10 de novembro de 2008

Um mergulho aos intestinos do Brasil ou às entranhas do poder brasileiro.

Na semana que passou, talvez pela histórica eleição de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, um fato de extrema relevância não teve o destaque que merece.

O banqueiro Daniel Dantas teve o mérito de seu habeas-corpus julgado pela mais alta corte judiciária deste país, o Supremo Tribunal Federal (STF). E o remédio constitucional, habeas-corpus, foi mantido ao paciente Daniel Dantas por 9 votos a 1. Assim, Daniel Dantas poderá responder às diversas acusações criminosas que pesam contra si em liberdade.

Mas não é exatamente com o resultado do julgamento que me refiro ao dizer que a imprensa não deu o destaque merecido. Mas sim com as circunstâncias que permearam o julgamento realizado na quarta-feira (06/11/2008). Circunstâncias que felizmente foram expostas, em alguns aspectos com exclusividade, pelo brilhante jornalista Bob Fernandes no Terra Magazine, jornal eletrônico de muita qualidade e credibilidade dirigido pelo jornalista acima.

O que se vê na matéria assinada por Bob Fernandes é impressionante e desalentador. Mostra a que níveis o mais alto poder deste país esta intrinsecamente, e perigosamente, ligado. O que se noticia é de extrema importância à sociedade brasileira e deveria ser mais amplamente divulgado não só pela mídia impressa como pela showprensa, mais conhecida como televisão. Não importa se o furo ou a exclusividade é deste ou daquele jornalista. Que se dê o crédito da notícia a quem de direito, mas, mais importante, que se divulgue amplamente o que é de interesse público. Coisa que quando lhe é de interesse particular ou de um determinado grupo da sociedade, alguns setores da mídia não só divulgam amplamente como fazem estardalhaço ou chegam a ser até irresponsáveis.

Pois bem, ao que o jornalista ironicamente chama de “coincidências”, eu chamo de corrupção, abuso de poder, intimidação do exercício da investigação policial... Há tantos adjetivos, todos maledicentes.

E, mais uma vez, o que espanta nem é o resultado do julgamento, que culminou com a liberdade de Daniel Dantas até que haja sentença transitada em julgado, ou seja, sentença final sem possibilidade de recurso. Até porque, como bem diz Bob Fernandes: “Como sabe qualquer calouro de Direito, um julgamento desse porte é, será sempre, acima de tudo político, uma vez que argumentos jurídicos para prender ou soltar sempre existirão. Aos magotes”. Perfeito.

O que espanta, por outro lado, é a ausência do ministro Joaquim Barbosa, o único ministro do STF claramente contrário à concessão do habeas-corpus, o envolvimento do juiz Ali Mazloum, fortemente envolvido em casos de corrupção no judiciário, como evidenciou a operação Anaconda, e posteriormente absolvido pelo mesmo STF, na expedição dos mandados de busca na casa e no hotel do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz...

Enfim, são muitos os atos estarrecedores que cercaram o julgamento desta quarta-feira e que cercam o caso Daniel Dantas, batizado de Operação Satiagraha pela polícia federal e brilhantemente caracterizado por Bob Fernandes como um mergulho aos intestinos do Brasil ou às entranhas do poder brasileiro.

Peço desculpas pelo tamanho do texto pois na verdade não há como substituir a brilhante matéria publicada no Terra Magazine. Para tanto, postarei o link da matéria abaixo. Leiam. Realmente vale a pena. Não será, em hipótese alguma, perda de tempo. Só assim se terá a real idéia das sórdidas relações de poder que envolve políticos, judiciário, polícia, entre outros.

Por fim, como disse, repito. Para quem acompanhou minimamente a operação Anaconda, o simples envolvimento do juiz Ali Mazloum neste caso em voga é desfaçatez, cara de pau, um tremendo absurdo.

