResponderExcluir
  43. E a picaretagem continua. E a justiça nada faz. E o ministério público finge que não é com eles. E os brasileiros ainda participam dos eventos dando dinheiro para esses picaretas. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  44. É Q QUANDO TAVA ESCREVENDO NO FORUM, AINDA NAO TINHA APARECIDO O SEU, AI COMENTEI NO DE CIMA

    =)

    ResponderExcluir
  45. é um absurdo veio, tanta gemte passando fome, precisando de ajudsa do governo. o senhor Ricardo Teixeirta é um dos grandes maus do Breasil

    O príncipe bêbado e a plebeia equilibrista – Um encontro marcado
    Olá!
    Acabo de postar no meu blog o texto Fábula
    Para acessar o texto o link direto é
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/09/o-principe-bebado-e-plebeia.html
    Cemitério das Palavras Perdidas
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.