25 de agosto de 2008

O Sentimento Olímpico e o cinismo das autoridades Olímpicas

Toda segunda-feira é dia da Bronca do Pedrão



O Sentimento Olímpico e o cinismo das autoridades Olímpicas


Com o fim das Olimpíadas, o assunto não poderia ser outro.
As duas últimas medalhas de ouro do Brasil foram realmente emocionantes e merecidas.
Na verdade, nestes momentos, não há muito que dizer, afinal sentimentos não se explicam, muito menos se descrevem, mas se vivem intensamente.
Confesso que fiquei tão arrepiado quanto a garra e a luta das jogadoras do vôlei feminino.
O mesmo senti com o ouro da Maurren Magi e com a prata das meninas do futebol. Como jogam! O resultado em nada apagou ou diminuiu a exuberância do futebol feminino brasileiro.
Mas também lembro que, diferentemente dos ufanistas e xenófobos que infestam a mídia brasileira, também fiquei bastante emocionado ao ver atletas de diversas modalidades, de todos os países, quebrarem recordes ou mesmo competirem dando o máximo de si. Isto é que torna as Olimpíadas o evento esportivo mais especial de todos.

*************

Apesar desta ser a coluna “Bronca do Pedrão”, não podia começá-la de forma diferente. Na verdade, iria somente postar as homenagens e os momentos de emoção, descritos acima, que uma Olimpíada propicia. Mas as autoridades realmente pedem para que demos nossa bronca. Fazer o que, vamos lá!
Como estamos em época de Olimpíadas, temos o “prazer” de ouvir mais uma vez declarações deste verdadeiro cara de pau que é o comandante supremo dos esportes olímpicos do nosso país, Carlos Arthur Nuzman. Pois bem, ao fim dos jogos, o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) fez o balanço do desempenho brasileiro em Pequim. E foi vergonhoso, muito pior que o nosso desempenho. Isto porque Nuzman flagrantemente manipulou os números para provar que foi a melhor participação do Brasil na história das Olimpíadas. Como se não bastasse, ressaltou a importância do trabalho de psicólogos junto aos atletas e que tal suporte será melhor avaliado para Londres 2012. O problema é que a própria reportagem e o blog do Juca Kfouri comprovam, com fatos ocorridos em Pequim, que a declaração de Nuzman contradiz com a postura do COB antes da Olimpíadas. Para não me alongar e não ser repetitivo, disponho o link da reportagem bem como do blog do Juca (vide post “Segredinho do vôlei feminino”, de 22/08/2008) que desmascaram Nuzman.

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2008-08-17_2008-08-23.html

http://olimpiadas.uol.com.br/ultimas/2008/08/24/ult5584u5236.jhtm

*********

Outro fato que não podemos deixar passar diz respeito à Olimpíada Chinesa, em si. Isto porque, se por um lado foi uma olimpíada muito bem organizada, talvez a mais perfeita de todos os tempos em aspectos técnicos, por outro não podemos nos esquecer da falta de liberdade vigente neste país, grave violação aos direitos humanos. Fato que não tem nada a ver com o espírito olímpico. Sendo assim, que esta seja a última olimpíada em um país que infringe os direitos humanos. A declaração a seguir, da correspondente da Rede Globo, a repórter Sônia Bridi, desqualifica tudo de bom que os chineses possam ter feito nestes jogos. Veja o absurdo:
“Ela diz que a notícia mais triste foi a condenação de duas idosas a trabalhos forçados. Elas tinham pedido autorização para fazer manifestação em um parque público. Com isso, o governo chinês não cumpriu algumas de suas promessas. Senti falta, também, de ver aquele monte de gente nas ruas, torcendo. Isso foi proibido.”
E repito o que disse no início do post, as autoridades realmente pedem para que demos nossa bronca. Pois segundo o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, a olimpíada de Pequim "Foi uma longa jornada, mas fizemos a escolha certa. O mundo aprendeu sobre a China, e a China aprendeu sobre o mundo".
NÃO Sr. Jacques Rogge, a escolha não foi certa. Tomara que o mundo não tenha aprendido sobre a China, mas sim que a China tenha aprendido com o mundo que a liberdade é um direito fundamental que deve ser respeitado.

Esse Paulo Coelho...

