29 de setembro de 2008

Opiniões sobre a Eleição Municipal de 2008



Bronca do Pedrão


Neste próximo domingo (05/10/2008) realizar-se-ão eleições municipais em todo o país. Como sou eleitor de São Paulo, tomo a liberdade de declarar que votarei na candidata Soninha (PPS) à prefeitura da cidade.
Além de ser uma candidata que foge do padrão do político profissional, tem ótimos trabalhos prestados como vereadora. Soninha divulga absolutamente tudo sobre a sua competentíssima atuação como vereadora da maior cidade da América do Sul através de um site oficial e de um blog. Além disso, ela também tem outro blog sobre assuntos diversos - e é aí que nós, internautas, podemos conhecer a inteligência e a sensibilidade desta pequena notável.
Veja abaixo a atuação da candidata à prefeitura de São Paulo como vereadora e suas outras atividades profissionais: (excertos retirados do blog do Hélio Paz, http://heliopaz.wordpress.com/2006/11/19/soninha-francine-talvez-a-melhor-vereadora-do-brasil/)
“Soninha participa de nada mais nada menos do que SEIS Conselhos Municipais: Cultura, Esporte, Meio Ambiente, GLBTT, Inclusão Digital e Acessibilidade. De maneira geral, em todos os conselhos dos quais atua ela busca oferecer leis mais democráticas e mais populares privilegiando sempre a quem mais precisa de ajuda cidadã. Esta atuação está diretamente relacionada às minorias discriminadas, à criança e ao adolescente”.
“A vereadora conta com 19 funcionários em seu gabinete. Como ela mesma diz, são todos seus amigos e conhecidos, gente batalhadora como ela, que abraça as mesmas causas. Todos estão sempre muito atentos às demandas sociais com as quais estão comprometidos. A assessoria competente é fundamental para que ela saiba sempre o que quer e, acima de tudo, o que defender, o que combater e COMO, sempre oferecendo alternativas ao debate na formulação das leis”.
“Soninha Francine, 38 anos, vem de uma família de classe média paulistana. Ela teve sua primeira filha ainda muito jovem. Hoje, tem três filhas. Tornou-se conhecida nacionalmente como apresentadora da primeira geração da MTV. Hoje, junto com a sua atividade parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo, alterna entre uma coluna sobre futebol na Folha de São Paulo, eventuais participações nos programas da ESPN Brasil, o trabalho voluntário como professora de inglês para pessoas carentes da periferia da capital bandeirante.”
Veja também, no link abaixo, entrevista da vereadora à revista "Joyce Pascowitch” em que ela explica os motivos pelos quais saiu do PT. Vale a pena:
http://www.soninha.com.br/pivot/entry.php?id=1955&w=soninha__ultimas#body
Já para vereador, ainda não me defini. Mas provavelmente irei votar no partido, e não em um candidato específico. E meu voto será no PT. Apesar de entender que há diversos problemas no partido, como mostra a entrevista da Soninha no link acima. E explico o porque:
Entendo que os problemas existentes no PT não são privilégios só dele. Infelizmente. Afora o inchaço da máquina pública promovido pelo aumento de cargos públicos, os outros problemas me parecem comuns aos outros partidos. Porém, por outro lado, o PT, dentre os principais partidos brasileiros, é o que imprime a maior presença do Estado nos serviços básicos, como educação, saúde e transportes e na infra-estrutura. E não tenho dúvidas de que esta é a única forma de diminuirmos as tremendas desigualdades de nosso país e, assim, caminharmos em busca da justiça social.
Tanto é que a ex-prefeita Marta Suplicy foi a que mais avançou, indiscutivelmente, em minha opinião, nos quesitos educação e transporte dentre os últimos prefeitos de São Paulo. E depois de pegar uma cidade bastante endividada após duas gestões da turma de bandidos do Maluf, é bom que seja dito.
Como se vê, meu voto no provável segundo turno será na candidata Marta. O que, no entanto, não quer dizer que simpatize muito com ela. Penso que se trata de uma pessoa presunçosa e bastante destemperada (“Relaxa e goza” foi péssimo) que faz com que, aliado às práticas condenáveis do PT, cometa erros importantes. Porém, no embate entre ela e Alckmin ou Kassab, no segundo turno, penso que Marta é, seguramente, pelas características gerais acima citadas, a melhor opção.
Para finalizar, explico que vejo na candidata Soninha as principais qualidades pertencentes à candidata Marta Suplicy aliadas à ausência dos defeitos desta última supracitados. Por isso meu voto sincero, no 1º turno, é dela. E, pelos motivos citados acima, votarei no PT e não no PPS, partido da Soninha, para a Câmara dos Vereadores de São Paulo, apesar de tal decisão parecer racionalmente incongruente.