Terra magazine









---------------------------------------------------------------------------------




Fusão Itaú – Unibanco

Muito boa para o mercado financeiro, sobretudo o mercado brasileiro.
Mas perigosa para os milhões de correntistas destas e, também, das outras poucas e gigantes instituições financeiras que dominam o mercado dos bancos varejistas brasileiro.
Tal concentração gera alta probabilidade de passadas a euforia inicial, o correntista ser penalizado com o aumento de taxas. Muitas vezes abusivas.
Digo isso pois sou correntista do Itaú e acabo de receber um informativo de que o banco, amparado por norma do Banco Central, cobrará todo semestre R$39,00 a título de renovação cadastral.
O fato, porém, é que não há nada a ser renovado no meu cadastro. Como, por exemplo, consultas a órgãos externos de proteção ao crédito, de acordo com o Itaú. Meu cadastro continua o mesmo, sem qualquer alteração. E ainda que houvesse alteração em meu cadastro, penso que se trata de obrigação do banco.
Revoltante! Até porque a cobrança é automaticamente debitada da conta-corrente.
Para tanto, o governo e as agências reguladoras devem ficar atentos aos possíveis ou quase certos abusos que virão a acontecer.
O que, infelizmente, não acredito que acontecerá.

38 comentários:

  1. É uma ótima notícia para o mercado financeiro, mas esta concentração de capita, realmente é preocupante, poucos dominando muito, ficamos reféns destes monopólios.

    Um abraço e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Pois é...é muito preocupante. Talvez ocorra outras fusões como Banco do Brasil e Nossa Caixa. Mudanças na economia e quem paga sempre é a população.

    A esperança é a ultima que morre!

    Aguardo sua visita:
    http://rascunhosdeandreavaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. realmente não deixa de ser importante e até certo ponto, uma otima noticia para os correntistas dos dois bancos, porém, estava demorando para aparecer a parte ruim disso tudo...

    exemplo é a taxa que vc vai ter que pagar agora, já descontado da conta...

    totalmente sem opção!

    abraços

    ResponderExcluir
  4. tODO MUNDO ANTENTO A oBAMA E SE ESQUECEU DESSE DANIEL DANTAS...

    EU FICO PENSANDO COMO FICARÁ COM A FUSÃO,POIS O BANCO QUE DÁ TARIFA ZERO SE UNIU COM O BANCO QUE NO PRÓPRIO COMERCIAL CONFESSA TER AS TAXAS MAIS CARAS (SEGUNDO ELE PARA OFERECER QUALIDADE)

    ENFIM, COMO SERÁ??/


    OLHA, OPINA NO MEU BLO TAMBÉM,ELE PRECISA DE AJUDA, TINHA MUITAS VISITAS, SÓ QUE ESTÁ OCIOSO...

    http://opernambucano.blogspot.com/


    http://opernambucano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O jeito é fazer fortuna residncial igual os arabes...

    ResponderExcluir
  6. Sobre a fusão dos bancos, vou esperar pra emitir alguma opinião. Até porque nem tive tempo de me atualizar direito sobre este assunto.
    Mas não sei não... Acho que dou graças a Deus por n ter conta em nenhum dos dois.

    ResponderExcluir
  7. O "" nem parece banco"" caiu e pra não ficar feio, se vendeu***parabens ao idealizador da propaganda vc sabia GURU**!!!!!1
    O "" 1 Itaú de vantagens ""
    teve outra grande vantagem
    o chato é q o correntista em ambos tem só e tão somente ! ( uma ) vantagem
    "" o de não por o dim dim no travesseiro ou colchão ""
    seguirão os abusos, apenas aceitaremos, basico e fieis ao preceito de sermos não tão questionadores, sobre certos aspectos socialmente dados a aceitar, sermos bem mandados e comprirmos sem nos aborrecermos no q chamamos ""de tempo para reclamarmos"" este é pouco para meio dia de discursão e sosinho numa agência !!!