Na capa da Playboy deste mês, da Carol Castro, colocaram uma declaração de nosso “iluminado” escritor, dizendo que se considera o maior intelectual do Brasil.
Sim, para este dito “intelectual” a arrogância, a prepotência e a presunção não têm limites.
Patético!!!
Mas o mais interessante foi saber que o mano Erich, titular e capitão deste blog, comprou a revista para ler a entrevista completa. Ta bom Erich, foi por causa da entrevista, sei sei...
Independente disto, lhe pergunto Erich, o que será que há de mais importante nesta entrevista após o destaque da capa?
Sei lá, vai que o cara diz que além de maior intelectual do Brasil é imortal também.
Fiquemos no aguardo da leitura aguçado do capitão do blog.
" (Erich) Pedrão e leitores, me distraí tanto com a Carol Castro que esqueci de ler a repostagem do maior intelectual, quase imortal e ser iluminado Paulo Coelho....!"

Texto enviado pelo colaborador
Pedro Kilikian Rossi

36 comentários:

  1. A própria cerimônia de abertura foi uma prova do que viria. Uma festa linda, mas com grande acobertamento.
    Acabei de ver o caso dessas idosas no Bom Dia Brasil e achei isso um absurdo! Tomam a casa delas e não querem que elas achem ruim?
    Está parecendo o que meu irmão faz comigo aqui em casa...

    ResponderExcluir
  2. Acabaram os jogos, apagaram as luzes dos estádios.
    Atletas afivelaram as malas e muitos (dos que ainda não vieram) cruzam oceanos em direção a Cumbica.
    Com uma pergunta na cabeça: "o que vou dizer quando chegar em casa?"
    Foram tão badalados quando partiram, que me lembrou a seleção de futebol na copa de 82.
    Acho que chegou a hora de aprendermos a torcer por resultados, e não pela vitória, como se uma medalha de prata ou bronze fosse um retumbante fracasso.
    Ah, por favor, depois você me descreve o tal terço que aparece na revista onde tem a entrevista do Paulo Coelho, ok?

    ResponderExcluir
  3. Há coisas inexplicaveis... infelizmente!!!

    http://lefamily.blog.terra.com.br/

    aqui é um barato!!!

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. A China sem dúvida viola os direitos de sua população, com um forte autoritarismo por parte do estado, e com seu projeto olimpico, força seus atletas a se afastarem de suas familias. O país recebeu uma grande maquiagem para esses jogos olimpicos, chegando a fechar temporariamente suas lojas de varejo, especilializadas em pirataria, que tornaram a abrir hoje.

    A China com toda sua grandeza e sabedoria milenar, deveria aprender um pouco mais sobre liberdadede de expressão e direitos humanos.

    Parabéns pelo post, foi excelente.

    http://comideiaseideais.blogspot.com
    http://montanobode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caro Pedro

    Para um país que tem José Sarney como imortal da Academia...acho que é injusta sua agressão gratíuta para com o menino Paulo Coelho....bem pq o Sr não pode julgar em uma frase a opinião, carater e grandeza de uma pesssoa.....outra coisa.....o Sr Paulo Coelho, mesmo não sendo um autor eu goste muito, levou seus libros para "n" países e conseguiu vencer em um mercado bem difiícil...portando acho que ele é muito mais intelectual do que nosso amado ex presidente.....e tem mais..........."...em terra de cego quem tem um olho é Rei...." Lembre quem é nosso atual presidente e reflita sobre intelectualidade......

    ResponderExcluir
  6. As coisas são como são, mas acho que o brasil podia ter se saido bem melhor!
    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O Brasil só vem com esse papo d apoiar o esporte e talz, qndo tem olimpiadas! ><


    ótimo post! =]

    Bjs

    http://mentalmorfosex.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Esses jogos olímpicos vou te contar heim!!!!

    Gostei do seu post.... bem crítico

    ResponderExcluir
  9. As olimpiadas acabaram... Que descancem em paz hehehe xD~

    Cara, o Paulo Coelho é um babaca. Ele saiu na capa da Rolling Stone também, dizendo "provavelmente, sou o escritor mais popular do mundo". Pra mim ele é um borra-botas oportunista cretino e sem criatividade. Andou lendo Harry Potter e tenta copiar pros adultos. Li Diário de um Mago apenas para ver porque tanto criticam o cara, até então ele não cheirava nem fedia. Dá pra entender nos 3 primeiros capitulos: Eu, um mero rapaz de 20 anos ainda sem formação acadêmica e pouco entendedor da língua portuguesa, achei 17 erros gramaticais, de acentuação ou concordância. Puta merda!!!