----------------------------------------------------------------------------


Gostaria de interagir com o amigo, idealizador e escritor deste blog, o Erich, acerca de uma citação sua à candidata Soninha neste blog. Vejamos:
“A candidata à prefeitura de São Paulo Soninha - não lembro o sobrenome muito menos o partido -, descobriu que o mundo é redondo e achou lindo falar para todos os amiguinhos durante entrevista para um jornal de Sampa "A maioria dos vereadores para aprovar projetos recebem propinas e favorecimentos "
Poxa vida hein Soninha ??? Precisava contar pra todo mundo? Por acaso o mensalão não era algo parecidinho com o que você falou?”
O fato, Erich, é que apesar desta ser uma verdade que muitos de nós sabemos, se trata de uma verdade velada. Ou seja, todos sabem, mas nenhum político vem a público e afirma tal coisa. Com exceção do mensalão, rola no ar aquela falsa impressão de que ninguém comete tais delitos. Tanto é que o mensalão foi o escândalo que foi, que a candidata Soninha foi severamente criticada e até ameaçada pelos seus colegas vereadores após estas declarações e, ainda, foi convidada a dar explicações à Corregedoria da Câmara Municipal. Ou seja, me parece que todos os vereadores de São Paulo ainda não descobriram que o planeta Terra é redondo. Preocupante! Seja pela burrice ou pela desfaçatez dos digníssimos vereadores.

----------------------------------------------------------------------


Tem me chamado atenção o rumo da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB). Isto porque os constantes ataques ao candidato Kassab (DEM, antigo PFL) só o tem prejudicado, como mostram as pesquisas recentes. Gostaria de saber quem ou quais são os “gênios” que coordenam a sua candidatura. Pois, afinal, a gestão Kassab foi iniciada pelo tucano Serra, que ficou dois anos à frente da prefeitura de São Paulo. Ou seja, os ataques ao Kassab, me pareciam um tiro no próprio pé. Fato que vem se confirmando com a queda de Alckmin nas pesquisas de intenção de voto e a conseqüente subida de Kassab. Pois, afinal, Kassab era o vice de Serra e, após assumir a prefeitura, em linhas gerais, vem seguindo os mesmos ditames de seu predecessor. E, como se sabe, o DEM tem sido o maior aliado do PSDB não só em São Paulo como a nível federal também. Ou seja, a atuação de Alckmin neste aspecto tem sido uma verdadeira lambança, a ponto de próprios setores do PSDB terem o criticado publicamente recentemente.

------------------------------------------------------------------------



Por fim, me chama a atenção, também, à curiosa atuação dos candidatos à prefeitura. Eles andam de bicicleta pela cidade, acordam às 5 da manhã para ir aos estacionamentos dos ônibus conversar com motoristas e cobradores, tomam o tradicional pingado com pão e manteiga no boteco ou padaria da esquina, almoçam em restaurantes populares, vão às feiras de rua, etc. Mas depois, sendo eleitos ou não, somem e nunca mais aparecem nestes lugares. Seria interessante, principalmente para o candidato eleito (para este eu diria que seria uma obrigação), continuar tal rotina.


Mas e a coragem?

Por:
Pedro K. Rossi

33 comentários:

  1. eu tb votaria na Soninha...

    isso é verdade mesmo, os caras vão à todos os lugares, comem e bebem nos bares ou botecos... fazendo um monte d coisa e quando sao eleitos... somem.

    aqui no RJ é a lesma lerda.

