20 de outubro de 2008

Crises, disputas eleitorais, greves... !!!

A semana que passou foi bastante agitada. Greve e confronto entre polícias. Acusações que esquentaram a contenda eleitoral em busca da prefeitura de São Paulo. E, claro, a continuação da novela econômica – financeira mundial.

A greve da polícia civil do Estado de São Paulo atingiu seu ápice nesta quinta-feira. Ao marcharem em direção ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, os policiais civis foram impedidos de prosseguirem pela tropa de choque da polícia militar. O confronto foi inevitável e lamentável.
Os policiais civis, funcionários públicos como qualquer outro, têm direito de reivindicar melhores condições de serviço, leia-se reajuste salarial, até porque, como demonstrado por alguns veículos de imprensa, como o jornal Folha de São Paulo, o salário destes não só está defasado como é o mais baixo entre as polícias de todos os estados brasileiros e olha que estamos no Estado mais rico da federação que, também, é um dos que mais exigem da polícia.
Entretanto, é inadmissível que se faça tal reivindicação portando armas e usando veículos públicos, como as viaturas policiais. Pois, além das armas e viaturas deverem ser usadas unicamente para o serviço de segurança pública, em situações como esta é bastante difícil manter o controle da situação e daí... Felizmente não foram usadas balas letais e ninguém morreu, pois senão o confronto poderia ter sido muitíssimo mais trágico.
O fato, porém, é que o governo de São Paulo, chefiado pelo governador José Serra, age desastradamente, ou melhor, autoritariamente. O que não justifica a ação “armada” dos policiais civis, diga-se de passagem.
Isto porque o governador, ao invés de negociar com o comando grevista, tem assumido postura impositiva desde o começo da greve dos policiais. Fato tão ou mais inadmissível quanto o uso de armas e viaturas policiais na manifestação. Afinal, Serra age como dono de algo que não é. Ele é apenas administrador do Estado e como tal deve discutir e negociar assuntos pertinentes e de extrema relevância como este.
Aliás, tal postura do governador, infelizmente, não é inédita. Ano passado, agiu da mesma forma quando da greve dos estudantes da Universidade de São Paulo (USP). Greve que, aliás, foi motivada pela expedição de um decreto – medida autoritária que, apesar de ser legal, exclui o trâmite legislativo de confecção de normas - bastante polêmico pelo governador.
O governador deveria entender que diálogo e democracia caminham juntos, sem prejuízo das decisões que lhe cabem tomar e que são inerentes ao seu cargo. A fala mansa do governador, porém, não combina com suas atitudes antidemocráticas.

Quanto aos rumos da disputa eleitoral à prefeitura de São Paulo, cabe lembrar, em primeiro lugar, que as contendas criadas pelos marketeiros políticos são péssimas e, normalmente, prejudiciais aos seus clientes. Sendo os candidatos responsáveis e, conseqüentemente, atingidos pelos dividendos ou pelas dívidas que estas disputas criam.
No caso da recente propaganda criada pela equipe da candidata Marta Suplicy, mexendo em assuntos como o estado civil, filhos e sexualidade de seu opositor, o resultado foi pior que a “brilhante” idéia destes “gênios” do marketing político.
Levantar o passado político de Kassab, realmente obscuro, é totalmente válido. Afinal seus principais aliados políticos têm uma biografia digna de escroques do nível de Daniel Dantas. Maluf, Pitta, Pinotti...
Porém, tentar depreciá-lo com insinuações de sua vida íntima não só é preconceituoso como se revela uma burrice do ponto de vista eleitoral.
Aliás, estive neste fim de semana com um empresário do ramo médico-hospitalar que me relatou que nos últimos meses de sua gestão à frente da prefeitura, quando já havia perdido as eleições para José Serra, Marta Suplicy simplesmente suspendeu o pagamento de diversos contratos vigentes. O filho dele, por sua vez, me disse que antes de sua derrota para Serra, os contratos eram corretamente cumpridos.
Fato lamentável que, porém, não me espanta dada a soberba e a empáfia da candidata Marta.
Marta Suplicy tem perfil executivo e realizou importantes feitos sociais em sua gestão. Mas posturas como as citadas acima lhe causam grande rejeição. Independente de o eleitor paulistano ser bastante conservador e muito inclinado à direita. O que de fato é.