    []'s

    Musikaholic

    ResponderExcluir
  10. E a Carol Castro tá boa demais né?! Minha nossa!
    Tudo bem que o Photoshop apagou a tatuagem da barriguinha em algumas fotos, mas nem ligo! xP

    []'s

    Musikaholic

    ResponderExcluir
  11. amei o post, super critico tu
    gostei da argumentação, mas, que tal escolher apenas dois aspectos para comentar?
    ficaria muito melhor
    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Acho que o Brasil poderia ter se saído melhor nas Olimpíadas, mas tudo bem, fica pra próxima, né...

    Gostei da sua argumentação e do seu ponto de vista crítico...

    Leia meu blog..
    http://thelipstickisred.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Acho que o Brasil poderia ter se saído melhor nas Olimpíadas, mas tudo bem, fica pra próxima, né...

    Gostei da sua argumentação e do seu ponto de vista crítico...

    Leia meu blog..
    http://thelipstickisred.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Bem, vamos lá.

    Tb achei que o Brasil teve um desempenho melhor em Atenas, mas o que me marcou memso nessas Olimpiadas foi a nobreza e o profissionalismo dos atletas que ganharam e principalmente dos que perderam.

    A China é um senhor de idade cabeça dura que ainda tem muito o que aprender.

    Gosto do Paulo Coelho pelas suas obras inteligentes e por ter sido um dos escritores brasileiros mais bem sucedidos lá fora, mas acho que um pouco de humildade cai bem até mesmo para os "intelectuais".

    Desculpe pela demora. Tinha escrito um excelente comentário falando de tudo sobre o texto, mas do nada, o meu maravilhoso PC desligou. Dai tive que fazer tudo de novo.

    Abçs!!!

    http://emlinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. A olimp�ada NA TELEVIS�O foi bem interessante, passou tudo de bom e bonito, apesar do Brasil n�o ter ido t�o bem e sempre se contentar com medalhas de bronze ��. Mas l� l� foi outra coisa, as coisas absurdas que aconteceram ainda v�o come�ar a aparecer... Como se pode um pa�s privar a liberdade de express�o?? Nem sei o que dizer de tanto rep�dio quanto a isso...

    �timo Post!!

    ResponderExcluir
  16. o esporte deve ser apoiado sempe não só em epocas de olimpiads, isso é falsidade.

    ResponderExcluir
  17. A China tá mudando, a mudança não virá assim... de uma hora pra outra, mas mudará...

    Oxente! Paulo Coelho disse isso? kkkkkkkkkkkkkkkkkk essa eu não sabia, mas é um retardado mesmo viu?! Um merda que fica escrevendo livros de auto ajuda se considera um intelectual e pior! O Maior! ¬¬

    ResponderExcluir
  18. Eu achei que os meninos do volei jogaram bastate.. e com raça .. mas o USA esta melhor o saque daquele cara pelo amor.. desestruturou a seleção ..

    Paulo Coelho!!

    kkkk

    só dando risada!!

    ResponderExcluir
  19. Que texto foda, com o perdão da palavra!!!Ressaltou todos os pontos críticos desta olímpiada.A China fez um trabalho impecável,mas escondeu os pontos que poderiam manchar sua imagem...Quanto á Paulo Coelho, li sua entrevista á Playboy.O cara é muito sem noção....

    ResponderExcluir
  20. - Graças a Deus que as Olímpiadas acabaram.

    - Paulo Coelho é ridículo, convencido e tem uma das vozes mais irritantes que eu já ouvi --'

    ótimo post!

    Abraços.
    ='-'=

    ResponderExcluir
  21. valeu amigo!!
    Se achar manda que eu coloco ele e o link do seu blog.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  22. A arrogância de Paulo Coelho se torna insignificante perto das curvas de Carol Castro.

    ResponderExcluir
  23. agora vao fazer propaganda sobre o ouro, como se tivessem feito de tudo pra ajudar os atletas...

    uma vergonha!

    ResponderExcluir
  24. E eu não vou com a cara da Carol Castro :þ

    ResponderExcluir
  25. vai ficar saudades

    abraços

    http://blogaragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. O desrespeito do governo chinês foi evidente.
    Apesar de muito bonito, o espetáculo ficou manchado por isso.
    Quanto ao Brasil, ganhamos medalhas, muito legal isso, mas vão usar isso na eleição e isso me aborrece muito

    O BrASil não dá estrutura para nossos atletas e nós temos muita gente boa.

    isso também me aborrece.

    muito bom o post

    parabêns

    abraçx

    ResponderExcluir
  27. Adorei seu blog! A maneira com que escreve é muito boa! e os assuntos sao de grande bom gosto!
    Acredito que as olimpiadas tendo acontecido na China foi bom, assim como vc, de certa forma! Não digo que foi de todo o ruim o que ela teve a nos mostrar! Qtas pessoas nao sabiam do que acontecia por la? Há pessoas que antes da olimpiada, so sabia que China era 'o povo de oio puxado'... Talvez ao mostrar o que acontece por lá as pessoas aqui coloquem um pouco a mao na conciencia... andam precisando...