    ^^

    ResponderExcluir
  2. se eu pudesse votar, tbm votaria na soninha!!

    ResponderExcluir
  3. No primeiro momento vejo que ela tem ideias muito boas .. mas algumas um tanto mirabolantes pra cidade de SP.. que posso está errada .. mas nem em 10 nos ela conseguirira ..
    Por outro lado ela é uma mente nova com novas ideias e com coragem ..

    Abç..

    ResponderExcluir
  4. Fico q feliz q em São Paul tenha uma candidata com esse currículo político... Infelizmente aqui no Rio a coisa está feia. A disputa está basicamente entre os que apóiam do Crivella (Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus - IURD) e os que votariam em qualquer retardardo q não fosse o Crivella só para que este não chegue ao poder (o meu caso, infelizmente).

    Aqui no Rio, nestas eleições, a maioria das pessoas conscientes abrírão mão do prefeito de sua simpatia para evitar tal catástrofe política.

    ResponderExcluir
  5. No primeiro momento vejo que ela tem ideias muito boas .. mas algumas um tanto mirabolantes pra cidade de SP.. que posso está errada .. mas nem em 10 nos ela conseguirira ..
    Por outro lado ela é uma mente nova com novas ideias e com coragem ..

    Abç..

    ResponderExcluir
  6. No primeiro momento vejo que ela tem ideias muito boas .. mas algumas um tanto mirabolantes pra cidade de SP.. que posso está errada .. mas nem em 10 nos ela conseguirira ..
    Por outro lado ela é uma mente nova com novas ideias e com coragem ..

    Abç..

    ResponderExcluir
  7. Te confesso que li apenas algumas partes do post.Mas devo te dizer que votaria na Soninha também.Adoro ouvir suas propostas.Acho ela uma candidata excepcional.Tenho verdadeira admiração por ela.MAs infelizmente,acho que essa eleição ela não ganha.Veremos

    ResponderExcluir
  8. Porra, ótimo blog. arabéns!

    "O povo vota no sonho, mas elege o pesadelo"

    ResponderExcluir
  9. NAO SO DAI
    + VI A CANDIDATURA
    ME ENGANOU MUITO BM

    ResponderExcluir
  10. eu votaria na soninha tbm

    www.maniacosporfutebol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Erich, obrigada,
    fico muitíssimo feliz q vc tenha gostado do texto! Esse é o primeiro capítulo do meu livro, OS FILHOS DE EVA - O MISTÉRIO DO POMAR... uma estória densa, emocionante e divertida...

    Tenho a intenção de postar aos poucos o 2º capítulo e mais um outro qualquer, só para divulgação.

    Na verdade, eu ainda preciso de patrocínio para publicar o livro, mas o mercado editorial brasileiro é fechadíssimo e não tenho condições de publicá-lo por conta própria, vc sabe...

    ResponderExcluir
  12. Nossa adorei o texto XD
    porém é como você disse... É cada a coragem?!

    ResponderExcluir
  13. Não voto ainda, mas caso votasse meu voto seria da Soninha tambem! Gosto das propostas dela em geral!

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  14. Cara, realmente admiro seu talento em escrever textos, gosto de blogs como o seu, que não existe control c e control v, vc expressa sua opinião, assim como meu blog, certo que ainda não tenho o seu talento, mas faço o possível em meu blog, tento expressar minhas opuiniões também sobre música, literatura, notícias e por ai vai.
    Bom vim aqui, seguindo a regra do post do orkut. mas continuarei acompanhando... abraço, quando puder da uma passadinha la no meu e ve o que vc acha.

    ResponderExcluir
  15. Bom..eu tenhu 14 anos ainda e naum preciso me preocupar com esses problemas de politica,mais respeito sua opnião de escolha pela soninha e esperamos q ela seja uma boa pessoa nu mundos dos politicos...

    Entra aew:
    http://centrallivre.blogspot.com/
    http://blogbeatbox.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Bom..eu tenhu 14 anos ainda e naum preciso me preocupar com esses problemas de politica,mais respeito sua opnião de escolha pela soninha e esperamos q ela seja uma boa pessoa nu mundos dos politicos...