Quanto à devastadora crise econômica-financeira que assola o mundo, me impressionam os diagnósticos de renomados economistas e importantes instituições financeiras. O que eles dizem hoje não vale amanhã.
Ta parecendo a época das obscenas taxas de inflação brasileira ou mesmo alemã, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Quando o poder de compra do dinheiro era um pela manhã, provavelmente não era o mesmo pela tarde e, com certeza, era consideravelmente menor no dia seguinte.
Penso que ao invés das baboseiras com ar de conclamo papal, como a do banco americano Goldman Sachs ao dizer, meses atrás, que o barril de petróleo atingiria os U$200,00 após de fato ser vendido a U$147,00 (o barril do petróleo está sendo vendido na casa dos U$70,00), estes verdadeiros “gênios” ou CEOs devam se debruçar sobre os diversos e ricos dados que vêem sendo produzidos por esta crise, diariamente, e estudar.
Para finalizar, gostaria de reproduzir uma breve reflexão da colunista da Folha de São Paulo Eliane Cantanhêde sobre esta crise.
“Ta certo que as maiores potências precisavam, efetivamente, socorrer os seus bancos para evitar um colapso financeiro planetário. Mas a pergunta que não quer calar é: e se essas mesmas potências despejassem os mesmos US$ 2,5 trilhões (mais do dobro do PIB anual do Brasil) em gente? Ou seja, em educação, saúde, saneamento, alimentação? O mundo talvez ficasse muito melhor, e dependendo muito menos dos bancos.”

Brilhante e no ponto. Em poucas palavras.


Por : Pedro Rossi

49 comentários:

  1. Realmente a semana teve que passou foi bastante agitada para todos :O

    hehehehehe -post muito interessante Parabéns *-*

    ResponderExcluir
  2. Bem...eu não moro em São Paulo, por isso, essa semana transcorreu tranquilamente para mim :D

    Abraços.
    ='-'=


    http://nerdezasaleatorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, Pedro, essa não é uma postura adotada só pelo governador de São Paulo, trabalho em órgão públicos e sei o quanto os políticos em geral são autoritários...

    ResponderExcluir
  4. quanto ao comentário da Eliane Cantanhêde, ahauhauahauahauahaauahau, gostei da piada...

    ResponderExcluir
  5. Minino Pedro venenoso hoje heim?
    Detonou como sempre.

    ResponderExcluir
  6. As palavras de Eliane Cantanhêde são pertinentes mesmo. Mas despejar essa dinheirama toda nos bancos significa, de certo modo, salvar muita gente também. Ou não?

    ResponderExcluir
  7. A briga entre as policias foi mais que uma vergonha, já tinha ouvi rumos que existe uma rinxa entre oas duas .. agora então só pioriu!!

    Referente aos condidatos do 2º turno eu não aprovo nenhum dos dois, mesmo com benfeitorias feitas por ambos.. agora depois de ler o post .. só reforçou mais a minha opinião quanto a eles ..

    Parabéns pelo post .. adorei..

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Esse mundo ta perdido!

    http://neriojunior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Preciso voltar a ler jornais do Brasil. Tantas coisas acontecendo ai no nosso país que eu não estava sabendo. Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  10. Olha, a gente sente um misto de vergonha e indignação com toda essa situação, que acontece não só em SP, mas aqui em BH tbm e em tantas outras.
    http://realidadedescartavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. realmente a semana que passou foi teensa! T_T'

    (*do orkut*)

    beijos
    http://amandaml.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. A briga entre a PM e a policia civil foi uma vergonha

    culpa do Lula rs

    ResponderExcluir
  13. Policia x Policia isso foi um vergonha msm, semana passada foi muito agitada msm economia eleições seqüestro nussa espero que esta semana fique mais tranqüilo eita

    http://rangervermelho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Em relação a polícia, greve só se for o jeito mesmo, porque a C.F. proibe a greve em setores de segurança e saúde.

    No resto, o problema dos problemas, é a maneira como se lida com eles. Se depender da mídia, somos animais domesticados.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  15. É essa semana teve muitos acontecimentos q marcaram. Mas o q mais me chamou a atenção é a novela q a mídia tá fazendo com os acontecimentos - principalmente do seqüestro. A mídia se aproveita d mais dos acontecimentos de modo ruim para conseguir atingir um ibope maior q a concorrente.

    Assinado neófito mas distinto:
    chip-novo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Cara, pra mim foi normal. que venham mais semanas!

    http://minhainspiracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eles dizem que gente depende de economia, q sem a economia, não existe gente no mundo.

    ResponderExcluir
  18. vc sabe como colocar o video no blog?? :D
    meu msn é: jacky_hta_br@hotmail.com
    vlw
    byee.

    ResponderExcluir
  19. Como sempre a mídia é a causa principal das semanas serem ruins.
    Um caso simples de sequestro, elas vão lá e "botam" o maior ibope. Acaba até complicando os fatos.

    Política, economia, acidente... todas tiram proveito de alguma maneira de tudo.

    O que acham que dá Ibope, investem fundo.

    abçs

    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Aonde vamos parar........ isso eu sempre me pergunto

    ResponderExcluir
  21. eu não moro em sampa..

    mas mesmo assim nao gosto de nnnhum dos dois candidatos a segundo turno..

    bom blog fera.
    parabens

    abraço.

    http://tudo-ave.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. imagino que morar em Sampa deve estar infernal (mais que o normal) nesses últimos dias.
    por aqui, também greves tumultuam os dias... junto com os caminhões de som dos candidatos em segundo turno eleitoral.

    abraço,

    ResponderExcluir
  23. O comentário do Pedro foi prático, em poucas palavras disse o que muitos politicos nao conseguem. Ou não querem.
    Semana agitada sim! São Paulo por si só já é muito agitada!