    AAAAAh eu morri de rir com essa de paulo coelho! Vc nao precisava ter falado que era por causa dele nao... grandes coisa ele é! Mas ca entre nos, se o nivel intelectual foi julgado pelo o dele, prefiro ficar sem ser qualificada! Melhor isso do que um nivel desse... concordo com vc.. daqui a pouco o mago é imortal tbm! hauhauha

    Mas deixa isso pra lá.. aaaaa cuidado com as horas perdidas com a revista... um braço naum pode ser mais musculoso que o outro naum! HUAHUAHAUHAUHAUH desculpa pela piada de extremo mal gosto! foi inevitavel.. eu ia fazer uma pior!

    Parabens pelo blog!
    beeijos
    byy

    ResponderExcluir
  28. A China e seus problemas internos, se essa foi uma forma de amenizar sua imagem com o mundo, creio que ela não tenha conseguido,...
    Sinceramente eu nem assisti direito a esses jogos ;/
    Ah, sim muito intelectual, hoje é dia do soldado não da mentira ;P~

    ResponderExcluir
  29. Além disso, a olimpíada reflete a capacidade chinesa de produzir com originalidade o maior evento esportivo do mundo, exuberante como qualquer evento do ocidente e mostrando o poderio na qual se tornaram. Afinal, parar um parque industrial para sediar uma olimpíada tem que ter bala da Agulha. Pedrão, será que foi a China que aprendeu sobre o mundo, ou fomos nós que aprendemos com eles? Abrç

    ResponderExcluir
  30. AAAIIIIIII!!! PAULO COELHO NÃO É INTELECTUAL, NÃO É ESCRITOR! ELE É UM PICARETA!! QUEM LEU ALGUM LIVRO DELE SABE DO Q EU ESTOU FALANDO!!

    ResponderExcluir
  31. nossa, vários assuntos.
    então vou pular a parte olimpíadas. me emocionei com as medalhas com os recordes e tudo, mas vou falar de China. Concordo que a China precisa aprender a respeitar a liberdade, só não sei se com o Ocidente... pq o Ocidente é muito grande e tem muita falta de respeito com a liberdade nele também.
    Mas acho que nós também podemos aprender com a China. Detesto quando jogam a criança com a água do banho.

    Sobre Paulo Coelho, me recuso a comentar, só quero dizer que nunca mais quero pensar em ser uma intelectual, se ele for o maior do país.

    beijo!

    ResponderExcluir
  32. Pois é, tbm fico mtcho lôco com ufólogos e xenofontes! Corrija o infringi, é com E no final.

    E o Pauno Coelho tem uns dois metros e duzentos, parece.

    ResponderExcluir
  33. Sem dúvida o Brasil podia ter feito melhor. ''Briga'' pelo Ouro em várias modalidades e certamente chegaria num patamar maior, dependendo de alguns fatores (treinos, investimentos, etc...) Sabe-se que apoio vem em época de alguma coisa (no Pan por ex, lembram?) mas depois somem. E infelizmente o Brasil ''bobeou'' em alguns esportes que poderia ter dado Ouro (ou + medalhas). Mas acredito que em Londres será a melhor das campanhas.

    ResponderExcluir
  34. Ano passado fiz estágio nos Jogos Brasileiros Escolares, pelo COB, e foi aí que minha ilusão com o Brasil nas Olimpíadas acabou.
    O que vi foram adolescentes e crianças saindo lá de Itapipoca do Norte num ônibus que parecia mais um pau- de - arara, uma infra- estrutura precária, viagens que duravam mais de 24 horas, alguns estado que até patrocinavam os jovens esportistas, outros dava pena.Alguns atletas mirins nem tênis possuiam pra competição. E o pior. A molecada era boa. Mas se torna quase impossível prosseguir nessas condições.
    Por isso que o medalhista olímpico brasileiro só pode ser chamado de HERÓI mesmo. Não tem outra denominação.

    Abraços

    ResponderExcluir

Por favor ... deixe seu comentário.