    Entra aew:
    http://centrallivre.blogspot.com/
    http://blogbeatbox.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Pena que não existão mais Soninhas pelo Brasil.
    O négocio é tentar fazer a escolha mais coerente.

    0/

    ResponderExcluir
  18. Na minha cidade, parece não ter nenhuma "Soninha".
    Dois dos cinco canditatos têm a ficha suja. Dois não tem propostas e o outro é o atual prefeito que não tem realizado grandes obras.
    Ou seja, precisamos de mais "Soninhas".
    Não conheço a tal candidata mas pelo que me parece ela deve ser a melhor opção por aí.
    Interessante o seu último comentário, durante a campanha os políticos sempre conversam com todos e veêm a suas preocupações. Depois de eleitos, somem mesmo. Esqueçe que eles são funcionários do povo e não o contrário.

    ResponderExcluir
  19. Tem candidato aki no Rio q eu só conheço em época de eleição e depois somem das ruas... eu vou votar nulo esse ano pq naum gostei de ninguém.
    Entra no meu blog: http://kinhadiary.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olha eu aki de novo!!!Eu tenho 10 anos naum me preocupo muito com política,mas respeito sua opinião pela Soninha

    ResponderExcluir
  21. Isso é muito comum mesmo. Sou de João Pessoa e aqui acontece a mesma coisa!
    =*

    ResponderExcluir
  22. Só vou votar mesmo pq vamos aproveitar umas folgas para ir visitar minha família! Aí terei que votar, pois meu domicílio eleitoral é diferente do residencial.

    ResponderExcluir
  23. sabe nao vim pra comentar teu texto
    + pelos seus comentarios sua maneira de ver a vida digamos "concreta"
    me irrita
    dsculpe mais uma vez senhor

    ResponderExcluir
  24. Não li tudo, mais achei bem interessante.


    abraço.

    ResponderExcluir
  25. Legal!
    Eu não voto em Sp, mas nasci na cidade, então sempre acompanho oque acontece por aí...Por incrivel que pareça, eu também votaria na Soninha se estivesse aí
    :-)
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  26. Nossa...essas eleiçoes em SP tao hilaaaaarias esse ano...to amando rir com os debates!

    Sabe que a Soninha ate que é legal? Eu so nao sou muito fa dessas coisa dela ensinar a "usar droga com segurança" pq eu nao considero nenhum nivel seguro...

    Mas eu li algumas coisas sobre ela, sao ideias boas...mas politica no Brasil, é sempre um expetaaaaaculo ne???

    Otima semana pra ti querido!

    Beeijo =)

    ResponderExcluir
  27. bom
    vc ve,ou seja ,vc nao ve alem
    vc so ve o q ta ali
    vc nao tnta ver mai entend
    bom eu vejo q destruiram meu blog tiraram a radio,o template,o conador d visitas a enkete,srsrsrsrs so foi pra descontrair
    é isso q eu kero dizer
    como vc se definiria para mim?
    kuantos anos vc tm}?

    ResponderExcluir
  28. Oi, Pedrão e Erich!

    Admiro muito o trabalho da Soninha e se morasse em SP, provavelmente meu voto seria nela. Mas como Marta e Kassab estão na frente das intenções, sinto uma pena a sua cidade perder uma vereadora tão compromissada quanto ela. Excelente reflexão sobre a política da sua cidade.

    Abraço,

    =]
    __________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Quem é SONINHA?
    Rsrs
    obrigado pelo comentario, haha adorei, ri bastante com aquele post junto com vc, te espero no meu!Acabei de postar o photoshoot

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente tanto na maior cidade do país, quanto na menor, passa-se pelo mesmo problema: políticos despreparados, sem visão do todo e que insitem em fazer do público, privado. É uma pena não termos no Brasil mais Soninhas ou então Suplicys. Mais lamentável ainda é saber que nem sempre (ou seja, quase nunca) a coerência e o bom senso vencem.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.