    ResponderExcluir
  24. Fácil culpar o governador.......bem fácil.....

    obiviamente que tudo aqui for orquestrado por um bando de agitadores ....isso sim nao cabe mais em uma país q se julga democrático.......Greve eleitoreira......ilegal.....e comandada por agitadores......em a cara e expediênte do PT......e afins.......

    ResponderExcluir
  25. Com relação à greve da USP........me refresque a memória........quando eles trabalharam mesmo?????? tenho 35 anos q pelo que sei eles estiveram em greve neste período inteiro hahaha
    Não tá contente com o salário? Muda de emprego.......o mundo capitalista é assim.....

    Agora.........difícil é largar as mamatas ne? ae até eu faço greve.........No seu próximo texto vc vai defender quem? Os professores da PUC? aqueles coitadinhos?
    Bando de vagabundos....profissionais frustrados......que nao iriam sobreviver em uma empresa privada......

    PRa fechar......Os policias não estavam cientes que tem uma lei que proibe manifestações lá? Ou o salário deles é tão baixo que eles não sabem sobre as Leis?

    ResponderExcluir
  26. Semana agitada, mídia sensacionalista salivando por uma desgraça, e tudo correndo mal. A crise economica, a polícia em guerra, o sequestro da menina Eloá... E quando a gente pensa que vai distrair a cabeça no Tim Festival, o Paul Weller cancela o show. A coisa tá caótica...

    []'s

    Musikaholic

    ResponderExcluir
  27. Realmente tem semanas que são extremamente agitadas... essa semana foi só tragédias msm...:P

    ResponderExcluir
  28. Como vc pode falar da semana passada e esquecer o caso de santo andre ??

    ResponderExcluir
  29. semana realmente muuuito agitada :O'
    gostei do post, bem interessante ^^
    beeijomeliga :*

    ResponderExcluir
  30. Eu só não entendo como a Marta está concorrendo de novo... mas tmb não vou com a cara do Kassab...
    Quanto a guerra entre as policiais foi uma verdadeira vergonha!!!
    Sem comentários..

    ;P

    bjus

    ResponderExcluir
  31. E nessa semana agitada, ainda há o caso de Santo André... é, não tá fácil não...

    bj

    ResponderExcluir
  32. Ano de eleição e está tudo em um grande CAOS.

    E eu que pensava que policia brigava com ladrão e não com policia

    ResponderExcluir
  33. ano bastante conturbado.
    espero que 2009 seja melhor !

    obrigada pelo comentario.

    ResponderExcluir
  34. VOU TE INDICAR UM BLOG DE QUEM
    É MESTRE EM GEOPOLITCA E DÁ UMA
    AULA SOBRE ISSO... VAI LÁ

    http://tpacamaru.blogspot.com/

    ;)

    ResponderExcluir
  35. Ah, mais eu tambem demorei um poquinho pra responder...

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Blza, agora é torcer para tudo melhorar, jah temos um plano para 2009!

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Quanto aquela consideravel PUTARIA da policia aqui em SP eu prefiro nem comentar! E quanto aos Ceos, tenho lido relatos de muitos deles desesperados com essa maluquice da Bolsa...mas mesmo assim, eu ainda fico com a tese que: é melhor nao fazer absolutamente nada quando esta nervoso, ou algo do tipo...Entao, como diria a ex prefeita "relaxa e goza!"

    Hahahahaha...

    Muito bom o post!

    Beeijo =)

    ResponderExcluir
  40. De tudo isso que você citou eu só queria saber uma coisa:

    O que pode ter um homem de 48 anos, solteiro, sem filhos, que desabone seu caráter.
    Não o conheço, sequer posso avaliar sua administração, mas partir daí para "julgar" alguém acho de uma pobreza de espírito cruel

    ResponderExcluir
  41. ow! essa semana que passou foi BEM agitada hehe

    ResponderExcluir
  42. é..aki no rio tb ta pegando..
    é servidor da justiça, é banco é correio..
    haja greve!

    ResponderExcluir
  43. dias foda ai heim. Sampa pegando fogo, essas greves só atrapalham a vida do povo.

    Juka

    ResponderExcluir
  44. É época de eleição.. Td mundo quer aparecer...

    ResponderExcluir
  45. Não sei onde isso vai parar !!!

    Blog ta Show !

    ResponderExcluir
  46. Lamentável o posicionamento de Marta Suplicy. A sua postura prepotente só é menor que a incopentência de seus marqueteiros. Não entendo como uma pessoa tão ética e tão centrada como o Eduardo Suplicy passou tantos anos casado com ela. Lamentável.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.