    ResponderExcluir
  8. daniel dantas?! ora aposto q mais da metade q 'acompanhou' o caso e xingou ele (sim pq mta gente faz isso qndo assiste jornal) nem se lembra mais do cara...ai qndo falam Daniel Dantas capaz de pensar q eh o ator!

    ResponderExcluir
  9. Não é de espantar né,afinal tava na cara ue isso só riai beneficiar eles,e povo como sempre , se fude.

    ResponderExcluir
  10. Não tenho o hábito de ler o Terra Magazine, mas depois disto vou começar dá uma olhada...
    Realmente o Obama robou os holofotes de um mundo de notícias mais relevantes ao Brasil, como esta que vc cita do Daniel Dantas!
    Quanto a fusão, entendo pouco der mercado financeiro.. Mas por certo uma boa nova!

    ;P

    bjus

    ResponderExcluir
  11. mas peari... renovação de cadastro .. mas não havera nenhuma mudança e vão cobrar isso ai???

    Não acho isso nada certo ... vou consultar a bonco que utilizo .. afffffffffff

    só sabem cobrar ..cobrar ..

    Bjs ..

    ResponderExcluir
  12. Essa fusão é algo que me preocupa também, e confesso, não sabia dessa taxa abusiva. Vou procurar me informar melhor sobre isso.



    http://putoanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. É sempre assim: Uma notícia vem e abafa outra... no fim acaba tudo em pizza!

    ResponderExcluir
  14. Hehe...
    Nesse periodo de crise tudoo sobre economia vem virando noticia neh? De repente todos os brasileiros sao experts em economia...

    http://centralldamusica.blogspot.com
    Buscando parcerias...

    ResponderExcluir
  15. Sabe o que falta neste país?

    O povo se revoltar mais...sem ser usado como massa de manobra (Ex. Diretas Já...sem falar no Lulinha)

    O que falta é medo.........
    O politicos tem que ter medo do povo uma vez que respeito é sabido que não rola........falta algum ato mais agudo. Ficarei por aqui pois é arriscado escrever tudo que penso.
    abçlç

    ResponderExcluir
  16. Realmente essa notícia ficou meio que "jogada" devido as eleições americanas....

    Gosto muito de passar aqui pelo blog ^^

    ResponderExcluir
  17. bom sobre a ladroagem, infelizmente eles manipulam a midia para focarem somente nas eleiçoes americanas e tudo mais para o povo não enfatizar o que ocorre por aqui, agora com a fusão dos dois bancos, creio até que para nós consumidores venha a ter alguma vantagem tendo em vista que eles terão mais dinheiro em caixa para oferecer!

    __________________


    http://tecnijogos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Já li várias metareias sobre o Dantas, ele me impressiona muito, a força de vontade dele durante a juventude me cooveu, ele transformou o pequeno negocio do pai em um empreendimento de sucesso, estudou e venceu na vida, mas é uma pena que tenha usado tanta inteligencia para fins negativos. Eu não acredito que a [in]justiça brasileira deixará ele responder em liberdade, é óbvio que esse cara é culpado atéa a tampa.


    www.oamornaotemsexo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Isso não me revolta mais, a poltica é podre,o sistema é corrupto, as pessoas que fazem o sistema andar são corruptas,a justiça vai favorecer as pessoas quem tem dinheiro, pq são essas pessoas que mantem o sistema....
    O que aconreceu com o Daniel Dantas, já é uma coisa normal, não me abalo mais...
    http://www.seumundoaqui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. hj em dia nos perguntamos:queremos uma bmw ou justica?
    otimo post!

    --
    http://raciocinioquebrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Esses bancos adoram explorar e o fazem de uma forma que tal exploração fica invisível para muitos.

    ResponderExcluir
  22. ótimo blog com bons assuntos

    http://humor69.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Sou cliente ITAU , espero que as coisas melhorem ... auehauh

    ResponderExcluir
  24. A fusão certamente foi ótima para o mercado nacional. Incentiva a concorrência, o BB já ofereceu uma proposta de compra ao Votorantim....

    Quando ao Daniel Dantas, prefiro não comentar...

    ResponderExcluir
  25. Boa sorte aí. sahusahasuhasu eu um dia terei trinta e poucos anos

    ResponderExcluir
  26. ótimo post, e achei legal o marcador "Bronca do Pedrão", parabéns pelo blog, t+

    ResponderExcluir
  27. Vi esta notícia no G-1 , e também no G-1 fiquei sabendo que os clientes do Itaú já estão sendo beneficiados com esta fusão fiz até uma matéria

    Os clientes do Itaú pagam meia entrada em cinemas do Unibanco

    ResponderExcluir
  28. Bom no que diz respeito ao FAMOSO Daniel Dantas, é de envergonhar qualquer brasileiro com o minimo do bom senso. O cara deu um novo significado ao termo "Costas Quentes". tendo colocado na guilhotina a cabeça de Juízes e Delegados. É, isso que é influência, o resto é bobagem!
    Agora quanto a fusão dos bancos, muito me entristece! O MONOPOLIO é cada vez maior, logo não sobrarão mais pequenos/médios bancos para gerar concorrência e as taxas serão cada vez mais abusivas e sem possibilidade de escolha "OU DÁ, OU DESCE"...mas quem vive sem banco hoje? Empresas depositam diretamente o PAGODE do santo mês direto na conta...colchão é coisa do vovô....Vamos esperar e ver no que dá, mas o quadro não se mostra dos melhores...

    Santander + Banespa + Real

    ITAU + Pequenos Bancos (vários estados) + Unibanco

    Bradesco + Finasa + Diversos pequenos bancos de diversas cidades

    HSBC (já já será vendido tb)

    PS: Enquanto nos EUA a quantidade de bancos e o potencial de concorrência é ABSURDAMENTE MAIOR. Taxas baixissimas!

    ResponderExcluir
  29. Sempre tem um assunto menos importante que a imprensa explora até dizer chega e outros que são extremamente importantes e que ficam de lado...
    Acho um absurdo qdo se exploram assuntos como o da Eloá, ou o Nardoni, ou qualquer outro, que não tem a menor relevancia na vida da maioria e que em vez de gerar informação, vira uma fofoca em massa!
    Eu já não sei se acredito na politica desse pais, pois agora fazem tudo tão descaradamente, sem um pingo de vergonha na cara...

    ResponderExcluir
  30. É...Infelizmente falcatruas,corrupção,roubo,omissão de informações que nos diz respeito,injustiça com o povo brasileiro que paga todos os seus impostos em dia (ou nao rs,mas pagam)....tudo isso e muito mais sempre vai ocorrer no Brasil,enquanto os errados serem mais fortes que os certos...Enquanto o bandido mandar mais que o mocinho...Enquanto o Brasil for o país do "jeitinho pra tudo". Vê se países do primeiro mundo onde as leis realmente funcionam,acontecem casos tão numerosos como aqui...Acontecem mas em quantidade muuuito inferior.
    Pouca vergonha,exploração bancária não deixou de existir...$39 reais ? hunf

    Pouca vergonha,isso sim

    ResponderExcluir
  31. Viu como gente fede? E não adianta se iludir, mesmo os seus queridos tem ou terão fortes pendores para esse lado.

    ResponderExcluir
  32. Creio que tal fusão ainda irá gerar muitos problemas para o mercado brasileiro.Mas não tem como negar o nascimento de um "monstro" da economia...

    ResponderExcluir
  33. Só haverá uma mudança de postura no alto escalão do governo quando nós deixarmos de atuar de maneira corrupta "no chão da fábrica". O que se vê por lá nada mais é do que um reflexo do que nós observamos em nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  34. Aqui em Minas, isso foi destaque dos noticiários. O problema é que a corrupção já chegou no judiciários...não sou pessimistas, mas estamos cada vez mais perdidos, viu! Vou lá ver o Terra Magazine.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Pedrão, o caso Daniel Dantas envolve, acima de tudo, abuso de direito do Poder Judiciário de primeira instância. Quem assistiu ao julgamento do STF pode perceber que o juiz responsável pelo caso negligenciou a prestação de informações, sem as quais o STF fica impossibilitado de julgar por TRêS vezes (depois não sabem porque os julgamentos demoram...). Na quarta vez, o juiz prestou as informações de forma mentirosa, prestando falsas informações sobre os dados do processo. Por esse motivo, foi oficiado ao CNJ para que apure as irregularidade perpetradas pelo juiz.
    A partir do momento em que se tem um Juiz acusador, que delcara publicamente que vai condenar um acusado, antes mesmo da produção de provas, este se torna absolutamente parcial e saímos do Estado Democrático de Direito de volta para o que o STF chamou de anarquismo judiciário, caracerístico da Ditadura.
    Eu agradeço que o STF exista (esta composição é, aliás, reconhecida pelos juristas como o grupo de Ministros mais técnico que já esteve no Supremo), pois alguém precisa zelar pela Constituição.
    Eu quero que todos os criminosos sejam devidamente investigados, processados e presos, se for o caso, mas sempre em respeito à Constituição, conquista dos brasileiros que, apesar de já ter completado 20 anos, tem muito pouca aplicação no nosso Poder Judiciário.
    Eu espero que nenhum leitor do blog tenha que responder por um processo (acreditem, não precisa ser criminoso para que isto aconteça), mas se isto acontecer, verão que na Delegacia, o cartório do fórum e em audiência, são cometidos diversos tipos de ilegalidade e, nesta hora, vão desejar que haja uma Constituição que lhes garante proteção a um mínimo de direitos, inerentes a todo e qualquer ser humano.
    Como disse o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Geraldo Prado, não é admissível "que uma parte do Estado — elementos da policia, do Ministério Público e até mesmo do Judiciário — tenha renunciado, ainda que com a melhor intenção de combater o crime, à obrigação primeira de defender o Estado de Direito."
    Ainda, diz o Desembargador, com total razão, que "por razões ideológicas, se tenta impingir a idéia de que a prisão se torna mais humana só porque é aplicada contra os ricos e os poderosos, esquecendo-se que prisão é exceção e deve ser usada com total parcimônia."
    Se alguém seguir o conselho do Desembargador e fizer pesquisa da jurisprudência do STF, verá que mesmo o citado ministro Joaquim Barbosa, considerado um dos mais rigorosos em matéria penal, cansa de conceder Habeas Corpus pelo reconhecimento da ilegalidade das prisões preventivas, pois esta constituem exceção em nosso sistema.
    Concluindo, concordo com o Desembargador, quando este afirma que todo crime choca e é até compreensível que a reação da sociedade à notícia do crime seja mais intensa e emocional. O não compreensível é que pessoas com responsabilidade de manter o Estado de Direito ajam como se fossem leigas. Imagina se os médicos escolhessem os pacientes que vão operar pela folha de bons serviços sociais prestados...

    ResponderExcluir
  36. Não é de se admirar que mais uma vez o dinheiro e o poder falam mais alto. Não sei realmente onde esta país vai parar, porque a corrupção, conivência e omissão atingem patamares tão altos, que já nem tenho mtas esperanças.

    Ah, e sou correntista do Unibanco. Bora ver. Ainnnn.

    bjus

    ResponderExcluir
  37. É tanta sacanagem, que o brasileiro em si, já não se impressiona. Eu morei por quase um ano em Portugal e, qualquer furo, de suborno, caixa 2, já deixava a população atordoada. Já aqui a sacanagem existe desde o Brasil Colônia, o Brasileiro está mais do que acostumados como noticias como essa.Infelizmente.


    http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.